quinta-feira, julho 05, 2007

ECML, O QUE É?

"O deserto na campanha lisboeta rivaliza com a margem sul do Tejo: bicicletas, demagogia, lugares-comuns, o "Zé" de Zorro, a União Nacional do dr. Costa, Helena Roseta a fingir de ceguinha e Telmo Correia a limpar paredes sob o olhar paternal de Paulo Portas. Até agora, só me entusiasmei quando Fernando Negrão propôs a "demolição rápida" dos edifícios de Chelas onde decorre o filme "Zona J". Com inteira propriedade: segundo a comitiva que acompanhava o dr. Negrão, o filme "é que deu má fama ao bairro".

Não admira. As fitas portuguesas são tão insuportáveis que dão péssima e irremediável fama a todos os lugares que lhes servem de cenário. A "Zona J" é apenas um caso. Quem consegue entrar naqueles magníficos solares do Douro e não evocar, com um arrepio, os desumanos aborrecimentos que Manoel de Oliveira ali filmou? Siga-se o exemplo do dr. Negrão e arrase-se os solares. Os solares e os monumentos, moradias, ruas, aldeias e campanários que tiveram o azar de captar a atenção dos nossos cineastas.

Infelizmente, é de admitir que o IPPAR se oponha a este vendaval de demolições. Felizmente, o dr. Negrão também já sugeriu a extinção do IPPAR. Depois, diga-se, confessou que era engano, e que tem um problema com siglas. É certamente o menor dos seus problemas
. "

Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!