sábado, setembro 08, 2007

Portas

"Dez anos atrás, no Independente, Paulo Portas fazia o seu diagnóstico sobre a crise suscitada pela morte de Diana. E perorava assim: «Se o príncipe de Gales tivesse casado com uma princesa do centro da Europa, mesmo feia e se calhar mediana, teria poupado o Reino Unido ao pior e cumprido o seu dever. Ironia da história: a monarquia estaria de boa saúde, Camila nunca seria autorizada a sair da obscuridade e Diana Spencer estaria, ainda hoje, viva». Dez anos depois, permito-me acrescentar outra ironia da história: se Paulo Portas não tivesse deixado de ser director do Independente e resistisse ao impulso irresistível de ser o chefe supremo da direita portuguesa, talvez o CDS e o Independente ainda representassem um papel relevante na política e na imprensa nacionais. A não ser, obviamente, que, numa louca fantasia romanesca, ainda admitíssemos um cenário suplementar: o de Portas ser o substituto do príncipe Carlos na sucessão de Isabel II e casar com a tal «princesa do centro da Europa, mesmo feia e se calhar mediana». Não teria salvo o Independente nem o CDS, mas teria poupado o Reino Unido ao pior, a monarquia estaria de boa saúde, Camila nunca teria existido e Diana estaria ainda viva. Vejam só como o destino pode ser trágico. "

Vicente Jorge Silva

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ganhou o cínismo ... a traição ... perdemos nós, Povo. Perdemos um Homem ganhamos uma medíocre cigarra de Verão, que logo se esconderá assim que chegar o frio ... a "tempestade". Ganharam os outros partidos, têm mais um medíocre igual...

sábado, setembro 08, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não entendo porque continuam a chamar ao CDS de "partido do táxi"! Se consultarmos a História do CDS, verifica-se que, de facto, o partido passou dos 22 deputados de 1985 aos 4 de 1987, com Adriano Moreira. Em 1991, com Freitas do Amaral, passou a 5 deputados (que já não cabiam num táxi), apesar de, com ele, o partido ter obtido a mais baixa percentagem de votos de sempre: 4,43% de votos. Com Manuel Monteiro, subiu dos 5 para 15 deputados, em 1995 (9,05%). Com Portas, começou por manter os 15 deputados em 99 (8,34%), baixou aos 14 em 2002 (apesar de ter subido a percentagem para 8,72%), voltando a baixar aos 12 deputados em 2005 (7,24%). Com Portas, o CDS perdeu 3 deputados (em 15), em 8 anos. Muito pouco, para quem prognosticou a destruição do PP, com Portas. Com Lucas Pires perdeu 8 deputados, em 3 anos, com Adriano Moreira perdeu 18, em 2 anos! Conclui-se, assim, que Portas até tem obtido resultados lisonjeiros, se comparado com outros Presidentes. Com Portas, inicialmente seriam necessários 4 táxis para transportar os deputados do CDS, tendo passado a 3, depois do descalabro que resultou dos erros do PSD, aquando da ida de Durão Barroso para Bruxelas. Os profetas da desgraça regressaram, voltando a afirmar que PP destruirá o PP. Será que desta vez acertam, já que da outra erraram redondamente?

sábado, setembro 08, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Em política temos de ser pragmáticos. Com lucidez, com decisão. Por isso eu digo que foi óptimo que Portas tivesse vencido. Assim, mais depressa destruirá o partido do táxi, mais depressa ficaremos duma vez por todas livres desta excrescência pseudo-cristã.
Com Ribeiro e Castro vegetaria num apodrecimento paulatino, a pouco e pouco, tragicómico. Com Portas, ume espécie de Pato Donald com dentadura (imagem ligeiramente irónica, porque como se sabe aquele personagem de Walt Disney não tem dentes mas tem a irascibilidade característica do "Paulinho das Feiras")o partido criado por Freitas do Amaral (outro caso sério e jovial de salta-pocinhismo político)em breve se esboroará como merece.
O Paulo e o Melo, esse talentarrão, aí estão para o possibilitar!

sábado, setembro 08, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O Sr. PP perito em "estratégia" (lembram-se deste Sr. quando estava no Independente?), depois de ser acusado de estar envolvido em algumas situações mal explicadas no anterior Governo PSD/CDS, utilizou a artimanha do "quem não aparece esquece" para enganar os mais incautos! gora "sensacionalista" como é seu timbre, aparece "youtubado", para novamente conduzir o "táxi"...!

sábado, setembro 08, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!