domingo, dezembro 09, 2007

A cimeira e o desfile da vaidade, o filme segue dentro de momentos…

O que fizeram os ingleses onde é hoje a base americana de Diego Garcia diz tudo acerca da política e da retórica da democracia ocidental.
Num artigo mais abaixo está explicado o que se continua a fazer.
Não foi há muito tempo, entre 1967 e 1973.

http://www.infoalternativa.org/autores/pilger/pilger003.htm (Out/2004)
http://diplo.uol.com.br/2001-12,a153 (Dez/2001)
http://iscte.pt/~apad/dos%20jornais/Acta%20de%20Acusax%20%204.doc (????)

É como o que podia ter acontecido quando os amigos americanos quiseram ocupar militarmente os Açores, os nossos Açores.
Já agora convém o silêncio sobre Angola, e porque razão o sr. zarolho ou vesgo juíz espanhol Garzón prefere prender ditadores que já não interessam, mas que interessaram quando o chamado inimigo comunista era supostamente o inimigo principal das elites mundiais que fizeram e fazem a revoluções por esse mundo fora quando lhes interessa, ou quando interessa aos negócios.
Brown deveria ser chamado de Gray e a Srª Chanceler, com Sark, fazem o seu serviço, só que não estão ao nosso serviço como europeus, estão ao serviço de patrões das grande plutocracias mundiais.
Deixemo-nos de semantismos.
Esta cimeira serviu o ego de um PM vaidoso, gastando o nosso dinheiro e alimentando o ego.
Ficámos todos mais pobres porque África vai ficar e continuar assim.
Os assassinos vão continuar a sê-lo e a dar origem a coisas que o líder líbio e bem, chama de embuste, as democracias parlamentares, por cá e por essa Europa e mundo fora, (afinal as pessoas mal vistas também podem dizer coisas acertadas…).
Os ditadores africanos continuarão a servir as companhias multinacionais e a escravizar os seus povos , como há séculos os vendiam.
Os europeus e americanos, já não param a China, porque se esqueceram que a estratégia faz parte das vitórias, não apenas o dinheiro fácil a que sempre tiveram acesso.
Aqui, como sempre, não há esquerdas e direitas, há interesses e poder, e assim vai continuar.
Os discursos são para os pobres de espírito, mas será deles o Reino de Deus e como dizia Fernando Pessoa. É bom e faz bem à saúde mental, o alheamento das coisas complicadas.
A África de hoje está muito pior que há 50 anos pelo menos nas nossas antigas províncias ultramarinas.
Gostei de ver o sr Gerónimo, com nome de índio, vociferar contra os senhores bem postos que vão dar uma lição de democracia aos chefes tribais de África, mas aquilo deve ser coisa da idade e vício de velho, porque se esqueceu da porcaria que apoiou em tempos e como não esteve sózinho, fica-lhe bem defender as purgas em Angola que fazem corar de vergonha os massacres que se divulgam num programazinho que um senhor desempregado do jornalismo fez para a RTP.
O sr Nino, o sr Eduardo, o sr Mugabe, com as devidas contabilidades em mortos muito longe umas das outras, merecem o interesse que lhes dão.
Sobre a escravidão, é coisa da época.
Por aqui toda a gente se esqueceu de uma nova directiva sobre o flexiemprego, acordado pelos líderes desta democrática europa que servem apenas a plutocracia e o seu lugarzinho ao sol enquanto cumprirem os ditames dos seus patrões.
Aqui, já não é imposição, pois foram mandatados pelos seus donos e assim deve ser: um cão obediente que não rosne mesmo que leve uma paulada.
Fiquem bem se quiserem.

40 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É bom que se entenda que a noção "Independência" dos Estados Africanos não é uma concepção africana. Foi, numa lógica económica e restrinjo-me ao que sei, e de política nada sei nem quero saber, foi como dizia uma questão bem Europeia e Americana. O móbil foi económico e energético, sendo o lado político e social o "embrulho" então encontrado. Hoje, estados soberanos, pares e iguais aos restantes parceiros do mundo, mas sabe Deus assentes em que miserabilismo humano, social, individual, no mais elementar violar da condição humana. Mas sim, nós sentamo-nos, somos pares, sabemos e, como o negócio continua, pouco interessa que olhemos lideres, governantes de décadas e décadas em constante violação da condição e natureza humana. Aí, onde estão, não os valores desses, mas os nossos? A liberdade, o direito à vida e dignidade, o respeito pela pessoa da nascença até à morte, a democracia e a liberdade. De África, pouco posso classificar, julgo o que me parece mal, e se calhar mal, pois é assim mesmo que deve ser. Mas nós, nós os portadores da bandeira, dos valores da 3ª Republica, da Democracia, da Liberdade, do etc, do etc, do etc, sentimo-nos bem. Pois é, velho ditado - "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és".........

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O desenvolvimento de África não é possivel nas próximas décadas,porque não há educação suficiente para impor a democracia e contrariar os gangs dirigentes.Portugal fez bem em aproveitar a presidencia para efectuar a cimeira.Afinal sempre fomos a ultima grande potencial colonial e é bom lembrá-lo ,sem complexos.Embora tendo de ouvir os comentários desbocados de quem não percebe a História

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O desenvolvimento de África não é possivel nas próximas décadas,porque não há educação suficiente para impor a democracia e contrariar os gangs dirigentes.Portugal fez bem em aproveitar a presidencia para efectuar a cimeira.Afinal sempre fomos a ultima grande potencial colonial e é bom lembrá-lo ,sem complexos.Embora tendo de ouvir os comentários desbocados de quem não percebe a História

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Cumpriu todos os objectos porque eles eram... nenhuns! Amanhã já ninguem se lembra nem da cimeira, nem da fundeira!

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Parece-me muita parra para pouca uva, se está assim interessado nos direitos do homem, deve começar a pensar em respeitar os trabalhadores portugueses,tenho uma Irmã que está à espera de uma consulta de Ortopedia há oito meses e não sabe quando será convocada, mas casos como este é aos milhares, e que o digam os trabalhadores de limpesa numa parte de Lisboa que sofreram a prepotência da G.N.R.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Foi O desfile de vários ditadores, o dinheiro gasto estupidamente e inutilmente. Tudo continuará como dantes. Muitos dos que cá estiveram, continuarão a explorar África até ao tutano.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Estive a ler o programas de acção da cimeira e é o mesmo bla bla bla do costume. Muita cooperação MUITO RESPEITO MAS o Mugaba vai continuar a sua policita de falta de respeito para com o povo e os estrangeiros ( alguns até nacionais, mas brancos) o Darfur vai continuar com o mesmo problema, e Angola idem, idem.Que medidas de força saíram desta cimeira nos casos acima descritos.NENHUM

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O principal objectivo do NACIONAL Socialismo era o domínio da Europa. Não o conseguiu. O principal objectivo do actual InterNACIONAL Socialismo foi o domínio da Europa. Conseguiu-o! Agora estende as suas afiadas garras à África, também à América Latina e a seguir ao Médio Oriente e ainda acusam outros de imperialistas. Ou não têm espelhos ou estão embaciados.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

"Depois de votarem, disse, as pessoas são obrigadas a fazer pressão com protesto nas ruas porque os eleitos se tornam inúteis".-Estas palavras sábias do coronel Kadhafi,são bem verdade.Porque sera que os políticos são tão falsos e uma vez eleitos esquecem o que prometeram?

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Quando se ouvia Salazar dizer:
"A República democrática portuguesa...." e quando se lê ou ouve alguns ainda dizerem que Salazar nunca foi ditador, quando os americanos e ingleses apoiam Kadhafi e afirmam que se trata dum democrata, se bem que convertido, só porque Mugabe entregou as terras aos zimbabueanos retirando-as aos agricultores britânicos que as exploravam, fazendo dos naturais criados ou escravos, retirando fabulosos lucros e não pagando os impostos que deviam pagar, então quem se atreverá a dizer que Mugabe é ditador e não democrata?
Quando se pode ver o que está a fazer Vladimir Putin na Ucrânia, na Sibéria e na própria Rússia, não se nota a democracia em Mugabe?
Quando se assistiu a declarações mentirosas proferidas por Durão Barroso sobre as armas de destruição em massa na posse de saddam Hussein, no que foi acompanhado por Blair e Aznar, coma única intenção de branquear a invasão decretada por Bush, não teremos em Mugabe a democracia personificada?
Muitos interpretam a palavra democracia como melhor entendem e tentam dar-lhe o significado que mais lhes convem.
Será que vivemos numa democracia plena ou numa espécie de fantochada ao sabor dos capitalistas?

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O mundo vive de muitos, blás, blás e quantas vezes criados pela comunicação social e não só ...
Ou por grupos de informação dos governos que manipulam tudo e todos ...

Direitos humanos ? ... não é só matar ou coisas parecidas ... há muitas formas de não se cumprir os direitos humanos, INCLUINDO SALVAGUARDA DE DIREITOS ADQUIRIDOS ETC. ETC. E QUE TUDO É RESGADO E FAZEM O QUE QUEREM DAS PESSOAS ... DE OUTRAS FORMAS E PROCEDIMENTOS HÁ MUITAS FORMAS DE TORTURA "PSICOLOGICA", OFENSA, HUMILHAÇÃO, NEGAÇÃO DE DIREITOS ETC. ETC.

NÃO HAVERÁ UM POUCO DISSO PELOS COLONIZADORES EUROPES, INCLUINDO ENGLATERRA ? ... E TAMBÉM EM PORTUGAL NÃO HAVERÁ NOS NOSSOS DIAS E HÁ MUITAS DECADAS ¿? ... É SÓ IR AO FUNDO DAS QUESTÕES ...
HAJA PAZ, DIGNIDADE, HUMANISMO, SÃO SÓ EM AFRICA, COMO NAS AMÉRICAS, ÁSIA, EUROPA ETC. ETC. SIM EUROPA ...
DEUS NÃO DORME ...

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os povos de África são vítimas, principalmente, dos seus líderes, que salvo poucas excepções, não se preocupam nem um bocadinho com os seus povos, e vivem numa inacreditável riqueza e vergonhosa opulência ostensiva, sem qualquer pudor para com os seus povos que, paredes meias, vivem na mais completa miséria e sub desenvolvimento.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os 500 anos de exploração sectária não serão perdoados com meras ajudinhas franciscanas. Há que haver indemnizações robustas e consistentes por parte dos europeus que não poderão fugir, como sempre fizeram, à responsabilidade.
Os quarentas anos de independência e as esmolas internacionais (não só europeias)não tiveram o condão de conter o atraso que impuseram os europeus aos africanos por séculos.
Mesmo que, nesses 40 anos, África gozasse de períodos e períodos de bonanças comerciais e institucionais, estaria indubitavelmente em petição de miséria.
Logo, é imperativo moral e de consciência que os europeus assumam a responsabilidade por séculos de exploração sectária.
Europa chegou ao estágio em que está, graças as riquezas surrupiadas aos africanos.
Justiça seja feita!
Devolvamos os que lhes foram roubados. Sou europeu.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Essa cimeira para mim é um sacudir da pressão que a china esta a fazer em áfrica para ver se a europa consegue conquistar o seu lugar do passado. E claro que tamos asistir a nova colonização, não politica mas sim economica.
se vejamos bem quando se trata de negocios de GÁS,PETROLEO,DIAMANTES,HIDROCARBONETOS,OURO,MADEIRA,PEIXE,e outros bens de áfrica aí o negocio é facil com a europa.
Mas quando se trata de outos produtos produzidos em áfrica para serem exportadas para europa aí as taxas alfandigarias sobem a milhares de porcento.
como é que a áfrica não fica mais pobre quando ha essas disigualdades de negocio, é facil porque africanos precisam.
Eu ate aceitava os chinezes porque eles quando investem vão ate com pedreiros,serventes para não dizer inginheiros.
quando a europa da o dinheiro a áfrica sera que este dinheiro chega la ou é devidido entre dirigentes dos dois continente.
eu sei que muitos dirigentes áfricanos tem investimentos na europa.sõ acionistas de grandes empresas, mas que quando começam a receber pressão do seu povo havendo mesmo a guerra aí esta a europa a defende-los enviando tropas para defender esse presidente porque ele tem inventimentos, como ja foi caso de NINO VIEIRA em 1998 que portugal foi buscar e veio viver aqui durante seis (6) anos como refugiado politico pago com dinheiro dos contribuintes portugueses e imigrante.
agora uma coisa é certa perante essa cituação com é que os africanos não ficam mais pobres certamente vamos ter europa cheios de imigrantes,trazendo com eles vários problemas sociais tudo isso por causa de uma politica economica iguísta adotada por europa inrequecendo cada vez maissem ver como...

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os africanos como muitos povos em situação de pobreza, precisam de dinheiro para matar a fome agora, mas mais do que uma cana precisam de aprender a pescar para deixarem de ter fome. É urgente que seja iniciada uma campanha de formação para produzirem aquilo de que precisam e exportar para poderem importar o que não têm. Esta formação deve começar pelos políticos que devem aprender a respeitar os direitos humanos, a seriedade, a honestidade, a honradez, a competência para melhorarem o bem-estar do povo, em vez de apenas procurarem o enriquecimento pessoal à custa da exploração do seu povo.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

acho que os africanos estão mais pobres agora de que no tempo do colonianismo, vejam só qual país africano desenvolveu mais ns ultimos 20 anos!!!
Para não falar dos Lideres africanos que estão em poder só ver a riquesa de muitos deles são maiors exploradores do seu povo caso Nigeria Uganda Zimbabwe Angola todos os presidentes tem a sua fortuna maior que qualquer um Lider Europeu, esta tudo dito Kadhafi não fica de fora quase todos andam a explorar os seus compatriotas

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sim, este governo, vai-se desculpar de um Ditador (Salazar), que defendeu umas terras conquistadas pelos seu Tétravô (Dom João II) que mandou Diogo Cão descobrir aquelas paragens em 1482! 525 Anos depois, vamos pedir desculpas pelos feitos dos nosso tétravós! Já agora pediamos exigir desculpas dos Franceses (Guerras Napoliónicas) e dos Romanos (Guerra contra os Lusitanos), e está claro, tambem dos Arabes que invadiram a Península Ibérica! Epá curem-se..... Ganhem Juizo...
Indemenização?? Não esperem sentado.. não.....


Respeitosos Cumprimentos

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Proponho um local para a próxima cimeira: Lockerbie... a paz à sombra de um avião...

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Kadhafi tocou na ferida do Ocidente.Quem não deve ter gostado foram os senhores que mandam no Ocidente."A Onu é uma ditadura" "meia duzia de países decidem por todos" "os colonizadores devem pagar indemnzação aos colonizados".
Estas palavras não vem ter agradado a Sócrates.
Esta Cimeira era para puxar as orelhas aos africanos, mas pelos vistos quem puxa as orelhas são os africanos.
Os países africanos se são pobres deve-se ao facto de os eurupeus e americanos querem ser os donos do mundo.
Força africanos estamos convosco puxem as orelhas a esses bandidos ricos.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Desviam as atenções para o que é a realidade de todos os Países africanos.
Deiáxaram os povos colonizadores, principalmente os portugueses, muito e muito feito.
Só querem dinheiro, dinheiro, dinheiro.
Se a Europa e América não desse tanto dinheiro e tanta ajuda, talvez os países estivessem melhor, porque em vez de gastarem em mordomias melhoravam as condições de vida dos seus povos.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É só ir aos programas da rádio, televisão e agências internacionais de notícias... para ver quem nos está a colonizar.
Sendo assim, também quero o meu. E até nem peço muito; só quero um T3 em Cascais.
Mas com garagem.
As barraquinhas são muito frias nas noites de nevoeiro!!! E não são seguras para a guarda do carrito das castanhas assadas.
OK. Então ...muito boa viagem para todos e não se esqueçam de colocar esse barrigudito de fato de palhaço a subir pelas janelas e varandas das vossas casinhas.
É cultural. Genuinamente português!!!

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Para o FM:

Então a Europa e América quer dominar a África? Quem diz isto não sabe mesmo o que diz, quem os mantém, cá e lá? Como viviam antes e como vivem agora? Morrem à fome estão sempre a pedir ajuda e ainda criticam? não quiseram a Independência? Agora amanhem-se, governem-se e não venham para cá viver à custa do nosso trabalho, porque não trabalham lá, aquilo é tão grande, tão bom, não apetece não é, lá não dão casa, nem rendimentos mínimos, todos embora e deixem os colonizadores, são pobres e mal agradecidos, morrem á fome, doenças, não é mais porque são ajudados e ainda criticam e cantam de galo, por isso e mais estes artistas que estão cá todos, fiquem no País deles, porque pedintes já cá temos muitos e quem não está bem mudem-se, nós agradecemos, para assim baixar a criminalidade e o Estado, nós contribuintes não sustentar-mos tantos chulos.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os colonizadores deixaram lá muito mais, do que encontraram. Se não fossem os colonizadores, hoje África estava como há 500 anos! Querem é dinheiro!...Eu, colonizadora, quero ser indemnizada pelos países africanos "colonizados", pelo prejuízo de meus pais terem lá deixado 40 anos de trabalho e terem vindo sem nada!

Mais a mais, há 33 anos que o Estado português ainda manda dinheiro para os Palops,à custa do nosso bolso triplamente prejudicado, com perdões e benesses, prejudicando os portugueses do continente e ilhas atlânticas. As suas "boas intenções" não me convencem. As desigualdades já existem desde que a Humanidade existe e entre os outros seres vivos da Natureza da Terra, o mesmo se passa, haja colonizadores ou não. Deixe-se de lirismos e ajude os países colonizados a erguerem-se, pois com tudo o que os colonizadores lá deixaram, fizeram disso um amontoado de destroços! Se apelasse mais ao trabalho e à esperança, em vez de ensinar a viver à custa de quem trabalha e quer trabalhar, fazia melhor acção. Obrigado pela ajuda!

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eles estão habituados a que o Ocidente os sustente, sem nada fazerem por si. Mais a mais, enquanto perseguissem os seus concidadãos e violassem os direitos humanos nos seus países, não teriam direito a nada e deveriam ser ostracisados pela comunidade internacional e com pesadas sanções. Só depois a ajuda seria merecida.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Pois pois, devem pagar, mas esquecem-se dos colonizadores que tiveram de abandonar as colónias com uma mão à frente e outra atrás. Colonizadores esses que construiram e fizeram prosperar as colónias. E agora, passadas décadas, o que foi feito das obras que os colonizadores deixaram? Foram destruídas e substituídas por barracas. Essa gente não se sabe é governar sem os colonizadores e depois vêm dizer que temos de pagar. Paguem os presidentes das ex. colónias que enchem os bolsos à conta da miséria do seu povo.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O Sr. fm que vem para aqui com discursos pseudo-intelectuais que os vá vender para o mercado. Ou então vá ajudar a Sra Mugabe nas suas comprinhas em Londres onde gasta 50 mil euros numa tarde sem pestanejar.
Pois é sempre a Europa que tem que ajudar a África. Só os vejo de mão estendida e trabalhar nem por isso.
A desculpa da guerra?
A Alemanha caiu 2 vezes e pôs-se de pé.
O problema é que os Africanos nem deles gostam e põem-se sempre a culpa nos Europeus.
Com tanto petroleo e diamantes e não vejo os chefes de estado Africanos preocupados com o bem estar do seu povo.
Por isso Sr. fm vá puxar as orelhas ao Kadhafi, Ao Mugabe e aos politicos africanos que só sabem matar e torturar o seu povo!!!!!

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Realmente continuamos um povo de brandos costumes e acolhedor como sempre. Impavidos e serenos os nossos "governantes" reagem com sorrisos a estas "bocas" de quem nada sabe dizer. Enfim...

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Parece que é preciso relembrar ao Sr. Kadafi os anos que se passaram desde que os Europeus foram expulsos de Africa. E o que os governos africanos realmente fizeram do continente. As guerras, a fome, a miséria, a opulencia das elites, os milhoes que têm recebido, etc. E ainda quer mais?
Ele fala bem de colonizadores. O que se esqueçe é que em algum ponto da nossa história, nós tb fomos conquistados e colonizados. E não é por isso que vamos (ou fomos) a Roma ou a Meca pedir indeminizações. Não, arregaçámos mangas e reconstruimos as nossas nações. Sem tar a pedir nada a ninguem. Isto sim é que ese Sr. e alguns aqui deviam aprender.
Africa quis seguir o seu caminho, não quis? Então que o faça sozinhos e as suas custas. E parem de culpar os europeus de tudo o que eles próprios fizeram.

Quanto á ONU, nada a acrescentar, é verdade. A unica coisa acertada que ele disse.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Se a Europa não tivesse sido colonizada pelos Romanos, teria estagnado mais uns séculos na ignorância e na barbárie.

É certo que onde houver homens, haverá excessos. Não nego que toda a colonização tenha tido o seu preço.

Quem negar porém os benefícios da colonização, se alguma vez estiver doente, não vá tratar-se num hospital. Seja coerente e vá consultar algum curandeiro no país dos Zulus.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Até nem simpatizo com o senhor mas que quase tudo o que disse faz imenso sentido,lá isso faz!
Já agora e para os que dizem que se não fossem os ditos povos civilizados os africanos estariam como há 500 anos, se os nossos ancestrais que se julga terem aparecido primeiro em África, por lá se tivessem mantido, por aqui provávelmente só haveria asininos, assim pelos menos sempre vai havendo alguma mistura!

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Este irresponsável merecia que um "D. Juan Carlos" o mandasse calar, mas, porventura, seria isso que o mesmo queria...
Imaginem que eu me lembrava de voltar a trás na minha vida e fosse tentar encontrar os "bodes espiatórios" das minhas incapacidades... Teria que fazer da minha e da vida dos que me rodeavam um vertdadeiro inferno. Kadhafi demonstra, assim, que faz parte do "lixo" que o mundo dispensa e, como tal, há que deitá-lo ao desprezo.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

ESTA CIMEIRA È GUERRA "EUROPA E CHINA" so para quem não quer ver que esta é mais uma guerra económica do que cimeira.
a china a ganhar cada vez mais terreno que europa

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

OS AFRICANOS TEEM DE PAGAR POR ESTAREM A INVADIR A EUROPA.

Se em vez de comida e medicamentos dessem sacholas e maquinas para trabalharem os campos e fazer algo pelo desenvolvimento do proprio país.

Mas enfim enquanto derem comida,roupa e outras coisas nada vai mudar e estes limitam se a sobreviver apenas com o que lhes dao,sedentarios.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

agora uma coisa é certa quando houve guerra da guiné em 1998 portugal foi salvar o ditador NINO VIEIRA que veio a viver seis (6) anos em portugal como refugiado politico e pago com dinheiro dos contribuintes portugueses e imigrantes.
tudo isto porque ele tem investimento em portugal ate é um dos acionista de grandes empresas.
neste caso portugal defendendeu um ditador por ter investimento em portugal....os politicos são mesma coisa pode ser em ASIA,AFRICA,AMERICA é mesma coisa burro somos nos que andamos a votar neles..
saudações

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Cerca de 80% dos produtos importados pela Costa do Marfim são produtos franceses. Menos de 2% das importações francesas são produtos da Costa do Marfim. Este é um exemplo entre vários. Relações desiguais através de um novo tipo de colonialismo velado, o económico e comercial.
Seres humanos a tentarem alcançar a terra dos sonhos, a UE, e a morrerem às dezenas de fome e sede, amontoados em contentores ou canoas sem a menor dignidade.
Não temo uma Europa "cheia de Africanos" como muitas pessoas dizem, temo uma Europa de governantes e indivíduos egoístas.
Os problemas de África não dizem respeito só aos africanos e é precisamente quando se pensa o inverso que se está a cometer o maior erro.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Es lo ultimo que se puede escuchar, querer pedir que los antiguos colonizadores paguen ¿ pagar el que ? habria que recordarle que el pais que colonizo no solo saqueo sus arcas tambien invirtio, todos los paises colonizadores cuando fueron expulsados dejaron detrás de ellos inversiones que hicieron mejorar mucho la vida de esos habitantes y si no se noto ese bienestar es debido a aquellos gobernantes que se hicieron con el poder con la sana idea de expoliar a su propio pais y enviar sus riquezas a Suiza, un ejemplo Libia, un pais inmensamente rico en gas y petroleo ¿ como viven sus ciudadanos ?, ademas decirles que los paises de la Comuidad Europea se estan convirtiendo en paraiso de inmigrantes de todos estos paises gracias a sus politicos que son unos ineficaces y con un solo objetivo hacerse inmensamente ricos quienes gobiernan, sus familiares y amigos.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Acho incrivel como os portugueses são derrotistas, invejosos,nao têm o sentido da defesa do que é deles, e só conseguem admirar o que é dos outros é que são bons.Então, estes senhores africanos, qualquer deles um horroroso ditador, qual deles o mais repugnate,e este povo que não se governa nem se deixa governar, só faça criticas mesquinhas e odiosas aos que lá fora,deviam ser motivo de orgulho!!Pobre povo,que
tão triste és!!

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Durão conhece tão bem o Mugabe porque ambos frequentaram a mesma escola e viviam na mesma rua, só que em casas diferentes.
Também conhece o Bush e o Blair e até o Aznar. Todos eles se sentaram nas mesmas cadeiras, na mesma sala e todos eles viveram na mesma rua mal iluminada.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tao ou mais importante que rejeitar R. Mugabe, a Africa tem de se ver livre das condicoes que objectivamente levaram a situacao actual no Zimbabue. A UE nao so nao deve evitar que a situacao no Zimbabue se torne a questao central da Cimeira ,como, acima de tudo, NAO PODE ,por muito que alguns assim queiram,deixar confundir o problema do Zimbabue com a urgente necessidade de dialogo e colaboracao entre a UE e a Africa, como um todo. Temos a certeza que nao sera por causa de Portugal que este objectivo nao sera alcancado.Os reais interesses sao aqueles da Europa e da Africa,nao outros.

segunda-feira, dezembro 10, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É bom que se entenda que a noção "Independência" dos Estados Africanos não é uma concepção africana. Foi, numa lógica económica e restrinjo-me ao que sei, e de política nada sei nem quero saber, foi como dizia uma questão bem Europeia e Americana. O móbil foi económico e energético, sendo o lado político e social o "embrulho" então encontrado. Hoje, estados soberanos, pares e iguais aos restantes parceiros do mundo, mas sabe Deus assentes em que miserabilismo humano, social, individual, no mais elementar violar da condição humana. Mas sim, nós sentamo-nos, somos pares, sabemos e, como o negócio continua, pouco interessa que olhemos lideres, governantes de décadas e décadas em constante violação da condição e natureza humana. Aí, onde estão, não os valores desses, mas os nossos? A liberdade, o direito à vida e dignidade, o respeito pela pessoa da nascença até à morte, a democracia e a liberdade. De África, pouco posso classificar, julgo o que me parece mal, e se calhar mal, pois é assim mesmo que deve ser. Mas nós, nós os portadores da bandeira, dos valores da 3ª Republica, da Democracia, da Liberdade, do etc, do etc, do etc, sentimo-nos bem. Pois é, velho ditado - "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és".........

segunda-feira, dezembro 10, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!