quinta-feira, janeiro 31, 2008

Portugal conforme agenda do BE

"O Exército já não vai participar nas cerimónias do centenário do regicídio. O BE reclamou e o ministro proibiu. Severiano Teixeira já fez um despacho a proibir o Exército de participar nas cerimónias evocativas do regicídio, que terão lugar hoje e organizadas por grupos monárquicos (mais aqui)".

Etiquetas:

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vamos-nos deixar de gracejos e encaremos a questão de um ponto de vista sério e ético: Ao que dizem os jornais, O Senhor Ministro proibiu o exército de prestar as devida honras de Estado a um Ex- Chefe de Estado, como se o Estado português tivesse existência de facto e de Direito apenas a partir de 05 de Outubro de 1910, o que não corresponde à Verdade histórica! depreende-se portanto que o Senhor Ministro, com o devido respeito à Pessoa do Dr. Nuno Severiano Teixeira, e ao Tutelar da Defesa Nacional do Governo da República, considera que nenhuma Instituição do Estado Republicano poderá doravante homenagear figuras cimeiras da História Nacional só porque a sua acção decorreu em período não republicano? Como então homenager, não digo já Reis, mas escritores e artistas, políticos e interventores nos mais diversos domínios o longo de quase oito séculos?

Como se Compreende que recentemente o Senhor Presidente da República, Chefe de Estado,em mais um dos seus roteiros, tenha prestado as devidas homenagens ao Rei Fundador, em Santa Cruz de Coimbra, e seja recusado sequer assinalar-se, de forma singela, quão autêntica

(não se trata de propaganda, não, nem a favor da Monarquia, nem contra a República, que se alguem faz propaganda contra esta, são actos censórios como este com origem, ao que consta, num protesto do Bloco de Esquerda! O Bloco protesta e daí? Não quero acreditar que a acção deste ou daquele Ministério vai a reboque da agenda preconizada pelo preconceitos quiçá freudianos do Bloco! Então e o Sentido de Estado? Que diferença para com aquela atitude simpática e de tolerância protagonizada pelo Presidente Mário Soares, definitivamente Laico, Republicano e Socialista, quando resolveu comparecer ao Cerimonial do Casamento dos actuais Duques de Bragança, em meados da década de noventa! E Dom Duarte Pio nunca exerceu as funções institucionais de representação do Estado, por ter nascido já em período republicano, o que nõ é aplicável a Dom Carlos I)

o centenário do Rei baleado! Pergunta-se o que teme, se é que teme, pois não acredito, o actual Regime Republicano baseado na observância dos Direitos, Liberdades e Garantias? Certamente, o Senhor Ministro não vai justificar este seu despacho com a alínea b) do art.º 288 da Constituição, pois não? É que, é basilar, esta é outra questão! Esperemos com serenidade que as honras devidas ao antigo Rei de Portugal sejam prestadas com aquela dignidade própria de uma República que se quer anadurecida e serena!

quinta-feira, janeiro 31, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O Bloco de Esquerda - segundo conversa que interceptei hoje às 08:45 a partir do fixo de Monsieur Louçã - vai pedir ao Governo que o Exército nunca mais:

- participe nas comemorações da Restauração
- participe nas comemorações do 5 Outubro
- participe no 10 de Junho
- atire morteiros
- faça treino de tiro
- vista fardas
- marche
- jure bandeira

E é tudo, por enquanto.

quinta-feira, janeiro 31, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Por este andar o Bloco ainda vai autorizar a banda do Exercito a participar nas comemorações das invasoes Chinesas do Tibete , Taiwan,nas comemorações de qualquer paspalho na Russia, no aniversário ou casamento de Hugo Chavez, no funeral do Fidel, ou mesmo ainda no aniversario do " Querido Lider".
Temos o que merecemos, como Portugueses e eleitores que somos. Eu pssoalmento não tenho que pedir desculpa a ninguem porque votei noutros, mas tem muitos s criticsr que tanto aplaudiram.....

quinta-feira, janeiro 31, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Portucale" nasceu de um bloquista?
D. Afonso Henriques fundou a monarquia que terminou com os selvagens assassinatos de D. Carlos e seu filho.
Não sou monárquico porque a lei da descendência para gerir um país poucas vezes nos deu bons reis com sentido de responsabilidade e com sentido de servir o povo.
Penso também que este regime Republicano leva-nos a eleger cada avantesma para nos governar.
A este ministro cabe-lhe bem o barrete, melhor a ´corôa´, bloquista.
Será que estão a guardar a banda do exército para receberem algum líder cubano ou ex-soviético?
Devia ser criado um ´Big Brother´ de um regime comunista para estes ´Louçãs´e ´Jerónimos´ verem que é tão repressivo como qualquer outro regime fascista. Aposto que seriam os primeiros a quererem serem nomeados para a expulsão de lá de dentro.
Mais respeito pela memória de um rei... e pela nossa história.

quinta-feira, janeiro 31, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Uma resposta possível para este atitude que não sei como classificar, a não ser dizer que me parece absolutamente incompreensível, seria que alguém na Câmara que representa por Excelência o Povo Português, a Assembleia da República, independentemente da sua filiação partidária

- pois aqui não se está a falar de partidos, muito menos de clivagens ideológicas e/ou políticas, pode até ser do Bloco de Esquerda, porque não?
(os deputados cimeiros do Bloco têm dado provas de grande sensatez, a começar pelo Doutor Louçã)

-levantasse amanhã esta questão de saber se é legítimo este tipo de agir!

Reparai, se quem se sente incomodado com a memória de D.CarloI quisesse ignorá-la, na passagem dos cem anos da sua morte violenta, qual seria a atitude mais sensata e inteligente, a do Ex- Presidente da República, Dr. Mário Soares quando do casamento dos Sr.es Duque de Bragança,Altezas Reais, num acto que manifesta a atitude de plena Liberdade defendida pelo Fundador do PS, ou esta de proibir qualquer Agrupamento do Exército

( e até se dá o caso de os Lanceiros 2 ser o agrupamento onde serviu Sua Magestade, assim como os Pupilos do Exército ter sido igualmente frequentado pelo Rei, no seu período de formação,prática que ainda hoje se verifica entre os meios castrenses)

de comparecer nas cerimónias previstas para 1 de Fevereiro?

A resposta é clara, o alegado despacho proibitivo, a existir, só dará mais realce ao evento, porque mostrará uma face da actual República até hoje desconhecida, a da intolerância absoluta com quem não se revê

(e na sua consciência, desde que respeite as leis do Estado e da República, estará no seu direito)

na actual configuração do Estado Democrático. Parecido com isto, só talvez o nível de relações que António de Olivera Salazar, no Estado Novo terá mantido com os herdeiros da Coroa Portuguesa, bem mas salazar, todos o sabemos, governou autoritariamente e em Ditadura, o que não é propriamente aquilo que a Constituição e a Lei pretende fazer valer no actual regime político. A República, fiel depositária do legado histórico, tradicional e cultural da Nação e do Povo português, deve saber unir, não separar, deve apresentar-se de forma anmadurecida e serena e nã encrespada ao primeiro sinal que julgue poder beliscar-lhe a memória, e até nem é o caso, quero crer, da República vigente, inaugurada com o acto fundador de 25 de Abril de 1974, e sobretudo não deve ser. porque não o é, propriedade de ninguém em especial, porque a todos pertence o zelo pela Coisa Pública! percebeu-o isto muito bem o Ex.mo grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, António Reis, ao, de viva voz, na imprensa semanal, ter repudiado todo o acto violento tendente à proclamação da República e muitos outros dos meios republicanos lhe seguiram o exemplo, numa prática que tem vindo a ser seguida de forma muito salutar

(cf as declarações de Manuel Alegre, o Poeta/Deputado, quando do lançamento do Livro "d. duarte e a Democracia", e Manuel Alegre, figura de destaque no PS é tão só Vice-Presidente da Assembleia da República e não consta dos seu Altos pergaminhos qualquer movimento de reconversão à Monarquia!)

Para terminar, a confirmar-se a notícia nos exactos termos em que tem sido avançada, ainda não quero crer,faz-me pena que Homens de Estado, com provas dadas, por vezes pareçam não ver mais alto!A bem de Portugal, a bem da República e da Democracia!

quinta-feira, janeiro 31, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!