terça-feira, abril 08, 2008

'AVANTE!' RUMO AO PASSADO

"Passam 40 anos sobre o início da Primavera de Praga, essa tentativa de "desviar" as "laboriosas massas" da "senda do socialismo". Por sorte e obra da "amizade e cooperação com a União Soviética" e mais uns "amigos e aliados", o "imperialismo", a "reacção", o "fascismo", etc., não vingaram. À época, diga-se, certos "comunistas e trabalhadores" locais adoptaram uma "posição condenatória" da "intervenção" estrangeira, mas logo compreenderiam "que se tratou de uma acção decisiva" para a "liberdade do povo trabalhador", "a construção de uma sociedade sem classes", etc. O fundamental é que a "classe operária", o "povo da Checoslováquia", etc., puderam prosseguir "o caminho luminoso para o comunismo", o "internacionalismo proletário", etc.

As citações acima foram retiradas de várias edições do Avante! em 1968, disponíveis no "site" onde o PCP republica as edições clandestinas do jornal. São úteis para recordar o pavor com que os comunistas portugueses viram o "desvio" checo e o entusiasmo, singular entre os seus congéneres europeus, com que saudaram a ordem restabelecida.

A Primavera de Praga também ajuda a seguir, por comparação, o caso de Cuba, cujo caminho luminoso enfrenta hoje uma ameaça vagamente parecida. Os imperialistas, pelo menos, já oprimem os nativos da ilha com telemóveis, leitores de DVD e Internet. A má notícia é que, em lugar da amizade soviética, a resistência dos cubanos só tem do seu lado a múmia de Fidel e um punhado volátil de jagunços. A boa notícia é que agora podemos acompanhar os factos no Avante" livre, sendo "factos" e "livre" óbvias forças de expressão
."

Alberto Gonçalves

1 Comments:

Blogger Lourenço de Almeida said...

Caro Senhor.
Pode indicar qual é o site onde encontrou as edições do Avante em qeu há referências á "Primavora de Praga"?
Obrigado.

quarta-feira, setembro 11, 2013  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!