domingo, abril 13, 2008

A época em que a águia apenas planou






"Estranha época, a do Benfica. Por todos os motivos. Muitos pontos perdidos, - especialmente em casa - grande diferença pontual para o FC Porto e três treinadores época em que, inicialmente, o presidente Luís Filipe Vieira tinha falado no "melhor Benfica dos últimos dez anos". Expectativas demasiado altas? Demasiada exigência? Razões de sobra para se falar em crise, agudizada pela derrota de ontem, humilhante, frente à Académica (3-0). Uma derrota que entrou para a história por ser a mais pesada do Benfica no novo Estádio da Luz e que, na história caseira do clube, é a quarta maior, só batida por dois desaires por 4-1 frente ao Sporting (nas décadas de 30 e 40) e igualada por uma derrota imposta em 1998/99 pelo Boavista. Atentemos, pois, nos números.

Até agora, o Benfica soma, nos 26 jogos disputados, apenas 11 vitórias. Ou seja, menos de 50% de triunfos. Além disso, conta com 12 empates, o que equivale a dizer que, tirando o Leixões (13), ninguém empata mais do que as águias. Se a este pecúlio se juntarem três derrotas, obtém-se o pecúlio de 45 pontos, com 40 golos marcados e 19 sofridos. Olhando para um passado recente, este é o pior Benfica do novo século. Nunca, nas oito edições da Liga disputadas no século XXI, os encarnados tinham tido uma temporada tão "magra", à 26ª jornada. Isto para aquele que era, volte-se a dizer, o "melhor Benfica dos últimos dez anos".

















Mas é justo dizer que o calcanhar de aquiles do Benfica tem sido o Estádio da Luz. O inferno da Luz, a Catedral, tem feito tremer os jogadores, que já desperdiçaram 18 pontos no "seu ninho". Em casa, em 13 jogos, o Benfica ganhou apenas cinco, tendo registado seis empates e duas derrotas. Estes números conferem aos encarnados o cunho de oitava equipa com pior aproveitamento caseiro. Pior só Paços de Ferreira, Belenenses, Académica, Leixões, Naval, União de Leiria e Sporting de Braga, sendo que os bracarenses, se vencerem a União de Leiria, nesta jornada, ultrapassam o pecúlio do Benfica.



Nem só no campeonato

A temporada do Benfica não tem sido negativa apenas no campeonato. Na Carlsberg Cup, os encarnados foram eliminados de forma precoce pelo Vitória de Setúbal, que viria a erguer o troféu. Na altura, o Benfica empatou (1-1) na Luz, tendo perdido no Bonfim por 2-1, no jogo da segunda-mão.

Também na Liga dos Campeões a presença desiludiu. Num grupo que não era inacessível (Milan, Celtic e Shakthar Donetsk), o Benfica quedou-se pelo terceiro lugar, com apenas duas vitórias em seis jogos, mais um empate e três derrotas. Seguiu para a taça UEFA, onde afastou, de forma muito suada, o modesto Nuremberga (1-0 na Luz, 2-2 na Alemanha), para em seguida ser afastado pelo Getafe, com duas derrotas (2-1 na Luz, 1-0 em Madrid).

Sobre, na temporada encarnada, a Taça de Portugal, onde a equipa está já nas meias-finais, onde vai defrontar o Sporting, em Alvalade, num jogo que pode ser a tábua de salvação para a temporada das duas equipas (sim, o Sporting não tem feito muito melhor do que o seu rival da segunda-circular). "

Expresso

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

como benfiquista gostava que o senhor l.f.v. nao se preocupasse tamto com os outros clubes e com arbitros e estivesse calado como fez desta vez. por favor va-se embora. como benfiquista os parabens ao f.c.p. pela vitoria no campeonato vamos levantar o futebol portugues fora com pinto da costa tambem

segunda-feira, abril 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O sr.LFV deve de andar a dormir, será que o senhor não vê que o SLB é uma equipa sem rumo, sem nexo, sem fio de jogo..Até o Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo joga melhor que essa vergonha de equipa que o senhor presidente arranjou...faça um favor a todos nós e saia daí ou entregue o departamento de futebol a quem sabe..José Veiga tás perdoado, afinal tinhas toda a razão..

segunda-feira, abril 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Luís Filipe Vieira que assuma as suas responsabilidades perante o Alverca. Esse senhor nunca deveria ser Presidente de um clube como o Benfica. Está a levar o Benfica, aos poucos e poucos, para as divisões secundárias. Como desportista gostaria de ver o Benfica como era antigamente em que honrava o futebol português.

segunda-feira, abril 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Eu jà comprei duas caixas de velinhas aqui na mercearia do bairro para acender na capela da Luz para ver se quarta feira se evita mais uma humilhação.

segunda-feira, abril 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

três comentários: 1º - o SLB à Luis Filipe Vieira é uma anedota. No que ele trans formou o SLB!!!!!! 2º - espero que já tenha chamado a PJ e GNR e PSP para saber porque é que o arbito não mar cou penaltis, mesmo não exis tindo. 3º - espero que Luis F.Vieira peça exija um "sumarissimo" ao jo gador da Académica que agre- diu o Luisãozinho

segunda-feira, abril 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Se na quarta-feira o Benfica ganhar ao Sporting, nessa mesma noite, teremos oportunidade de ouvir o LFV soltar mais uma patacoada, do gênero "Ainda vamos surpreender muita gente, tenho a certeza absoluta".Ao que um chefe da família se sujeita, para se tornar conhecido!!!Este homem não estaria melhor em casa, cerca da esposa e filhos, que tanto preza!Será masoquista?

segunda-feira, abril 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Que escândalo! Vergonha das vergonhas! E agora? A culpa seria do árbitro? Esqueceram-se de oferecer uma Águia de Ouro, não foi? Sejam desportistas. Nunca digam mal dos outros clubes. Olhem primeiro para dentro. Camacho e Fernando Santos foram-se embora. E fizeram muito bem.

segunda-feira, abril 14, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!