"Minhocão"
O Elevado Presidente Costa e Silva (também conhecido simplesmente como Elevado ou Minhocão) é uma via expressa elevada da cidade de São Paulo, Brasil, que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade ao Largo Padre Péricles, no bairro de Perdizes.
Foi construído com o intuito de desafogar o trânsito da Avenida General Olímpio da Silveira e da Rua Amaral Gurgel, as quais, por cortar regiões centrais da cidade, não poderiam ser alargada para ampliar sua capacidade. Assim, a solução seria a construção de uma via paralela sobre os logradouros para que a capacidade de tráfego fosse duplicada.
Idealizado pelo Prefeito José Vicente Faria Lima durante seu governo (1965-1969), o "Minhocão" não é considerado por muitas pessoas uma obra de arquitectura mas de engenharia bruta, fato que causou incontestável impacto na paisagem urbana da região central de São Paulo. O projecto fora engavetado de início devido à relação negativa dos técnicos e da população local.
Desengavetado por Paulo Maluf durante o seu primeiro mandato na prefeitura de São Paulo no ano de 1970, o projecto tornou-se realidade quando após 11 meses de obras o "Minhocão" engoliu o espaço da Praça Roosevelt, na Consolação, até o Largo Padre Péricles, em Perdizes, passando sobre a Rua Amaral Gurgel, a Avenida São João e a sua continuação a Avenida General Olímpio da Silveira.
Passando a cinco metros dos prédios de apartamentos o elevado tem
No ano de 1976 o Minhocão passou a ser interditado à noite, medida adoptada para evitar os acidentes nocturnos, que se tornavam rotina e para a diminuição do barulho na região.
Em Novembro de
Em 1998 o Elevado Costa e Silva, nome dado desde sua inauguração em homenagem a um dos generais-presidentes do Brasil no período do regime militar, teve os seus
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home