quarta-feira, junho 25, 2008

UMA CIÊNCIA OCULTA

"Comecei a ver o Portugal-Alemanha, o único jogo do campeonato europeu a que assisti, apetrechado de algumas informações essenciais colhidas nos media. A saber, que a defesa portuguesa roçava a perfeição, que os dois avançados portugueses não passavam de um embaraço, que o melhor jogador do mundo era inquestionavelmente português, que "tecnicamente" (?) Portugal era muito superior e que a Alemanha valia pela força física.

Confrontado com a realidade, não percebi nada. Cada ataque "germânico" decorreu sem oposição e, quase sempre, com êxito. Ambos os embaraços pátrios marcaram. O "melhor jogador do mundo" não acertou uma jogada. Os alemães, "tecnicamente" ou não, não deram hipóteses, mesmo movendo-se devagarinho contra uma equipa que corria e suava feito doida. No final, ouvi na televisão, Portugal ganhou "na estatística". É verdade que perdeu nos golos, mas isso porque o treinador anunciara a saída uns dias antes, atitude irresponsável que, se não impede a selecção de rematar 50 vezes, pelos vistos desmotiva-a de o fazer na direcção da baliza adversária.

Decididamente, o futebol é inacessível a leigos. O engraçado é que parece igualmente complicado para especialistas. E olhem que não há poucos
."

Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!