quinta-feira, agosto 14, 2008

CAMPISMO SELVAGEM

"Na linguagem típica do género, os roteiros turísticos que vendem a Serra da Estrela atafulham-se de referências a aldeias históricas, paisagens de vales e granito, fragas e pastores e ribeiros e urze, lagos glaciares, requeijão com doce de abóbora, alternativa ao "bulício urbano", em suma, o paraíso. Trata-se de um exemplo evidente de publicidade enganosa, já que nenhum roteiro refere o Acampamento de Verão do Bloco de Esquerda, o qual todos os anos reúne na zona uma concentração de jovens "bloquistas" altamente superior aos índices recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

À primeira vista, o acampamento deste ano não traz grandes novidades. Cada jovem paga dez euros e, em troca, ganha (?) cinco dias de aprendizagem contra, cito, o "cinzentismo das vidas usurpadas", com "direito à liberdade, à vida, à imaginação" e à "revolta contra todas as opressões". O programa oficial promete comícios com Miguel Portas, "debates" sobre racismo, droga e homossexualidade, arruadas e workshops que ensinam massagens, pintura de cartazes, "luta social e anti-autoritarismo", animação de rua e manuseamento de brinquedos sexuais.

Brinquedos sexuais? Um momento, por favor. É fácil imaginar as limitações de moços que gastam dois contos para ouvir Miguel Portas e, em nome da "vida, liberdade e imaginação", integrar um rebanho partidário. Mas, a menos que os jovens do BE tenham onze anos, é dificílimo imaginar alguém que precise de formação teórica em artefactos eróticos. Mesmo eu, que nunca esperei muito de indivíduos que ouvem Boaventura Sousa Santos sem desatar às gargalhadas, esperava um bocadinho mais.

Agora percebo as aulas de educação sexual que os rapazes do BE não se cansam de reivindicar: ao invés do que se pensava, não é por tique ou vazio programático, mas por necessidade. Coitados. Se não andássemos tão divertidos com as fantochadas da seita, teríamos percebido que o activismo político fatalmente provocaria o imobilismo no resto
. "

Divulgue o seu blog!