quinta-feira, março 26, 2009

A propósito de crime...

"No mesmo dia em que a investigação criminal é debatida num congresso que reúne a nata de polícias, magistrados, advogados e professores de direito, um cidadão foi abatido nas ruas de Oeiras. Saía dos CTT e terá sido confundido pelos assaltantes com um polícia.

O caso confirma uma das mais preocupantes tendências reveladas pela criminalidade em 2008: aumento da violência nos assaltos e uma utilização cada vez mais fácil e banal da arma de fogo.

O recurso à arma de forma gratuita, não tenhamos ilusões, corresponde a um paradigma criminal importado que está a enraizar-se em Portugal.

Como alguns dos casos conhecidos nos últimos meses têm vindo a revelar, o perfil do crime violento está a mudar a grande velocidade. Basta analisar a população prisional encarcerada nos últimos dois anos para perceber que importámos uma cultura sul-americana em matéria de relação com a arma e com a violência que lhe é inerente.

Este fenómeno tem gerado um evidente mimetismo junto de jovens delinquentes portugueses e, se nada for feito, o caldo de cultura será cada vez mais explosivo. De nada adiantarão depois as habituais leituras optimistas fabricadas por cima das engenharias estatísticas
."

Eduardo Dâmaso

Divulgue o seu blog!