terça-feira, abril 14, 2009

O clube dos amigos do Mário

"Enquanto o eng. Sócrates apoia a recandidatura de Durão Barroso à presidência da Comissão Europeia sob o críptico pretexto do "interesse nacional", a sessão de lançamento de um livrinho de Mário Soares, O Mundo em Mudança (belo título), transformou-se num comício contra o recandidato.

Primeiro foi o apresentador da obra, Fernando Nobre, a considerar que, por causa da Cimeira das Lajes, o dr. Barroso possui "um corpo de plástico, moluscóide, de quem não tem coluna vertebral". Depois, foi o dr. Soares em pessoa que se confessou "chocado" por o dr. Barroso se declarar agora amigo de Obama como antes de declarou amigo de Bush.

A encantadora prosa do dr. Nobre não merece comentários. Mas é curioso que um homem com a experiência do dr. Soares ainda se choque com tão pouco. Afinal, Obama só chegou à Casa Branca porque dez milhões e meio dos eleitores de Bush em 2004 votaram nele em Novembro último. Que eu saiba, nenhum dos eleitores foi acusado de incoerência.

A verdade é que os sintomas dessa medonha doença revestem-se de algum mistério. Mesmo sem sair do exemplo do dr. Barroso, o dr. Soares poderia achar incoerente que, nos idos de 1974, o homem que trocou o Governo pela Europa andasse a louvar a Revolução Cultural chinesa em plenários e folias similares. Estranhamente, não acha. Na abalizada opinião do dr. Soares, passar de Bush, presidente livremente eleito dos EUA, para Obama, presidente livremente eleito dos EUA, é uma inconcebível monstruosidade. Já passar, ou nem sequer passar, dos psicopatas que decoram o altar das esquerdas para a convivência democrática será, presumo, uma evolução naturalíssima.

Até porque, se não fosse, uns quatro quintos da classe política portuguesa não existiriam, incluindo o próprio dr. Soares, que saltitou do estalinismo da "juventude" (tardia: 27 anos) para venerações suspeitas até atingir o estatuto de "pai da pátria", que hoje acumula com a amizade de Hugo Chávez. E, se insistem, a amizade do dr. Nobre, criatura que serve o Bloco de Esquerda, idolatra "Che" Guevara e o Hamas, defende a metralhadora (disse ele) na resolução das desgraças da Terra e é, na perspectiva do dr. Soares, um modelo de humanitarismo, coerência e vertebralidade. Prova? Nunca gostou de Bush. Bush explica quase tudo. O descaramento explica o resto.
"

Alberto Gonçalves

2 Comments:

Blogger Avelino said...

CARO AMIGO

MAS ESTA MUMIA " NO SE CALLA)?
ELE AINDA NAO SE APERCEBEU QUE OS PORTUGUESES JA NÃO CONSEGUEM OUVI-LO FALAR.
PORQUE NÃO SE REFORMA?
......AS BENESSES ....Á CUSTA DESTE DESGRAÇADO POVO QUE ESTA NA MISERIA, UM PAIS QUE NÃO É RESPEITADO, ERA BOM QUE ELE SE CALASSE PARA NÃO DIZER MAIS ASNEIRAS.

UM ABRAÇO

terça-feira, abril 14, 2009  
Blogger Toupeira said...

Mas ainda discutem Soares e a sua quadrilha?
O país está em insolvência, falta apenas a desobediência...

terça-feira, abril 14, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!