sexta-feira, janeiro 07, 2011

Porcos da política

"Seria interessante que o ministro falasse do papel, talvez criminoso, do seu camarada Constâncio
O senhor ministro Silva Pereira, com os olhos brilhantes de indignação e a alma a sangrar, veio ontem garantir aos portugueses que o Governo do senhor engenheiro Sócrates não iria em circunstância alguma permitir o branqueamento da gestão criminosa do BPN.

O melhor é repetir para ninguém branquear a frase do braço-direito do chefe do Executivo: gestão criminosa. De quem? Claro que o socialista estava a falar de Oliveira e Costa, ex-secretário de Estado de Cavaco Silva há vinte anos, de Dias Loureiro, ex--ministro e ex-conselheiro de Estado do actual Presidente da República, e de outras figuras ligadas ao PSD. Muito bem, senhor ministro da Presidência. Merece uma medalha qualquer, pode ser a da jarreteira, tanto faz.

Como as referidas criaturas ainda não foram julgadas, condenadas e obviamente a sentença ainda não transitou em julgado, é natural que o mesmo raciocínio possa ser, a partir de agora, aplicado aos figurões que andaram por aí a fazer imensas tropelias em diversas empresas públicas ou tuteladas pelo querido Estado. Pode começar-se pela ‘Face Oculta’, em que um bando de criminosos, na linguagem do ministro Silva Pereira, andou a roubar milhões e milhões de euros por conta de um sucateiro. E sabe quem são? Nada mais nada menos do que prestigiados socialistas, um dos quais Armando Vara, um amigo muito especial do seu querido mestre José Sócrates. Mas há mais. Conhece o caso Taguspark, em que um conhecido seu, Rui Pedro Soares, é um dos criminosos, sempre usando as suas palavras, com um processo nos tribunais? Mas há mais. Já ouviu falar no Freeport? Pois é, senhor ministro Silva Pereira.

Já toda a gente sabia que o desespero é muito mau conselheiro e que na política, feita por homens do seu gabarito, vale tudo. Os fins justificam tudo e mais alguma coisa, até a calúnia e o insulto. Também se sabe que o candidato do seu partido, à falta de outros argumentos, tentou atirar lama para cima do candidato Cavaco Silva com o caso BPN. Mas, já agora, seria muito interessante que o senhor ministro falasse do papel, provavelmente criminoso, de outro camarada seu, chamado Vítor Constâncio, em todo este miserável processo. O melhor é nunca atirar pedras quando os telhados já estão mais do que partidos, eventualmente por falhas graves nos projectos de construção. O melhor, em certas alturas da vida, é meter a viola no saco, assobiar para o lado e evitar, a todo o custo, fazer parte do lote dos que só sabem fazer políticas porcas. Os verdadeiros porcos da política
."

António Ribeiro Ferreira

Divulgue o seu blog!