quarta-feira, maio 30, 2012

Pois não! É usura apoiada pelo BCE e pela comissão já agora, lágrimas de crocodilo...

Durão Barroso. Ajuda da Alemanha aos países do sul não é acto de caridade
O presidente da Comissão Europeia defendeu hoje que a ajuda que a Alemanha presta aos países do sul da Europa não é feita por caridade, mas sim porque é também do seu próprio interesse, já que os benefícios que retira do mercado único europeu são muitos.
Durão Barroso, que falava numa conferência de imprensa sobre as recomendações económicas hoje divulgadas pela Comissão Europeia, respondia a uma questão sobre a oposição de boa parte da opinião pública alemã e austríaca relativamente à ajuda prestada aos "países do sul".
O presidente do executivo comunitário disse que se deve agradecer à Alemanha o esforço que tem feito, até como principal contribuinte europeu, mas ressalvou que "também é preciso explicar que não se trata de um ato caridade", por muito nobre que seja este valor, pois é também do interesse de Berlim sustentar o mercado interno e a moeda único, já que a Alemanha é igualmente dos países que mais benefícios retira do mercado único europeu.
"Quando pedimos à Alemanha para fazer algum esforço para o bem comum da Europa, é também do interesse da Alemanha (...) É natural que, numa União Europeia, se se quiser receber os benefícios, também se deva dar um contributo", disse.
Durão Barroso comentou ainda que, de acordo com os dados de que o executivo comunitário dispõe, a Áustria, por exemplo, é dos países que mais beneficiou com o alargamento, em termos de comércio.
"Os países do sul não ganharam tanto quanto a Áustria e Alemanha" com o alargamento da União, apontou.

Já agora se a Alemanha saísse do Euro e voltasse ao marco?
Perderia a UE o quê? Ou a zona Euro perderia o quê?
 Beneficiaria, porque sem a Alemanha o comportamento do BCE seria outro, o BCE sempre foi condicionado pelo Banco Central alemão e enquanto foi conveniente os países do sul serviam, depois com a crise subprime que uns engoliram mais que outros, já não servem. Já agora, como foi resolvida a questão dos bancos alemães falidos no auge da cise do subprime, não se comportaram com eles como o FED se comportou com os too big to fall?
Ora senhor ex MRPP, deixe-se de tretas e não verta lágrimas de crocodilo muitos de nós sabemos a quem serve e como não pertence a um orgão eleito a sua opinião vale o que vale, é esta mais um discrepância desta Europa sem rumo e com líderes a soldo.

Divulgue o seu blog!