terça-feira, julho 08, 2008

A história repete-se?

A propósito das últimas alterações à legislação penal em vigor, lembrei-me de George Orwell e do seu “Triunfo dos Porcos”. Se bem se recordam, os porcos revoltaram-se contra o domínio humano e tomaram o comando da quinta.

Para manterem o seu poder, começaram a legislar cada vez mais ao seu gosto.

Apesar das medidas serem cada vez piores para os outros animais e apenas melhorarem a vida dos porcos, elas eram transmitidas como se fossem a melhor coisa do mundo, baseadas em dados e estatísticas, perante as quais, ninguém tinha força para as contrariar, ou mesmo rejeitar.

Até que um dia, o princípio da igualdade que “todos os animais são iguais” passou a ser “todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que os outros”.

Mesmo entre os porcos.

Quem diz que a “história” não se repete?

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não tenha dúvida de que se repete.

quarta-feira, julho 09, 2008  
Anonymous Anónimo said...

voltamos á idade do medo(trevas) onde a vitima tem medo de apresentar queixa pois o agressor por ai anda solto,recordemos que a vitima só é vitima por ter medo,se os senhores que aprovaram esta lei vissem espacamentos a pessoas desprotegidas e honestas como eu já vi ou se morasem em nas imediações de bairros problemáticos, nem se quer pensavam nesta tristeza de leis,

quarta-feira, julho 09, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Eu só tenho a dizer uma coisa"MEUS DEUS" e ainda mantem um governo destes no poder???? onde está o sentido de justiça? pergunto eu? é neste país que vou criar os meus filhos??? Onde está a voz dos portugueses??? Já passou assim tanto tempo para as vozes se calarem?? Onde está a juventude deste país????

quarta-feira, julho 09, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Tudo isso causa muita revolta! Estamos cansados de tanta humilhação! Talvez seja isso mesmo q nossos políticos queiram: Calar nossa voz pelo cansaço! Mas, enganam-se! Nossa voz será sempre firme e forte, por um Portugal melhor e justo para nossos filhos e nossa decendência! Lutemos pela dignidade, seriedade, competência, justiça. Fora com os abutres, sugadores da Pátria!

quarta-feira, julho 09, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A desresponsabilização só aumenta a impunidade. Qual é mais danoso socialmente? Um indivíduo que engane o fisco ou um "puto" de 17 anos a roubar num autocarro com uma naifa?

quarta-feira, julho 09, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Isto não lembra a ninguém! Esta revisão penal, claro que é feita, e só pode ser, por delinquentes. Andamos nós a trabalhar uma vida inteira para sustentar esta escumalha, que tem entre eles filhos e familiares das altas esferas, daí a maravilha das decisões e alterações à lei. Mandem-nos limpar as matas e trabalhar o Alentejo, isso sim é que era uma medida a valer.

quarta-feira, julho 09, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Este sistema poe em causa a funcao de PRECENCAO GERAL do proprio Direito Penal... é mais cum comportamento omissivo por parte do Estado, que já permite, e permitirá no futuro, a violação dos direitos fundamentais de todos auqles que cumprem as "regras" e que serão lesados por criminosos "sem barba" patrocinados pelo Estado Português!!! Este "paizinho" caminha para o descalabro... a faixa etária 16-21 anos, é responsável por mais de 50% dos crimes praticados em Portugal!!Já ouviram falar na CRP???? INCOMPETENTES!!

quarta-feira, julho 09, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!