terça-feira, junho 08, 2004

Normandia? Onde É Isso?

"O silêncio televisivo sobre a Normandia foi ainda mais ensurdecedor quanto, há apenas quinze dias, as televisões não pouparam recursos humanos e materiais para nos dar em directo todos os pormenores de um casamento real. Exaustivas transmissões sobre cada sorriso da noiva ou sobre cada detalhe de cada traje exibido pelos convidados, reis e rainhas, chefes de Estado e de governo, homens de negócios e celebridades.

As mesmas televisões nem sequer precisavam deslocar-se em massa para as praias da Normandia como se deslocaram para as ruas de Madrid. Teria bastado as imagens dos canais internacionais e alguns comentadores em estúdio para ajudar a entender o seu significado.

Mas não. Tivemos apenas direito a alguns minutos nos telejornais e alguns filmes alusivos ao "dia mais longo" a horas tardias da programação. Foi tudo. O resto, foi "Rock in Rio"

A Europa não somos nós. A Europa está longe, não nos pertence nem nos diz respeito. Porquê?

Há, com certeza, muitas explicações para esta cegueira medíocre. Razões culturais, de tal maneira enraizadas na nossa maneira de ser que nem se dá por elas. Razões da história, que nos separou do destino europeu pela mais longa ditadura europeia do século XX. Mole, mesquinha, fechada, pobre, mais suportável porque menos sangrenta. Ou então, a simples obsessão das audiências, tanto mais difícil de entender quanto havia também nas celebrações deste ano um lado "espectacular". "


Mais.

P.S. Não tivemos a Normandia que não interessa a ninguém mas tivemos a libertação do Carlos Cruz acompanhada ao pormenor, o casamento real em Espanha, o Rock - in - Rio, as alarvidades da campanha, o pré-Euro, etc. Tudo mais importante que uma praia algures na ... ( ops, aonde é que fica? )

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vi a transmissão na Sky News. Comovente. O que se passou com as televisões portuguesas dá a dimensão da nossa mediocridade.

terça-feira, junho 08, 2004  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!