TAP.
Denotando no Blasfémias a intenção de querer discutir as razões da actual política da TAP relativamente ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, não posso deixar de fazer as seguintes correcções no intuíto de contribuir para uma justa discussão:
1/ "a rota Porto - Frankfurt hoje é operada apenas pela Lufthansa com três voos diários". --> Não é verdade. Existem 2 voos diários da TAP para Frankfurt: o TP582 e o TP586.
2/ "terminou com os voos directos que operava entre o Porto e o Brasil." --> A maioria do tráfego para o Brasil é originário de Lisboa. Assim não fazia sentido a existência de voos directos do Porto com aviões praticamente vazios.
3/ "Cidades como Barcelona, Bruxelas, Frankfurt, Madrid, Milão ou Zurique, não são pura e simplesmente servidas pela TAP". --> De entre cerca de 28000 passageiros que voaram para Bruxelas, só 400 saíram do Porto; de 8000 passageiros que viajaram para Zurique, só mil partiram do Porto; de 38000 passageiros que voaram para Milão só 2000 saíram do Porto; de 33000 passageiros que voaram para Barcelona, só 500 saíram do Porto.
Face ao exposto, o proposto (voos directos) passa pela falência da empresa ou dos cofres do Estado.
4/ "Recentemente houve um pequeno recuo naquela política, com o estabelecimento de acordos de "code-sharing"--> Recentemente como quem diz. Em 2002 já havia acordos com a Ibéria. Quanto à Portugália, em 2000 já havia.
5/ "sendo o exemplo mais gritante o do tráfego regular para o Brasil (excluindo os picos turísticos do Verão) em que cerca de 60% dos passageiros são originários do Norte e Centro". --> Tirando os passageiros que vêm da Europa (Alemanha, França, Escandinavia, Itália, Holanda, Espanha, Suíça, etc), aceito que 60% são originários do Norte e Centro do país e 40% são originários do Sul. Número que acho excessivo mas admito que os Algarvios estejam fartos das suas praias. Acrescento que obrigar os passageiros do Centro a ir apanhar o avião ao Porto quando Lisboa fica mais perto, parece ser muito violento.
6/ "Caracas, rota que chegou a ser servida por voos diários non-stop e hoje está reduzida a um voo semanal" --> A TAP nunca operou diariamente para Caracas e actualmente tem 3 voos diários às quartas - sextas e sábados. Em 4000 passageiros, só 1500 tiveram origem no Porto.
2/ "terminou com os voos directos que operava entre o Porto e o Brasil." --> A maioria do tráfego para o Brasil é originário de Lisboa. Assim não fazia sentido a existência de voos directos do Porto com aviões praticamente vazios.
3/ "Cidades como Barcelona, Bruxelas, Frankfurt, Madrid, Milão ou Zurique, não são pura e simplesmente servidas pela TAP". --> De entre cerca de 28000 passageiros que voaram para Bruxelas, só 400 saíram do Porto; de 8000 passageiros que viajaram para Zurique, só mil partiram do Porto; de 38000 passageiros que voaram para Milão só 2000 saíram do Porto; de 33000 passageiros que voaram para Barcelona, só 500 saíram do Porto.
Face ao exposto, o proposto (voos directos) passa pela falência da empresa ou dos cofres do Estado.
4/ "Recentemente houve um pequeno recuo naquela política, com o estabelecimento de acordos de "code-sharing"--> Recentemente como quem diz. Em 2002 já havia acordos com a Ibéria. Quanto à Portugália, em 2000 já havia.
5/ "sendo o exemplo mais gritante o do tráfego regular para o Brasil (excluindo os picos turísticos do Verão) em que cerca de 60% dos passageiros são originários do Norte e Centro". --> Tirando os passageiros que vêm da Europa (Alemanha, França, Escandinavia, Itália, Holanda, Espanha, Suíça, etc), aceito que 60% são originários do Norte e Centro do país e 40% são originários do Sul. Número que acho excessivo mas admito que os Algarvios estejam fartos das suas praias. Acrescento que obrigar os passageiros do Centro a ir apanhar o avião ao Porto quando Lisboa fica mais perto, parece ser muito violento.
6/ "Caracas, rota que chegou a ser servida por voos diários non-stop e hoje está reduzida a um voo semanal" --> A TAP nunca operou diariamente para Caracas e actualmente tem 3 voos diários às quartas - sextas e sábados. Em 4000 passageiros, só 1500 tiveram origem no Porto.
Mais informação sobre a TAP aqui.
1 Comments:
Que se lixe, nunca andei de Abion !
Finurias
www.cagalhoum.blogspot.com
Enviar um comentário
<< Home