quarta-feira, setembro 22, 2004

A bem da democracia.

"Por que se fecham cada vez mais os lisboetas em condomínios privados, apesar de o grau de perigosidade da cidade não parecer justificá-lo? A questão foi levantada no seminário "Cidade, Cidadão, Cidadania", que ontem terminou no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, pelo investigador da Universidade de Coimbra Filipe Carreira da Silva.

Autor de um projecto de investigação sobre as implicações do espaço urbano no comportamento político dos portugueses, Filipe Carreira da Silva não tem dúvidas: os condomínios fechados são "nocivos" e "um perigo para o exercício da cidadania", ao "materializar uma ideologia de purificação do lar e do espaço público". Para manter do lado de fora "mendigos, emigrantes" e todos os outros "estranhos", garantindo "a segurança de si e dos seus", os habitantes destas residências cercadas de muros, e com direito a vigilante, pagam o que for preciso.
"


O grau de perigosidade não justifica? Mais outro a tentar obrigar o cidadão a aceitar de bom grado ser assaltado nas ruas.Tristeza.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

terça-feira, abril 24, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!