segunda-feira, setembro 06, 2004

Quem controla o Google?

"O Google, o mais conhecido e usado motor de busca na Internet, tem uma influência bem superior às suas simples capacidades de pesquisa. A empresa detentora desta ferramenta e prestadora do serviço lançou ou comprou outros serviços que permitem agregar informação sobre os utilizadores - como o Blogger (criação de blogues), o GMail (contas de correio electrónico) ou o Orkut, uma comunidade social em rede.

Às funcionalidades técnicas de pesquisa (e agregação) de dados desenvolvidos para o motor de busca, junta-se a informação que muitos utilizadores teimam em divulgar na Internet, tanto nas suas páginas pessoais como em blogues. No final de Agosto, o Hublog divulgou uma lista intitulada "As coisas que o Google sabe de si" (
http://hublog.hubmed.org/archives/000942.html ), tendo sido acrescentadas mais algumas nos comentários.

É o caso de todos os termos utilizados em pesquisas, o país e o endereço de IP do utilizador, as notícias acedidas através do sistema News.google - que ainda possibilita a recepção de textos sobre termos específicos -, qualquer conteúdo no sistema Blogger, todas as páginas com anúncios publicitários Adsense. Sendo utilizador deste sistema de micropublicidade, o Google sabe o nome, o endereço e dados da conta bancária, e o endereço de IP de quem visita as páginas com o Adsense, bem como o número de visitantes para cada uma das páginas com esses anúncios. Por outro lado, no que respeita a fotos, regista todas as imagens do Picasa.com.

No caso dos utilizadores do serviço Gmail, o Google sabe e guarda quem emite e para quem são enviadas as mensagens de correio electrónico ou o conteúdo das mesmas. Mais problemático é que o Google regista o conteúdo das mensagens e o remetente dos "mails" enviados aos utilizadores do seu serviço mesmo quando eles são enviados por quem não está inscrito no Gmail (ver
http://gmail-is-too-creepy.com ). No caso do Orkut - uma comunidade aparentemente fechada e só acessível por convite -, o Google conhece a rede de contactos, "amigos" e grupos de interesse temáticos com quem cada utilizador se relaciona.

Uma lista dos diferentes serviços - e do respectivo potencial de vigilância - do Google está disponível no endereço
http://en.wikipedia.org/wiki/Google . Claro que qualquer utilizador pode olhar para esta lista e substituir o nome de Google pelo da Microsoft ou do Yahoo, por exemplo, e as conclusões serão semelhantes."

2 Comments:

Blogger Luis Gaspar said...

Caríssimo amigo: mataram a Tower Records. O elasticidade fala nisso. Lamento.

terça-feira, setembro 07, 2004  
Blogger A Tendinha said...

Estamos feitos, é o que é!
De há alguns anos para cá que há atentados constantes à nossa privacidade e nem damos conta. Onde é que isto vai parar???

quarta-feira, setembro 08, 2004  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!