sexta-feira, novembro 30, 2007

30 de Novembro de 1979.

Os Pink Floyd editam o mega sucesso The Wall.
’’The Wall’’’’ é uma ópera rock e um concept álbum dos Pink Floyd. Aclamado por críticos e fãs como um dos melhores álbuns dos Pink Floyd (juntamente com Dark side of the Moon e Wish you were here, “The Wall” é conhecido como sendo um clássico do rock, e os seus mórbidos e depressivos hinos inspiraram muitos dos músicos rock contemporâneos.A inspiração de Roger Waters para a criação do álbum apareceu-lhe durante um concerto da digressão de Animals em 1977. Em Montreal, Quebec Waters cuspiu na cara de um fã que estava a ter um comportamento perturbador. De imediato, repugnado com o acto que tinha cometido, surgiu-lhe a ideia de construir um muro entre si e o público, ideia essa desenvolvida mais tarde para a produção de “The Wall”.

O álbum foi galardoado com platina 23 vezes e é o 3º álbum mais vendido de sempre nos Estados Unidos e chegou a Nº 1 nas tabelas da Billboard em 1980. “The Wall” foi reeditado em CD em 1994 no Reino Unido e em 1997 no resto do mundo. No ano 2000, por ocasião do 20º aniversário do seu lançamento, foi novamente reeditado.
História

O conceito do álbum, tal como a maioria das músicas pertence a Roger Waters. A história retrata em ficção a vida de um anti-herói (“Pink”) que é martelado e espancado pela sociedade desde os primeiros dias da sua vida: sufocado pela mãe, oprimido na escola, refugia-se num mundo de fantasia que criou para si. Durante uma alucinação provocada pela droga, Pink transforma-se num ditador fascista apenas para que a sua consciência rebelde o ponha em tribunal, o seu juiz interior ordena-lhe que mande abaixo o seu muro e se abra ao mundo exterior.

Álbum

Durante as gravações, Richard Wright foi despedido da banda.
Por todo o mundo o álbum produziu uma série de singles de sucesso, incluindo: "The Happiest Days of Our Lives", "Another Brick In The Wall (Part2)", "Mother", "Empty Spaces", "Young Lust" e "Comfortably Numb".

Concertos

Os Pink Floyd apenas tocaram The Wall em concerto uma mão cheia de vezes em Nova Iorque, Los Angeles, Londres, e Dortmund. As actuações incluíam pequenos filmes animados de Gerald Scarfe e gigantescas marionetas dos seus desenhos. Os grandes palcos dos espectáculos exigiam enormes equipamentos (incluindo guindastes) e custaram muito dinheiro. Por isso a banda perdeu muito dinheiro na realização dos espectáculos, à excepção de Wright, que entretanto tinha sido contratado para os espectáculos

Filme

Uma versão em filme de “The Wall” foi feita em 1982 pela MGM sob o título de “Pink Floyd: The Wall”. O filme realizado por Alan Parker, com Bob Geldof no papel principal. O filme conta a história de um rapaz chamado “Pink” que perdeu o pai na 2ª Guerra Mundial quando tinha pouca idade, tendo por consequência desenvolvido uma relação muito estreita com a sua mãe. Abusado na escola, com poucos amigos, cresceu e tornou-se numa estrela de rock, casou com uma atraente acompanhante do grupo. No entanto a sua vida é completamente vazia e após a sua mulher o ter traído tenta o suicídio. Depois disso torna-se um líder de um grupo Neo-Nazi, após o que sofre um total esgotamento emocional.

O filme tem muito poucos diálogos, a maior parte sem consequências. A história é contada através da banda sonora, a qual reflecte os pensamentos de “Pink”. Segmentos animados por Gerald Scarfe e várias outras sequências surreais intercaladas com a acção. O filme gira fortemente à volta de material autobiográfico de Roger Waters e Syd Barrett, combinando a infância de Waters (que perdeu o pai na 2ª Guerra Mundial) com a retirada de Barrett e seu esgotamento mental. Roger Waters disse na Rádio Australiana em 1988 que estava um pouco desapontado porque não conseguia sentir nenhuma simpatia com o principal personagem representado por Bob Geldof. Que a sua investida contra os sentidos era de tal forma imperdoável que não lhe tinha dado hipótese de se envolver.

Palco

Em 2004 foi anunciado que haviam sido assinados contratos para a realização de um musical na Broadway, indo Waters escrever novas músicas. O musical conterá todas as músicas escritas por Waters para o álbum. No entanto, desconhece-se o que acontecerá com as músicas escritas em conjunto com David Gilmour (Young lust, Confortably numb e Run like hell). Prevê-se que o espectáculo esteja pronto em meados de 2005

Separação

Após Waters ter deixado o grupo seguiu-se uma batalha jurídica sobre quem tinha os direitos sobre o nome “Pink Floyd”. Waters ganhou os direitos sobre “The Wall” sendo seu nome mais associado com o álbum. Waters levou ao palco um gigantesco espectáculo de “The Wall” em Berlim em 21 de Julho de 1990 com vários artistas convidados tais como: Van Morrison, Sinead O'Connor, Cyndi Lauper, The Scorpions, Jerry Hall, e Bryan Adams, para comemorar a queda do Muro de Berlim e para angariar fundos para o for World War Memorial Fund for Disaster Relief.
Wikipedia.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quarta-feira, outubro 04, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sábado, março 03, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!