quinta-feira, novembro 25, 2004

Miséria.

"Dezenas de jornalistas, outros tantos repórteres de imagem, técnicos, realizadores, produtores, assistentes, fotógrafos... O circo mediático no Tribunal da Boa-Hora, no Chiado, em Lisboa, está montado para o julgamento do ano. Enquanto a Polícia de Segurança Pública tentará fazer a melhor triagem de pessoas e veículos nos acessos ao tribunal, os profissionais da Comunicação Social andarão espalhados pelo local e mesmo ‘empoleirados’ nas varandas dos edifícios da zona.

E se a SIC terá honras de camarote, a partir de um primeiro andar (com acesso ao segundo piso) de um prédio mesmo em frente ao Largo da Boa-Hora – onde funcionará uma mini-redacção –, a TVI não se privou do melhor ângulo de filmagem e, a pique. Terá as imagens mais abrangentes captadas do quarto piso do edifício contíguo ao da SIC. No que se refere à RTP, a varanda de um cabeleireiro de um outro edifício à entrada do Largo da Boa-Hora permitirá também uma visão (relativamente) favorável de toda acção, a partir de um exíguo espaço alugado para hoje por 125 euros, como revelou a proprietária ao CM, Ana Paula Sampaio. Já a Quatro, apurou o nosso jornal, pagará cerca de 200 euros por dia de permanência no espaço alugado. Para já, o pequeno quarto foi alugado durante quatro meses, mas apenas nos dias em que decorram as audiências (segundas, terças e quintas-feiras). Quanto à SIC, ainda que não tenha sido possível apurar o valor exacto do aluguer do espaço escolhido, o CM sabe que, por um local idêntico, a entidade proprietária do edifício exigia, por um dia, o pagamento de várias centenas de euros.

UM DIA EM CHEIO

No que respeita a meios humanos e técnicos, hoje é o dia em que as três televisões generalistas apostam ‘tudo’ para se baterem pela melhor cobertura jornalística. A RTP destacou sete jornalistas – mas só um está autorizado a entrar na sala de audiências da 7.ª Vara do Tribunal, tal como acontece com os órgãos de comunicação social mais representatitvos – para a Boa-Hora e respectivos repórteres de imagem, além dos técnicos que também estarão no carro de satélite estacionado na rua. Mas também as estações de Queluz e Carnaxide não se pouparam em meios. A TVI disponibilizou para a operação cinco jornalistas e a SIC aposta em sete. Isto para não falar em repórteres de imagem, realizadores, produtores, assistentes, além de todos os equipamentos de edição e montagem de peças jornalísticas e de transmissão de sinal satélite. A título de curiosidade refira-se que só a SIC terá dois assistentes a acompanhar os operadores de câmara, que funcionarão quase como guarda-costas.

SALA DE IMPRENSA DO TRIBUNAL PRONTA EM 15 DIAS

Ainda cheira a tinta, mas está a postos para receber os jornalistas que vão acompanhar as várias sessões do julgamento do processo Casa Pia. A Sala de Imprensa do Tribunal, situada muito perto da entrada principal do edifício, foi remodelada em apenas quinze dias e tem cerca de 40 metros quadrados. A sala principal tem alinhadas dezasseis cadeiras e ainda outras oito ao fundo da sala e, num pequeno espaço contíguo disponibiliza alguns meios técnicos. Um computador com ligação à internet, três telefones (só para recepção de chamadas), um fax, uma impressora e quatro linhas RDIS são os meios ao dispor dos vários jornalistas que por ali passem ao longo do julgamento. A sala estará aberta durante as sessões e quando for o caso, em período posterior, quando existir leitura de comunicados pelos funcionários do Tribunal da Boa-Hora. Não é de descurar ainda a hipótese de que os advogados do processo possam também utilizar o espaço para algum depoimento ou esclarecimentos aos profissionais da Comunicação Social. Para hoje, três das quatro linhas RDIS estão já reservadas pelo ‘Jornal de Notícias’ e pelas rádios TSF e Antena 1. “Fizémos as obras em apenas quinze dias mas tinha que ficar tudo pronto a tempo”, explicou ao CM, José Palma, da secretaria-geral do Tribunal da Boa-Hora

POSIÇÕES ESTRATÉGICAS

A TVI terá o melhor ângulo de filmagem (em altura e abrangência) do Largo da Boa-Hora a partir do quarto piso de um edifício frontal, mas é a SIC que tem a posição mais privilegiada em termos de proximidade. Mesmo de frente para o Largo, os repórteres de imagem poderão não só dispor da varanda do primeiro piso como têm ainda acesso ao segundo andar. Já a RTP terá uma visão mais limitada pela sua posição ligeiramente mais lateral e, sobretudo, pelo facto de estar num primeiro piso pouco alto em relação à Rua Nova do Almada.

PLANO DE ACÇÃO

SIC E SIC NOTÍCIAS

SIC e SIC Notícias vão fazer ‘directos’ da Boa-Hora e mostram imagens do percurso entre a casa de Carlos Cruz e o Tribunal. A SIC emite um Especial Informação desde as 8h30 às 10h00.

TVI

A TVI terá um helicóptero na zona do Chiado (o mesmo que faz os relatórios de trânsito do canal). A TVI fará transmissões em directo sempre que se justifique, para além da emissão especial durante o ‘Diário da Manhã’ (7h30-10h00).
"

Tanto dinheiro mal empregue.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A VEDETA Cruz já esteve envolvido no caso dona Branco no caso Caldeira escreve livros têm poder e amigos influentes, e agora vai responder por ser pedófilo ,e ainda existe quem diga que está inocente.
Francisco

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Os portugueses não acreditam na justiça e o grave é que a própria Justiça pouco faz para se credibilizar.Num processo eivado, à partida, de muita suspeição é impensável libertar, ainda que de forma condicionada, todos os "famosos" e deixar "Bibi" preso.O povo não aceita coitadinhos injustiçados e não tarda que o próprio Bibi,crivado de crimes hediondos, esteja transformado numa vitima.
Francisco

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Pelos comentários que se têm ouvido na praça pública é notória a unanimidade do povo português em pedir ao Tribunal que se faça justiça como se essa não fosse a sua função óbvia e natural.Muito mau sinal para um país quando todo um povo mostra apenas este tipo de preocupação com um julgamento desta natureza.É gravissima a desconfiança generalizada na justiça.

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Também considero que vai ser difícil encontrar consenso na sentença porque seja qual for a decisão,a opinião pública já condenou todos os arguidos.Se a sentença não for a adequada a este tipo de julgamento será sempre posta em causa.Julgo que a liberdade de decisão da juiza já está condicionada a todo o mediatismo criado em torno deste processo.Nos próximos 100 anos ainda se vai ouvir falar nisto.

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

O mais caricato desta história toda é que infelizmente o mais pobrezinho está ainda em prisão preventiva enquanto os mais poderosos andam por ai a passear e a influenciar/calar testemunhas.Ultimamente tem-se falado mais nas indeminizações do que a encontrar culpados. Será que querem calar as vitimas com dinheiro? Ponham os olhos nas investigações de casos de pedófilia noutros países e comparem.
Carlos

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Tudo segue, neste país como cavalo com freio nos dentes! Esperam os portugueses as manobras dos advogados para desculpabilizar os arguídos... e não será surpresa para ninguém que o único condenado será o pobre do BiBi. O atrasado mental que foi explorado e usado pelos "boys" que agora com ele se sentam nos mocho do tribunal. Ai Marquês, por favor desce cá baixo e vem arrumar isto de vez!
Xana

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Ora..só se é culpado depois do tribunal assim ter condenado.Mas o que se vai ver é que o tribunal nunca mais avança, ora se não deixam o tribunal avançar é no meu entender porque têm medo de ser condenados ou não será assim se têm medo de ser condenados é porque são culpados ou estou a ver mal o filme não tarda muito culpados são os putos que foram violados e os `Srs` ainda levam ideminizações.À grande justiça....

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Depois do tempo que dura este processo, penso já muito, acho que quanto mais deepressa se condenarem os culpados, que serão muitos, as crianças que foram abusadas se sentirão MAIS LIMPAS, embora as marcas causadas por mãos impuras que tocam na inocencia de uma criança nunca mais desapareça.Parece este caso, com o Caso Dutrox en Belgique pessoalmente acho este processo muito estranho!
Cristina

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

O que eles gostariam mesmo era de ver o DR Rui Teixeira sentado no lugar deles...Quanto a mudarem para Monsanto:só hoje descobriram que as salas não comportam tanta gente?parece impossivel!Além disso a localização da tribunal da Boa Hora em plena baixa da cidade...foi o arraial que se viu...Enfim!será feita justiça ás vitimas?
Luisa Baião

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Que se safam, todos nós sabemos, apenas estão a "fazer render o peixe" para mais tarde não dar tanto nas vistas do "Zé Povinho". Quem não se vai safar é o Meretíssimo Juiz Rui Teixeira, tem processos em cima de processos. Se fosse um simples cidadão a defender a família ou os bens e abatesse um cadastrado, já estava condenado, enforcado, etc..
Dom

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Pois, o peixe rende mesmo nas malhas da nossa "justiça!" E vamos lá saber quando será implantada, depois da República, a Anarquia! AH! O Quê?! Já foi?!!! AH! Sim, pois é o que temos por ora, e "por muitos e bons anos!" Nunca mais deixem falar os poderosos! Isto, sim, deveria ser tomado em consideração pelo povo. Mas o povo percebe "neria disto e doutras coisas" Fernando

quinta-feira, novembro 25, 2004  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Bangkok dance center sukhumvit 499 Singapore flats interior decoration Haut-proactiv proactiv solution online bestellen new pills for smoking weight loss as pill weight Miami ice making equipment and machines manufacturers

quarta-feira, fevereiro 21, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!