quinta-feira, dezembro 30, 2004

A campanha eleitoral continua.

O ministro da Administração Interna afirmou que O PAÍS ESTÁ CALMO E A CRIMINALIDADE A BAIXAR. Deixamos para a oposição os comentários que, diga-se de passagem, não são poucos. Lembramos somente que em 2003, o crime subiu 6% em relação ao ano de 2002.

Já agora:

1/ "O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Colectivos de Lisboa (STTCL) quer ver implantado, imediatamente, um acompanhamento efectivo, por parte de agentes da PSP, a todos os veículos da frota da Carris. Face às últimas agressões a motoristas da empresa, a Carris recusa alarmismos, optando por salientar o bom entendimento que já existe entre a companhia e a PSP de Lisboa."
Correio da Manhã, 10/11/2004

2/ "Desemprego, corrupção, saúde e consumo são apontadas como algumas das áreas mais problemáticas em Portugal, apresentando factores que impedem a segurança humana no país, de acordo com dados do relatório de 2004 da Social Watch. O relatório da Social Watch, iniciativa criada em 1995 durante a Cimeira Mundial para o Desenvolvimento, em Copenhaga, e que reúne organizações da sociedade civil de 60 países, diz que o contexto em Portugal é de "crise económica, insatisfação generalizada e falta de expectativas". (...)

O texto referente a Portugal é assinado por membros da OIKOS, uma organização não governamental humanitária portuguesa, e afirma que "cresce a impressão de que na democracia portuguesa reina uma cultura de irresponsabilidade e impunidade" e aborda o problema do endividamento das famílias e do aumento do desemprego em Portugal. "Nas últimas décadas, os portugueses tornaram-se fortes consumidores e as mudanças na conjuntura económica não fizeram com que moderassem os seus gastos. O altíssimo nível de endividamento das famílias agravou-se drasticamente", diz o documento. Segundo dados do Banco de Espanha e da Associação Portuguesa de Consumidores, 96,6 por cento das famílias portuguesas estavam endividadas em 2001.

Apesar de indicadores sócio-económicos, como educação, informação, ciência e tecnologia, colocarem Portugal entre os países em melhor situação ou acima da média, o Social Watch alerta para o problema da corrupção no país. Os casos de corrupção incluem subornos, grandes delitos económico-financeiros, tráfico de influências, fraudes em licitações e encobrimento de responsabilidades penais. O relatório sobre Portugal aponta também o problema dos imigrantes no país, que actualmente representam cerca de cinco por cento da população. Três em cada quatro portugueses opõem-se ao novo fluxo migratório, segundo o documento da Social Watch, ainda que quase todos se manifestem contrários a um tratamento desigual para os imigrantes.
Na área da saúde, "o sistema público não oferece respostas a tempo e está constantemente à beira do colapso", diz o texto, citando organismos internacionais que atribuem esta situação à "má administração". (...)

O documento assinala que "Portugal ocupa um lamentável primeiro lugar na União Europeia em matéria de acidentes de trânsito". Cinco pessoas morrem em média por dia no trânsito e 19 sofrem lesões graves, sendo as principais causas dos acidentes o excesso de velocidade, as manobras perigosas e o consumo excessivo de álcool."

Público, 28/11/2004

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É isso. "Cresce a impressão de que na democracia portuguesa reina uma cultura de irresponsabilidade e impunidade". São os políticos com os seus exemplos que alimentam esse sentimento. Noémia

sábado, janeiro 01, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... » » »

sexta-feira, fevereiro 23, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!