quarta-feira, dezembro 29, 2004

A verdade da mentira.

"O pai de ‘Teti’, o jovem de ascendência cabo-verdiana cuja morte, em Junho último, deu origem a confrontos entre a PSP e alguns habitantes do Bairro 6 de Maio, na Damaia, foi ontem detido pela polícia, acusado de liderar uma rede de tráfico de droga. J.V. assumiu papel de liderança nas manifestações públicas de protesto contra a actuação da PSP da Amadora.

O pai do jovem ‘Teti’ acusou vários agentes da polícia local de brutalidade, durante o interrogatório a que o jovem de 16 anos foi submetido, na madrugada de 18 de Junho, no interior da esquadra da Reboleira para onde foi levado, na companhia de mais dez jovens, todos acusados de roubos com agressão.A morte de ‘Teti’, no dia 19, incendiou os ânimos no interior do Bairro 6 de Maio, provocando duas noites seguidas de distúrbios e de confrontos com a PSP. Em sequência das declarações que proferiu publicamente após a morte do filho, J.V. chegou mesmo a ser processado, por difamação, pelos dez agentes da 1.ª Equipa de Intervenção Rápida da PSP da Amadora, que refutaram as acusações de brutalidade feitas pelo pai de ‘Teti’.

A autópsia feita ao cadáver concluiu pela não existência de quaisquer lesões traumáticas. "


Daniel Oliveira, do Barnabé, bem tentou utilizar a fatalidade que atingiu o jovem para atacar as forças de segurança:

José Carlos terá sido sequestrado por agentes policiais que o algemaram e o levaram para lugar incerto, onde terá sido brutalmente espancado para confessar quem teria roubado uma carteira. Depois de ter sido entregue à família em muito mau estado, José Carlos esperou muitas horas no hospital para ser atendido. José Carlos, 16 anos, acabou por morrer. Relatório da autópsia: não se estabelece ligação entre o espancamento e a morte do rapaz.

Isto é tudo o que sei. Mas acho estranha a coincidência de um rapaz de 16 anos morrer depois de um espancamento e de nenhuma relação haver entre os dois factos. Mas devo ser eu, que sou desconfiado.
"

Publicado por danieloliveira em quarta-feira 23 junho 18:45Comentários (62) TrackBack

Disse depois em resposta a um comentário ao seu poste: “Espero que quando se confirmar o espancamento (confirmado pelas pessoas do bairro) os comentadores que aqui o desmentiram venham desmentir o que escreveram. Quanto aos comentários racistas que aqui leio, tirando a manifestação do meu nojo, nada tenho a debater com eles. "

Publicado por Daniel Oliveira em junho 23, 2004 10:37 PM”


Curiosamente tal não se verificou. Antes o contrário. Só que o amigo Daniel deve ter-se esquecido do seu próprio comentário e não desmentiu o que escreveu. Agora com mais esta revelação, será que vai continuar silenciado? Tivemos o cuidado de deixar um comentário a lembrá-lo. Comentário esse que ficou sujeito a censura e não sabemos se verá a luz do dia. Queremos acreditar que, para o amigo Daniel, a desgraça alheia não é só relevante quando se pretende atingir determinados fins.

P.S. Desde quando a palavra da polícia tem menos valor que a do vulgar cidadão? "Racismo" ao contrário?

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se não trabalham, como podem ter bons carros? O azar do jovem foi ter um pai que não presta para nada.Parabéns à Policia. Francisco

quinta-feira, dezembro 30, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Já por várias vezes fora comentado que a falta de educação e o "modus vivendi" de alguns pais africanos levam os filhos à delinquência. O resultado não foge à teoría. Parabéns aos agentes que se debatem no dia-a-dia pela segurança das pessoas e bens, contudo falta a lei que expulse esta indesejável gente do país.

quinta-feira, dezembro 30, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Acordem portugueses, antes que seja tarde. Ao votarem nos partidos com assento parlamentar estão a contribuir para as vagas de imigração e para a criminalidade galopante nos centros urbanos. Votem nos partidos que realmente defendem Portugal. Miguel

quinta-feira, dezembro 30, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Sabemos como o BE precisa destes casos para sobreviver? Sem "media" não existem. Clara

quinta-feira, dezembro 30, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Isso. O BE não passa de Bluf. Zé

quinta-feira, dezembro 30, 2004  
Anonymous Anónimo said...

O BE é como o terrorismo. Precisa de espaço mediático para sobreviver. Há que haver paciência. Lúcia.

quinta-feira, dezembro 30, 2004  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!