quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Muito pouco.

"A notícia "Cavaco Silva aposta em maioria absoluta do PS" suscitou um conjunto de reacções que obrigam aos seguintes esclarecimentos e correcções:

1. É verdade, como se lê na nota enviada pelo antigo primeiro-ministro à Agência Lusa, que este não fez "qualquer declaração ou comentário sobre o processo eleitoral em curso". A notícia do PÚBLICO, que procurava enquadrar a recusa de seu envolvimento nesta disputa eleitoral relacionando-a com as eventuais ambições presidenciais, vinha a ser trabalhada há várias semanas e resultou do cruzamento de várias fontes. Foi paginada naquele dia porque o tema das presidenciais entrara na véspera na campanha eleitoral. Contudo, ao falar das intenções de Cavaco Silva sem que este tivesse tomado qualquer posição pública, a notícia permitia um desmentido nos termos do de ontem.

2. A direcção editorial do PÚBLICO reconhece que fez uma má escolha do título de capa ao optar pela expressão "aposta em", expressão ambígua a meio caminho entre o "prevê" e o "apoia". Deste caso também retira que se devem respeitar os silêncios dos políticos: as convicções jornalísticas sobre as suas intenções ou desejos, mesmo as melhor fundamentadas, devem ser apenas objecto de textos de análise ou de comentário. Ao fazer delas título de primeira página o PÚBLICO errou. Pelo facto pede desculpa aos leitores
.

Pedido de desculpas? Só? Muito pouco para quem passa a vida, na televisão, a exigir a demissão do outros.

6 Comments:

Blogger josé said...

Muito bem! É assim mesmo! Deve o director do Público provar do mesmo remédio que costuma receitar aos outros...ou então, fica diminuído na importância que tem como escriba de editoriais.

Esperamos para ver.

quinta-feira, fevereiro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Esta é a desgraça de "xornalismo" que temos... Repare-se que o director do jornal, em vez que demitir-se ou ser demitido pala administração, pede "desculpas aos leitores". Ao ofendido pelas falsas notícias, claro que não... Autênticos fdp!

quinta-feira, fevereiro 10, 2005  
Blogger É FARTAR, VILANAGEM said...

As desculpas além de envergonhadas são esfarrapadas e
deviam ser claras e directas, o que não aconteceu. Depois queixam-se de as tiragens estarem em baixa e de o povo português comprar cada vez menos jornais ...!

quinta-feira, fevereiro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. Yasmin antiception pill description

sexta-feira, fevereiro 16, 2007  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »

quinta-feira, fevereiro 22, 2007  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Huge dicks black males none gay Open blouse budding tits 97 gmc yukon brakes Farmers insurance district manager Effexor bipolar totes fishmaster Sue l sampson state farm insurance Thoroughbred soccer oldham county

domingo, março 04, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!