sexta-feira, fevereiro 18, 2005

O voto.

"Uma sondagem publicada hoje aponta o Bloco de Esquerda como a terceira força política em Portugal: de três representantes na Assembleia, podem saltar para oito a 12 deputados. Custa acreditar que os questionados que contribuíram para este incrível resultado eleitoral tenham lido o programa do Bloco de Esquerda. Se leram, o país está doente.

O programa oficial é claro, apontando 10 prioridades para os primeiros 100 dias de governação: (1) avançar com um plano de emergência para a criação de emprego via investimento (público?); (2) alterar a lei do aborto; (3) reintegrar os hospitais SA no sector público; (4) retirar o investimento público da contabilização do défice; (5) levantar o segredo bancário; (6) legalizar imigrantes; (7) retirar a GNR do Iraque; (8) suspender os exames do 9º ano; (9) limitar a concentração na comunicação social e (10) limitar a imposição da prisão preventiva. Avaliação? Quatro querem dar ainda mais peso ao Estado (a 1, 3, 4 e 8) e duas são absolutamente demagógicas (a 5 e 7). Sobram outras quatro, que merecem ser discutidas: alterar a lei do aborto, legalizar os imigrantes, limitar a concentração na comunicação social e moderar as prisões preventivas. Nenhuma delas, porém, contribui para resolver o verdadeiro problema do país: estimular o crescimento potencial da economia (ou seja, encontrar formas de maximizar todos os recursos disponíveis no país). Os bloquistas, portanto, sugerem que ocupar 100 dias (um terço de uma legislatura) a implementar estas medidas significa “tempo de viragem”. Preocupante. Mas é este o partido a que os portugueses parecem querer dar força.

Um esclarecimento: não existe, aqui, qualquer complexo anti-esquerda. Pelo contrário. Boa parte das respostas verdadeiramente eficazes que o mundo vai dando à equação crescimento económico/justiça social surgem, justamente, na social democracia (onde estão PS e PSD) – soluções simples, de gente que não acredita em modelos universais e já reconheceu (há muito) as vantagens da economia de mercado.

Mas o Bloco é diferente: anti-capitalista primário, adepto da verdade única (o verdadeiro fascismo intelectual), confia apenas nos “iluminados” que o representam. O Estado é apenas uma extensão de si próprio, e igualmente totalitário – gerando essa máquina trituradora que matou com a guilhotina em França, exterminou nos ‘gulags’ e assassinou milhões nos campos de concentração nazis. Se as sondagens estão certas, não há juízo. Fica, mesmo assim, o apelo: votem livremente, mas não esqueçam o que disse Vitor Bento: “Um partido anti-capitalista não merece crédito num país capitalista. "


Martim Avillez Figueiredo

”mafigueiredo@economicasgps.com

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Creio não mentir mas já se trata da segunda vez que ele é apanhado a fazer este gesto. Tenho a minha opinião que prefiro não mencionar aqui.

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Enganei-me. Não era aqui.

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Louçã engana-se,as pessoas de Direita não votam em mentirosos. Essa táctica da udp do mdp/cde do psr já é velha.O louçã aparece como novo quando na verdade não passa de um velho trotskista que faz da mentira e da falácia o seu discurso politico. Está a preparar-se para ser o capacho do ps.Temos que escolher entre a Democracia e o néo-fáscismo da extrema-esquerda(pspcpbe)totalitarista mentirosa

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

A sua política é só de mentira, tudo o que é contrário à lei o Sr concorda, tal como droga, aborto, roubos, etc., etc.. Que Deus nos defenda que os Srs um dia detenham o poder, então aí sim seria a chacina completa.

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Continuo sem perceber porque e que desde que surgiu o BE, este tem mais tempo de antena que os outros partidos, por exemplo o PC que com o triplo dos votos tem o terco do tempo dedicado a estes "intelectuais".

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Qem dá ouvidos ao louçã não imagina o tempo que perde a ouvir banalidades. O be é um partido que vive de casos, mas apresenta-se como se tivesse visto a luz. Os seus membros na maioria não passam de meninos ricos da alta-burguesia que se julga intelectual, mas que não passam de uns meninos ricos que querem andar a brincar com quem trabalha. A esquerda está podre,vive da mentira e da falácia!

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O Louçã sabia PERFEITAMENTE que não falava verdade no debate sobre a acusação que fez a Santana e que se estava perante a aplicação de um decreto-lei de 1990 e que o governo TEM DE DEFERIR todos os pedidos feitos ao abrigo daquele decreto-lei, DESDE que as empresas requerentes reúnam as condições impostas no decreto. Foram deferidos ao abrigo deste decreto 133 processos em 2001 (governo PS), 107 em 2000 (PS), 104 em 2002 (PS + PSD), 106 em 2003 (PSD) e 28, repito, 28 em 2004 (PSD). Porque é que o Louçã se calou desde 1990 e em cada um dos restantes 477 pedidos deferidos?

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Repito. O Louçã não passa de um aprendiz de ditador de pacotilha. A sua mente caudilhista poderá ser muito prejudicial ao país. Apresenta como propaganda sempre os mesmas aberrações. Os média são obrigados a idolaterar o BE, não criticam os extremismos radicais. Os laivos ditatoriais que querem impor ao povo um novo Campo-Pequeno controlado pelo Otelo. O BE é um partido neo-fascista que vive do trotskismo.

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este Louçã continua a ter a mania que é uma "irmã Lúcia" que viu a Luz e que quer espalhar os bons valores na esquerda. Atacar assim a esquerda, de uma maneira FRIA (isso sim) como fez, só faz perder credibilidade ao BE.

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Como seria este senhor merecedor de respeito se criasse uma organização que vendesse produtos e serviços inovadores e proporcionasse formação e emprego a pessoas carenciadas, assim como bons ordenados. Seria apenas passar das palavras aos actos! Ou ainda por outras palavras, fazer ele próprio o que quer que sejam os outros a fazer

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Como o Louçã sempre viveu bem e nunca teve problemas económicos não tem nada que falar de pobreza, ele não sabe o que é viver mal, por isso não tem de falar.

sábado, fevereiro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... take zyrtec decongestant Business card designs for guns and ammo buick brake rotor warping Chrysler silver spring Drug+fioricet+information http://www.lexapro-half-life.info/buick-motors-com.html Buick gmc old buick pars 1955 crown victoria ford Wy cosmetic dentist accutane effects males Gang bang belgium boy Delta faucet company Wellbutrin xl tablet size seroquel achieving balance brings strength

quarta-feira, fevereiro 07, 2007  
Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info »

sexta-feira, março 02, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!