sexta-feira, abril 23, 2010

23 de Abril de 1185.

Nasce D. Afonso II (cognominado O Gordo, O Crasso ou O Gafo, em virtude da doença que o teria afectado) terceiro rei de Portugal. Nasceu em Coimbra a 23 de Abril 1185 e morreu na mesma cidade a 25 de Março 1233. Afonso II era filho do rei Sancho I de Portugal e da sua mulher, Dulce de Barcelona, infanta de Aragão. Afonso sucedeu ao seu pai em 1212. Os primeiros anos do seu reinado foram marcados por violentos conflitos internos entre Afonso II e os seus irmãos e irmãs, resolvidas apenas com o confiscamento dos bens e exílio para Castela da maior parte deles.

O reinado de Afonso II caracterizou um novo estilo de governação, contrário à tendência belicista dos seus antecessores. Afonso II não contestou as suas fronteiras com Leão e Castela, nem procurou a expansão para Sul, preferindo sim consolidar a estrutura económica e social do país. O primeiro conjunto de leis portuguesas é de sua autoria e visam principalmente temas como a propriedade privada, direito civil e cunhagem de moeda. Foram ainda enviadas embaixadas a diversos países europeus, com o objectivo de estabelecer tratados comerciais.

Outras reformas de Afonso II tocaram na relação da coroa Portuguesa com o Papa. Com vista à obtenção do reconhecimento da independência de Portugal, Afonso Henriques, seu avô, foi obrigado a legislar vários previlégios para a Igreja. Anos depois, estas medidas começaram a ser um peso para Portugal, que via a Igreja desenvolver-se como um estado dentro do estado. Com a existência de Portugal firmemente estabelecida, Afonso II procurou minar o poder clerical dentro do país e aplicar parte das receitas das igrejas em propósitos de utilidade nacional. Esta atitude deu origem a um conflito diplomático entre o Papado e Portuga. Depois de ter sido excomungado pelo Papa Honório III, Afonso II prometeu rectificar os seus erros contra a Igreja, mas morreu em 1233 sem fazer nenhum esforço sério para mudar a sua política.A cidade de Alcácer do Sal foi conquistada aos Mouros em 1217, durante o reinado de Afonso II, mas por iniciativa de um grupo de nobres.
Wikipedia.

Divulgue o seu blog!