8 de Abril de 1994
Kurt Cobain suicida-se. "Os Nirvana assinaram um contrato com a sua primeira editora, a Sub-pop, e editaram um primeiro single antes do longa-duração Bleach. Os Nirvana lançaram desde o início álbuns de octanas elevadas e de moral duvidosa. Canções como «Floyd the Barber» e «Mr Moustache» contam histórias brilhantes e provincianas recheadas da violência escondida na moral WASP. A mudança constante do line-up da banda, com principal incidência no baterista; os espectáculos ao vivo alternavam entre o excelente e a maior desilusão de sempre; e, as loucuras habituais dos Nirvana só foram acalmadas com a entrada de David Grohl: David trouxe consigo o profissionalismo necessário para evitar que após um mau espectáculo, no seguinte, como penitência, Kurt usasse um vestido e Chris rapasse o cabelo.
Para a Sub-pop foi ouro sobre azul, pois o potencial dos Nirvana era mais que assumido pelos responsáveis da pequena editora independente, e sabiam que era necessário um salto para a banda se projectasse no mercado mundial. Para os Nirvana a assinatura com a Geffen não teve metade do impacto emocional do primeiro contrato, muito inferior em termos monetários, mas muito mais a concretização do Sonho. Do bolo total da assinatura com a Geffen, um quarto de milhão de dólares, a Sub-pop recebeu uma parte, mas mesmo assim isso não evitou que quando as vendas de Nevermind se começaram a repercutir em Bleach, para a Sub-Pop fosse uma bênção de Deus, pois estava à beira da falência.
Passado algum tempo Kurt conheceu Courtney, de onde resulta o casamento, desse casamento nasce a filha do casal, que se chama Frances Bean (Bean, porque na primeira ecografia parecia um feijão). Cobain e Love começam a tomar heroína em fins de 1991, em plena ascensão nas tabelas de vendas de Nevermind. Cobain decidira tomar heroína como anestésico para as dores constantes e insuportáveis de estômago, mas levou esse consumo aos limites da dependência e também devido a esse consumo a imprensa nunca descolou de Kurt enquanto era vivo e insiste que foi ele quem incentivou Love e não o contrário.
Mas a vida continuava e os NIRVANA continuaram a sua carreira cheia de sucessos até que no fatídico dia de 8 de Abril de 1994 Kurt acabou com a sua vida com um tiro na cabeça, Kurt vestia umas sapatilhas All-Star e umas calças de ganga rasgadas nos joelhos , como na fotografia ao lado , Kurt deixou uma carta de despedida, ou seja , uma nota de suicídio que foi escrita com tinta vermelha e encontrada juntamente com o corpo de Cobain espetada com uma caneta num vaso de pernas para o ar. Kurt antes de encostar a pistola ao queixo e disparar o tiro fatal teve o cuidado de colocar sobre o peito o seu bilhete de identidade e a carta de condução, o que revela claramente que sabia o estado em que ficaria a sua cara e por outro lado que não desejava qualquer tipo de confusão sobre a identidade do morto. De facto a policia teve de recorrer às impressões digitais do corpo para ratificar a identidade do mesmo como Kurt Cobain.
Soube-se depois que Kurt com cautela fora construindo o cenário de dia 8 de Abril, pedindo a um amigo para comprar com ele uma pistola, invocando autodefesa e telefonando a outro para no meio da conversa solicitar pormenores sobre qual a forma mais eficaz de dar um tiro na cabeça e morrer. O corpo de Kurt Cobain foi encontrado na manhã de 8 de Abril por um electricista, que fora encarregado de montar o sistema de segurança da mansão onde o casal vivia desde Janeiro, nos dias seguintes seguiram-se vários tributos a Kurt por todo o mundo.
Por mais que tenha tentado evitar e negar isso, Kurt Cobain se tornou o que mais odiava, um ídolo pop. Em suas letras eram descobertos muito mais significados e poesia do que ele próprio supunha. Ele bem que devia se sentir roubado de sua rebeldia, tomada e vendida pela mídia. Durante meses o mundo do rock lamentou. Cobain foi rapidamente aclamado como símbolo de seu tempo e considerado o John Lennon de sua geração. Embora tenha sido um compositor de primeira e um emotivo e poderoso músico, devemos considerar se as contribuíções dadas por Kurt ao mundo do rock serão lembradas mais pelo conteúdo emocional de suas canções do que pelo final sangrento de sua vida. Parece ainda que, sem dúvida, os esforços de Cobain ajudaram a revitalizar o mundo do rock e colocá-lo de volta no caminho certo quando ele mais precisava. Em um tempo no qual todas as bandas pareciam estar se tornando intéticas, tatuadas, bem ao estilo de L.A, os esforços de Cobain nos ajudaram a lembrar como o rock’n’roll deveria ser. Seus versos introspectivos e muito pessoais convenceram um gasto cenário do rock a acreditar novamente em si mesmo.
Com o Nirvana, o som de Seattle, juntamente com o visual clássico dos jovens da cidade, com bermudas e camisas de flanela, passou a ser moda. Desde os Sex Pistols, o underground não vendia tanto. Aparentemente a banda passava intocada por tudo isso e, apesar de seus integrantes terem se tornado milionários instantâneos, eles continuavam quebrando os mesmos equipamentos baratos em seus shows. O sucesso do Nirvana de imediato ultrapassou a carreira de dezenas de bandas da cidade de Seatle. Embora não houvesse uma identidade musical entre as bandas, durante dois anos foram poucos os novos grupos a explodirem sem usar bermudas e camisas de flanela. Entre outras bandas da geração de Seattle se destacaram Pearl Jam, Soundgarden, Tad, Mudhoney, Prong etc."
Fonte.
Outra fonte.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home