quarta-feira, abril 20, 2005

Cantinho do crime.

"Dois romenos foram detidos pela PSP de Lisboa suspeitos de fazerem parte de uma rede que, graças a um dispositivo electrónico instalado em caixas Multibanco (ATM), duplicou bandas magnéticas dos cartões de débito de dezenas de pessoas. As vítimas, sem saberem, foram mesmo filmadas por uma microcâmara montada nos ATM, o que permitiu ao grupo filmar os códigos dos cartões para mais tarde os usar. Os suspeitos, de 23 e 26 anos, encontravam-se em Portugal há poucos dias, e partilhavam uma casa, na Amadora, com dois outros homens e uma mulher, da mesma nacionalidade. Nenhum tinha a sua permanência em Portugal legalizada.


Com a colaboração da SIBS e da UNICRE (entidades responsáveis, respectivamente, pela rede de caixas Multibanco e pela emissão de cartões de crédito e débito), os investigadores conseguiram determinar que tudo acontecia graças à colocação de um dispositivo electrónico (ver foto) nas ranhuras de caixas ATM de Lisboa (Telheiras e Benfica), e de vários pontos de Cascais e Amadora.A alteração era bem visível – o aparelho ficava destacado – mas as vítimas não desconfiavam e sem se aperceberem, permitiam a reprodução das bandas magnéticas dos seus cartões. Os códigos chegavam aos burlões graças a microcâmaras instaladas no topo das caixas ATM, que gravavam os lesados a digitarem os números secretos.Na posse de todos estes elementos, a rede usava simples cartões de plástico (como os cartões de pontos das gasolineiras), introduzindo nas respectivas bandas magnéticas os dados das vítimas. Os mesmos eram depois usados em benefício dos burlões na realização de compras
.


CONSELHO
A SIBS recomenda que, no momento de introdução do código secreto, o utilizador deve fazê-lo em condições de privacidade, protegendo a sua digitação do olhar de terceiros.

VERIFICAR
Deve ainda verificar-se se o ATM em uso apresenta um aspecto normal e não são visíveis quaisquer alterações, o que ao verificar-se será motivo para não utilizar o equipamento.

CM.



O que seria do nosso país sem este tipo de imigração?

Divulgue o seu blog!