sexta-feira, maio 27, 2005

Habitual racismo.

"Um homem de 36 anos foi detido ontem à tarde pela GNR de Viana do Castelo, após ter esfaqueado um jovem durante uma rixa num café em Santa Marta de Portuzelo. O agressor, de etnia cigana, tinha já sido detido na segunda-feira após o furto por esticão de um fio de ouro a uma mulher, no centro da cidade de Viana do Castelo. Conforme noticiou o CM, o suspeito foi então cercado pela população e entregue à GNR de Viana. Presente ao juiz de instrução criminal na terça-feira, o assaltante ficou a aguardar julgamento em liberdade mediante apresentações periódicas. Hoje, o detido terá novamente de ser conduzido a Tribunal, para determinação das medidas de coacção, desta vez pelo crime de tentativa de homicídio, por força da agressão ocorrida ontem, pelas 16h30, no Café Martins, onde a GNR teve de proteger o agressor, ameaçado pelos clientes.A vítima foi transportada pelos Bombeiros ao Centro Hospitalar do Alto Minho com ferimentos ligeiros nas costas, supostamente provocados por uma navalha."

Breves considerações:

1/ O fio de ouro era dele. A velhota é que o roubou ao cigano (mais um caso à atenção do SOS Racismo);

2/ Como já tinha ido a tribunal na terça-feira, já é conhecido. Até estamos a ver o juiz: "olha o sr. Lelo por cá novamente."

3/ O facto de ter sido cercado pela população revela um aumento de racismo no país (atenção SOS Racismo e afins). Os ciganos têm o direito constitucionalmente defendido de só poderem ser detidos pelas autoridades políciais, com oferta de bolinhos e bebidas à descrição.

4/ A navalha já estava lá. O jovem é que avançou contra ela e aleijou-se como é natural.

5/ Se conseguir a proeza de ser preso novamente neste fim-de-semana, será considerado o Lelo exemplar do mês, com direito a quadro de honra no tribunal.

Divulgue o seu blog!