quarta-feira, maio 25, 2005

Teria piada ou talvez não.

"O relatório da Amnistia Internacional de 2005 sobre Portugal revela a existência de maus-tratos por parte da polícia e dos guardas prisionais, o «elevado» número de presos preventivos e denúncias de racismo e discriminação. Sem quantificar, o documento diz que a «polícia usou armas de fogo e balas de borracha de forma desnecessária ou desproporcional relativamente à ameaça». O texto da Amnistia Internacional sobre Portugal revela, também sem quantificar, que foram «denunciados casos de maus-tratos e outros tipos de abusos por parte de guardas em várias prisões», adiantando que «o gabinete do Provedor de Justiça parece não ter meios suficientes para cumprir a sua tarefa de forma completa e eficaz, incluindo a investigação das queixas dos detidos».
Quanto ao racismo e discriminação, o relatório admite que a falta de dados e estatísticas foi um obstáculo à avaliação da forma como a actuação das forças de segurança foi influenciada pelo racismo e discriminação. Contudo, a AI refere que «continuaram os relatos de policiamento conduzido de maneira discriminatória em zonas carenciadas, onde as pessoas pertencentes a minorias étnicas» se sentem alvo de discriminação por parte dos agentes."

Teria piada eles informarem quando e em que circunstâncias ocorreram as situações criticadas. Teria piada contabilizar os guardas que são alvo actos violentos por parte dos reclusos para comparar. Teria piada descobrir-se que a maioria dos presos morreram na prisão hospitalar de Sida. Teria piada dizer que tudo o que os guardas não deixam os reclusos fazer são abusos e maus tratos. Teria piada descobrir-se outras carecas no relatório. Só que depois o relatório deixaria de ter "piada".

Divulgue o seu blog!