quinta-feira, junho 11, 2009

11 de Junho de 2005


Morre Vasco Gonçalves. Vasco dos Santos Gonçalves (3 de Maio de 1921 - 11 de Junho de 2005) foi um militar(General) e um político português. Surgiu no Movimento dos Capitães em Dezembro de 1973, numa reunião alargada da sua comissão coordenadora efectuada na Costa da Caparica. Coronel de engenharia, viria a integrar a Comissão de Redacção do Programa do Movimento das Forças Armadas. Passou a ser o elemento de ligação com Costa Gomes.

Membro da Comissão Coordenadora do MFA, foi, mais tarde, primeiro-ministro de sucessivos governos provisórios (II a V). Tido geralmente como pertencente ao grupo dos militares próximos do PCP, perdeu toda a sua influência na sequência dos acontecimentos do 25 de Novembro de 1975. Como primeiro-ministro, foi o mentor da reforma agrária, das nacionalizações dos principais meios de produção privados, do salário mínimo e do 13.º mês. Tornou-se conhecido pela sua célebre frase: «Ou se é pela revolução ou se é pela reacção! Não há cá terceiras vias...».

O seu protagonismo durante os acontecimentos do Verão Quente de 1975 levou os apoiantes do gonçalvismo a inclusive comporem uma cantiga em que figurava o seu nome: «Força, força, companheiro Vasco, nós seremos a muralha de aço!». Morreu a 11 de Junho de 2005, aos 83 anos, quando nadava numa piscina no Algarve, aparentemente devido a uma síncope.

Wikipedia

2 Comments:

Anonymous Atento said...

"Não vamos perder nas urnas, o que conquistámos nas ruas, nas fábricas, nas escolas..." -Almada, Agosto 75

Era um verdadeiro democrata... votos para quê ?

Que o fogo do inferno o passe bem de ambos os lados.

quinta-feira, junho 11, 2009  
Anonymous Anónimo said...

CARO AMIGO

O VASCO MORREU?..... PENA FOI TER NASCIDO.

UM ABRAÇO

sexta-feira, junho 12, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!