sexta-feira, junho 24, 2005

ESPANHA CORTA ÁGUA A PORTUGAL

Como é do conhecimento geral, a Península Ibéria está a atravessar um período de seca severa por motivos da fraquíssima pluviosidade neste Inverno.

Esta situação (se exceptuarmos o ano excepcional de 2001), tem sido o de tendencialmente a seca ser cada vez mais endémica na bacia do Mediterrâneo, e a que Portugal, embora voltado ao Atlântico tem escapado.

E nos próximos anos, projecções têm revelado que essa tendência se poderá manter ou agravar.

3 dos principais rios portugueses (Tejo, Douro e Guadiana) nascem em Espanha e a seca no país vizinho reflecte-se na quantidade e qualidade da água que entra pela fronteira portuguesa.

Do Douro vêem as principais captações de água para o grande Porto, e do Tejo, uma das grande captações de superfície fornece água à Área Metropolitana de Lisboa.

Relativamente ao Guadiana, ele fornece a grande barragem do Alqueva, para rega e produção eléctrica, mas a qualidade e quantidade de água que entra em Portugal é cada vez menor.

Entre os dois países existe um convénio assinado, que regula a partilha da água nos rios internacionais.

Dada a fraca pluviosidade deste ano, uma das clausulas desse convénio estipula que se a pluviosidade descer abaixo dos 65% do normal, a Espanha pode reduzir o caudal a entrar em Portugal ou mesmo a cortá-lo em determinado rio, e por um período de tempo negociado entre os dois vizinhos.

Em contrapartida, Portugal poderá nesse caso, accionar outra cláusula desse convénio para pedir indeminizações compensatórias a Espanha.

Há duas semanas Madrid accionou a clausula que lhe dá o direito de cortar por período de tempo indeterminado o caudal do Douro até aos 10%.

Espera-se agora que mais cedo ou mais tarde o mesmo aconteça com o Tejo.

Em 2000, o caudal do Tejo foi cortado a 0% durante 12 dias.

Estará na calha um potencial conflito entre os dois vizinhos peninsulares a médio/longo prazo, por causa da partilha dos recursos naturais?

Estarão errados os que vão dizendo que um dia uma das principais motivações para os conflitos regionais será a partilha da água?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! »

sexta-feira, fevereiro 16, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Filipino engineering graduate scholarships Latin teenager Livonia mi internet service providers

quarta-feira, fevereiro 28, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!