quinta-feira, julho 28, 2005

Juiz por um dia.

"O ministro da Justiça considera que os juízes poderão ser substituídos por outros licenciados em Direito para que os tribunais funcionem mesmo com a redução das férias judiciais para 53 dias.

Numa entrevista ao jornal Correio da Manhã, Alberto Costa refere que a «lei prevê mecanismos de substituição para os casos em que não há juiz, que incluem ou outros juízes ou pessoas idóneas licenciadas em direito, designadas pelo Conselho Superior
de Magistratura».

Em resposta à pergunta sobre se os tribunais correm o risco de nos meses de Verão estarem a trabalhar sem pessoas lá dentro, o ministro afirma que o «sistema está equipado para dar resposta» às situações de falta de juízes
."


Eis uma boa ideia para empregar licenciados em Direito temporariamente. Já dá para mascarar as estastísticas do desemprego e botar discurso tranquilizador.

O que ainda não vimos ninguém explicar é quantos dias tem na totalidade cada juiz: se os vinte e tal, se os 53. E isso era importante para o cidadão compreender se a ideia do governo resolve mesmo ou é pura demagogia. De qualquer forma, a substituição de profissionais por curiosos demonstra que o ministro sabe o que está a fazer.


Curiosidade: alguém se lembra quando o ex-minstro da Justiça António Costa colocou licenciados em direito nos tribunais a despachar processos?

Divulgue o seu blog!