sexta-feira, agosto 26, 2005

E assim arde Portugal (insistência).

"Portugal pediu hoje à União Europeia para receber aviões anfíbios e helicópteros que possam lugar contra os 49 incêndios que assolam 12 dos seus 18 distritos, apesar de combatidos por 3.568 bombeiros, 964 viaturas, 36 meios aéreos e 15 pelotões militares. "


Depois de:

A) Ter anulado o primeiro concurso que previa o aluguer de seis helicópteros pesados, acabando por contratar às mesmas empresas dois helicópteros pesados, quatro médios e dois ligeiros (ler aqui)

B) Ter afirmado que não há falta de meios para combater os incêndios (ler aqui) numa conferência de imprensa realizada no Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), em Lisboa,

António Costa pede agora ajuda à UE.


Claro que depois da habitual explicação filosófica, o povo português, de lágrima no olho, vai perdoar os "infortunados competentes" governantes. E assim continua o nosso Portugal terceiro-mundista. E assim arde Portugal.


Ajuda estrangeira:

"São esperados hoje três helicópteros pesados alemães e um avião Canadair italiano. A Itália ponderava ontem enviar um avião Beriev’, de grande capacidade, capaz de largar 12 mil litros de água. Espanha enviou dois Canadair e França outros tantos (ler aqui). "

Depois de evitar a contratação dos aviões anfíbios, segundo Costa (ler aqui), devido à falta de locais com condições para recolher água, a forte chuva que caiu ultimamente encheu as barragens e permite a utilização dos 4 Canadair emprestados.

"O Presidente da República, Jorge Sampaio, fez ontem um apelo às entidades patronais que têm empregados que são bombeiros voluntários."


Em pleno mês de Agosto, com metade do país em férias, chega o álibi perfeito: Os patrões não libertaram os bombeiros voluntários e por isso Portugal ardeu...

"O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, defendeu esta segunda-feira uma iniciativa conjunta dos países da União Europeia (UE) para desenvolverem e construírem um avião bombardeiro próprio para combate a incêndios florestais."


Costa é um espectáculo a chutar bolas para canto. Desenvolver esse avião vai demorar muito tempo e os que existem são eficazes. Tudo não passa de mais uma tentativa de branquear a sua péssima gestão da "industria".

"Este é o segundo pior ano desde que há registos em termos de área ardida. Os mais de 180 mil hectares queimados até agora, somados ao elevadíssimo números de vítimas mortais (desde 86 que não faleciam tantos bombeiros nos fogos) fazem de 2005 um ano que ficará na página negra dos relatórios sobre incêndios florestais. Tudo isto ainda a cerca de um mês do final do Verão."



Comentários:

A/ Se em pleno Inverno e com temperaturas tão baixas, registaram-se uma série de fogos anormais, principalmente na região Norte, previa-se que no Verão, com temperaturas anormalmente altas, a ocorrência de grandes incêndios. Ora tendo em conta que os hélis pesados transportam 3000 litros enquanto os helicópteros ligeiros entre 800 a 1000 litros (ler aqui), salvo melhor opinião, o novo concurso foi nocivo para os interesses do país..

B/ Um governante não pode afirmar que os meios são suficientes neste momento. É obrigado a fazer uma previsão das necessidades, especialmente quando há fortes indicações da possibilidade de grandes incêndios.

C/ Se na altura o estado de penúria das albufeiras punha em causa a operacionalidade dos Canadair, como se justificou a vinda de outros Canadair agora? Já há mais água?

Mais. A situação é tão grave que mais de duas centenas de militares da GNR foram enviados para as zonas de incêndio no Norte e Centro de Portugal para ajudarem a evacuar pessoas e cortarem ou libertarem estradas, de modo a permitir a circulação de ambulâncias e carros de bombeiros (ler aqui).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »

quinta-feira, fevereiro 15, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!