terça-feira, outubro 25, 2005

A habitual deturpação histórica do Bloco de Esquerda.

"Washington quis um julgamento onde o réu não tivesse latitude para puxar das suas memórias. Onde não possa lembrar os seus apertos de mãos a Rumsfield e a tantos outros, que, nos idos de 80, lhe venderam armas e compraram petróleo. Assim, o ditador será enforcado pelo massacre de pessoas em Dujail. Mas nunca pela sua responsabilidade na guerra Irão/Iraque, e o seu milhão de vítimas. Porque esta guerra inculpa o Ocidente e as suas empresas de armamento.

Fosse esta a acusação, e o réu ainda se podia lembrar das conversas mantidas com o embaixador dos EUA em Bagdad, nos meses que antecederam a invasão"

Miguel Portas no DN


O "ocidente" que forneceu armas ao Iraque foi a Rússia e a China (ler aqui, aqui, aqui e aqui). Eventualmente pode-se aceitar a França com a meia dúzia de Mirages, helicopters e Surface-to-Air missiles. Material americano parece não haver e isso deve doer ao Bloco que se esquece deste pequeno pormenor e deturpa "ligeiramente" a história.

Ainda mais interessantes foram outras conversas que “não aconteceram”, a conspiração de 1995 para derrubar Saddam, o ex-embaixador francês na ONU detido por fraude no Iraque, o uso do programa da ONU para Saddam comprar influência no Ocidente e outras que ninguém fala (ex: ler aqui, aqui, aqui).

Como se demonstra, mantém-se a necessidade de um partido como o Bloco de Esquerda para alegrar o cizentismo político e opinativo em Portugal.

Divulgue o seu blog!