quinta-feira, novembro 17, 2005

Puxar pela memória.

"O candidato desmentiu ainda ter interesses privados nos terrenos da Ota e passou depois ao ataque a Cavaco. Soares explicou que em 1985, quando deixou o governo, o país apresentava “superavit nas contas públicas e foi isso que permitiu os dez anos de expansão de Cavaco Silva”.

1/ "A fase das negociações para a adesão de Portugal à CEE, de 1977 a 1985, pode ser dividida do ponto de vista económico, em 4 períodos: o 1º de normalização, em 1976-77, em que se procurou restabelecer as condições de funcionamento das empresas, a confiança dos empresários e o controlo do défice externo; o 2º de viragem, em 1978-79, em que se acentuou a tendência restritiva anterior, recorrendo-se a avultados empréstimos estrangeiros e ao 1º acordo com o FMI, com vista ao equilíbrio económico externo; o 3º de retorno às dificuldades no equilíbrio externo, em 1980-83, em consequência de uma política expansionista interna associada à crise internacional; o 4º de estabilização económica, de 1983-84, com o 2º acordo com o FMI, através do qual se procurou um reequilibro das contas externas. No momento em que os portugueses aderiram formalmente à CEE, ainda se faziam sentir os custos do sucesso deste último programa do FMI: o desemprego e a inflação tinham aumentado; os salários reais e o consumo privado tinham decrescido.

Neste contexto, compreende-se que até os mais entusiastas da adesão não tivessem escondido as suas dúvidas quanto à capacidade e à vontade dos portugueses aplicarem adequadamente os fundos postos à disposição pela CEE. As políticas fortemente restritivas do poder de compra dos trabalhadores, que viram o seu poder aquisitivo severamente diminuído de 1976 a 1979 e de 1982-84, provocaram uma contestação menos intensa do que seria de esperar. Tal facto tem conduzido os cientistas sociais a realçar o papel da economia subterrânea, das remessas dos emigrantes e da agricultura familiar na criação de um rendimento complementar dos salários, rendimento que tem permitido um consumo acrescido e a moderação dos conflitos sociais. A modernização socio-económica exige respostas que colmatem as formas de solidariedade em extinção e as insuficiências de um Estado Providência recente, pobre e, ele próprio, a precisar de racionalizar as despesas.

A conjuntura de expansão económica que se prolongou mais em Portugal do que na Europa, abarcando o quinquénio de 1986 a 1992, os processos de liberalização e de reprivatizações desenvolvidos com vista a adaptar a economia portuguesa às normas comunitárias e o crescimento dos fluxos financeiros provenientes da UE (crescimento limitado pelas exigências de controle das despesas do Estado, geralmente comparticipante nos projectos financiados pela UE), aceleraram e aprofundaram as transformações económicas e sociais já em curso, exigindo respostas para as novas necessidades e para os novos problemas, mas não deixando de criar condições para a persistência do optimismo realista que predomina, ainda hoje, na sociedade portuguesa, face à integração europeia.

O aumento da função pública até à exaustão, os cortes nos impostos e a liberalização económica, incluindo privatizações de empresas públicas deram origem a diversos anos de crescimento económico ininterrupto, que aumentaram a popularidade de Cavaco Silva. Foi inibido, entretanto, por um parlamento controlado pela oposição."

2/ Mário Soares, pode assumir-se como um presidente-rei. Viajou por todo o mundo acompanhado por uma enorme corte de amigos e familiares. Percorrendo o país de lés a lés, nas célebres "presidências abertas", desdobrou-se em recepções e festarolas. Ao fim de dois mandatos, era unanimemente reconhecido como um magnífico relações públicas de Portugal.

Noutros aspectos, a avaliação da sua presidência é muito negativa. Fazendo gala de uma velha tradição da 1ª. república, entreteve-se a congeminar inócuas intrigas contra o primeiro-ministro da altura, Cavaco Silva. Durante a sua presidência as reformas estruturais que o Estado e a economia careciam foram sendo sucessivamente adiadas. Foi durante a sua presidência que sectores estratégicos da economia portuguesa foram entregues a capitalistas espanhóis que não tardaram a condicionar o seu desenvolvimento.

Quando cessou as funções criou uma fundação com o seu nome, onde se podem encontrar muita documentação oficial sobre a sua actividade política (ler aqui).

Já agora:

A/ "Mario Soares, President of Portugal, wrote a book in 1972 entitled Portugal Amordacado. At page 475 the book reads: 'A especificidade do fenómeno Português em Africa, Macau e Timor é outro dos mitos criados pelo Estado Novo. Timor é uma llha Indonesia com bastante pouco a ver com Portugal' (sic), which means in English that the particularity of the Portuguese phenomenon in Africa, Timor and Macao is the myths that are created by the new Government. Timor is an Indonesian island with little to do with Portugal
" (retirado daqui)."

B/ "According to a reliable source, Monsignor Belo told them that although the economic situation had improved slightly, serious fighting was still going on in Timor, that Fretilin guerillas would continue to resist and that graves were regularly filling up in Dili cemetery — he had officiated at a series of burials of Catholic Indonesian officers.

Dr Soares reportedly asked him: "But these Fretilin, aren't they all Marxist Leninists?" But Monsignor Belo — who has been critical of Fretilin — unexpectedly dismissed this claim as nonsensical, saying they were pure nationalists
" (retirado daqui).


19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O MS tem dúvidas sobre a OTA, nós não temos dúvidas nenhumas que a candidatura dele é um equivoco no tempo e no modo.. Quanto à Fundação, é um entretenimento dele para que nós não temos de pagar NADA. Em Finanças ele próprio diz que não percebe nada, por isso não comente nem diga asneiras..

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este, faz-me lembrar o Manuel Carrilho, que passou a campanha a insultar o seu mais directo adversário.
Depois viu-se o que se viu.
No fim, ficou com o rabo enfiado entre as pernas.
Extra ordinário!

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Anda por aí uma ave rara necessitada de respostas para o TGV e para a OTA ... É tão coerente no seu pensamento que ora vem aqui histericamente avisar que Cavaco Silva quer ser um "controleiro" ora vem pedir respostas numa área de exclusiva responsabilidade governativa !! Quando não dá para mais ...
Mas como quer tanto respostas, não estará interessado em saber a opinião de Soares sobre o OE que prevê um crescimento acima dos 5% para as exportações quando, o mesmo governo para as mesmas exportações, prevê um crescimento na ordem de 1,1% para o PIB ? Não estará interessado saber a opinião de Soares para valores tão díspares que fazem perigar o PEC e o défice ? Ou será que no governo rosa as exportações aumentam por decreto ?
Não estará interessado em saber a opinião de Soares quanto às declarações do BP que afinal prevê um crescimento de somente 0,7% para as exportações ?
Não estará interessado em Perguntar a Soares como comenta a frase do BP que prevê "um agravamento mais acentuado dos desequilíbrios da economia portuguesa em 2005" ?
Mas isto não deve interessar nada porque no cartão rosa tudo se resume ao TGV e OTA ...
A mesma ave rara e outros que rejubilaram com os 0,5% previstos no Boletim Económico da Primavera não rejubilam agora com o novo valor de 0,3% ? Então o Sócrates não diz que dá "sinais" para tudo e todos ? Aguardem pelo OE rectificativo do próximo ano e até se vão envergonhar de tanto se terem alegrado com os 0,5% da primavera ... Aguardem !! ...
Pode ainda aproveitar para saber a opinião de Soares sobre os 12 milhões "oferecidos" pelo governo a Tiago Monteiro para que este continue na Formula1 enquanto são exigidos sacrificios ...
E porque não questionar Soares, que se diz ouvido internacionalmente, sobre os reais motivos de ter sido mandado calar na Comunidade Europeia ?? Ou porque adjectivou a sua adversária na UE como "dona de casa" ?!?! Estranho sentido de democracia que Soares vem revelando de dia para dia ...
E agora vamos todos mostrar boletins médicos porque isso é que é importante para o País, isso é dignifica um PR ... infelizmente o País continua cheio de palermas mentecaptos que se revêem neste tipo de campanha politica ...
E Soares não precisa de se preocupar com vertentes salazaristas pois já estão bem presentes nas acções do seu anteriormente odiado e agora amado Sócrates pois quem emite opinião na Marinha é preso ou o Metro do Porto é tomado de assalto (até com estranheza de Narciso Miranda) ...
Já agora, sobre a maior taxa de desemprego dos ultimos sete anos não quer também fazer uma perguntinha a Soares ?!?
Era interessante que os jornalistas confrontassem Soares com estes factos ...

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Sugiro que sejam dadas pelo Natal umas pantufas ao Sr Mário Soares para assim se poder recostar no sofá com um conforto. Parece-me que ele quer guerra verbal a ver se baralha as consciências, ou as agita, na busca de qualquer caldo ou papa democrática que possa ser comido na cabeça do povo. Umas pantufas sr Mario Soares...umas pantufas, para estar quentinho no aconchego do seu lar, desfrutando do amor de Maria.

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Até agora Mário Soares só tem dado argumentos para as pessoas não votarem em Cavaco Silva. Ainda não ouvi um único argumento para alguém votar nele.

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Portugal é hoje o carro vassoura da Europa, sem qualquer hipótese de se colar ao pelotão, e tudo por culpa de resmas de retórica de uns tantos quantos heróis de proveta, que Abril pariu?
Pode-se não gostar de uma qualquer pessoa hirta e complexada, mas francamente não serão esses os predicados objectivos presidem à escolha de um amigo, quanto mais dum Presidente da Republica? Afinal o Dr. Cavaco tem razão em não ligar a bocas de pura retórica? tudo conversa mole para boi dormir?

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ele está pior do que eu pensava. Não tem educação,é convencido ,arrogante já nem consigo ouvir esse nome que fico enojado. De facto o desespero é enorme.Não haverá uma alma caridosa que lhe faça ver que ele precisa de apoio psicológico?

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

ESte senhor definitivamente passou das marcas, pois já está a entrar na chincana pessoal. Para quem se diz um grande democrata está muito longe de o ser. Apesar de nunca ter morrido de amores pelo Soares sempre o tive em boa conta como Homem de Estado. Agora considero-o um mal educado, arrogante e pretencioso

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Será que ninguém tem a coragem de dizer a este homem (Mário Soares) o ridiculo que ele é?
A única coisa que sabe fazer é ofender os outros candidatos. Ninguém escapa a esta língua viperina(que não se cala) e que só diz asneiras.
A classe política e os apoiantes deste candidato devem concerteza estar a gozar com os Portugueses. Espero que desta vez, quem ri por último ria melhor... e que não sejam eles!

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O marocas está flipado.
Ninguém deita a mão a este senhor em que é notória já as falhas de memória e as intermitências no discurso.
Todos nós temos um prazo de validade, mesmo incorporando conservantes, antioxidantes, corantes, espessantes e agentes de revestimento.

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Até quando vamos ter de aturar as baboseiras deste candidato? Não passa um dia sem os seus ataques patéticos (como o do atestado médico), caracteristicos de uma candidatura sem ideias, caquética e ultrapassada para um Portugal que se quer dinâmico e forte. Se calhar um presidente deve ser bonacheirão, estar alheado do que se passa no país e no mundo, sentado na praia do vau e com atitudes como a de dizer à policia: "Ó Sr. Guarda, desapareça!". Ou já se esqueceu desta triste cena?. Até quando ????

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O Dr. Soares devia ter mais cuidado e não se deixar exaltar, porque com a idade que tem, qualquer dia ainda lhe dá um treco-lareco e teria de abandonar a corrida presidencial (o que era mau para Cavaco Silva, eheheh).

Se Soares não mudar esta obsessão doentia em criticar Cavaco (deve ser aí uns 90% do seu discurso de campanha), daqui por um mês já ninguém liga ao que ele diz; mais, ainda é capaz de lhe fazer mal ao coração, e ele já não tem idade para estas coisas.

Ah, já numa mensagem anterior referi aquele dito popular que diz que o Insulto é a arma dos Vencidos, e o Dr. Soares já está lá no limiar! Nem há-de faltar muito: mais duas ou três sondagens a darem vitória a Cavaco na primeira volta e o Dr. Soares começa a balbuciar impropérios, vai uma aposta?

Por último, permitam-me a questão: fala-se tanto da governação de Cavaco...e que tal começarmos a debater as governações de Soares, por exemplo, a mal preparada Descolonização made-by-Soares que resultou em décadas de guerras civis em Angola e Moçambique e milhões de mortos?? Porque não?? Meus amigos, quem tem memória curta não são os que NÃO SE LEMBRAM de Cavaco, são os que SÓ SE LEMBRAM de Cavaco...

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Porque é que o mário soares tem tanto medo do Dr Cavaco Silva (senão não o "picava" tanto)?
Que o Mário Soares explique o que REALMENTE quer de Portugal e da Europa.
Que interesses económicos terá ele, para se voltar a candidatar?
Vai falar nos seus múltiplos erros de governação, no passado?
Vai explicar os milhares de contos que gastou em viagens turísticas para si e a sua "corte" (se calhar é por isto que se sente com uma cultura abrangente, sabendo nós os muitos países, e diferentes culturas, que ele visitou nos seus mandatos), à custa dos contribuintes?
Vai explicar o porquê de ser o Grande Responsável pelas falhas no último mandato de governação do Dr C.S.?
Vai explicar porque é que não deixa de ser político e porque é que abusa tanto desse estatuto?

Isto é que eu, como Português, gostaria de ouvir da boca do mário soares.

A única preocupação deste candidato é atacar os outros, sem apresentar ideias nem soluções.

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Surpreende-me que gente como Prof. Sobrinho Simões esteja calada, ouvindo estes desaforos. Estou admirado como é que tanta gente de comportamentos normais, tem dado cobertura a este senhor. Bem se vê que por vezes, ele provoca em alguns dos seus apoiantes, aquela vénia de concordância, mas muitas vezes tirada de tal modo que fica-nos logo a idéia do desacordo.

Espero que os portugueses se lembrem da pouca vergonha que Mário Soares deu no parlamento europeu, quando não foi eleito seu presidente. Lembram-se da má educação que teve para com quem o venceu?

Sócrates e o PS apoiam esta pouca vergonha?
Dêem pelo menos o mesmo apoio ao Manuel Alegre. É o mínimo que podem fazer e isto digo eu que não sou do partido socialista.

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Esse Soares julga-se régulo de um país do terceiro-mundo! Nunca vi ninguém com responsabilidades descer tão baixo. Eu que até nunca fui cavaquista, vejo-me agora obrigado a ir votar Cavaco para votar contra esse regulozito de meia tigela que anda aí a injuriar quem tem algum valor e a tentar enganar o povo eleitor como se se tratasse de 5 milhões de patetas. É uma vergonha! Parece um líder de um partido minúsculo «ML» em 1975. Sempre o vi como um impostor, mas nunca pensei que descesse tão baixo.

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Espero que os Portugueses estejam lembrados das vigarices deste sr. dr. Soares que aponta os erros de todos sem que alguém denuncie o descalabro da sua governação, tais com: descolonização dita por ele exemplar com a catástrofe conhecida, enquanto 1º.ministro; contratos a prazo que ainda vigoram; recibos verdes e outros... Como Presidente foi clownesco, esbanjador e folclorista poi o esbanjamento foi senpre por nossa conta. Além da má educação inerente e patente em tudo o que diz e faz. Só os seus acólitos não tem coragem de o denunciar. No Parlamento Europeu ficou conhecido pelos piores motivos. Pensa ser uma voz ouvida no Mundo (presunção) no entanto nunca ocupou qualquer cargo de nível internacional a par dos politicos espanhois.A sua democracia só funciona se for ele o eleito. Pensa ser o dono da Patria e há que demonstrar nas eleições que o povo está farto de troca-tintas. A sua grande dor é que aqueles que são rectos, honestos e que se fizeram na vida à custa de trabalho, estudo e princípios possam ver o seu nome na História. Que grande Presidente foi um homem de nome Ramalho Eanes (Sr. General) que poderia dizer muito da imcompetência deste sr. enquanto 1º.ministro.

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

para que é que nós queremos, para Presidente da Republica, um individuo que só sabe dizer mal dos outros? Farto de más linguas está o Paìs.
Para Presidente da Republica queremos um HOMEM que nos diga que vai fazer tudo, o que a constituição lhe permite, em prol do bem estar do povo Portûguês.
O senhor mário soares pensa-sa dono deste Paìs.Nós não precisamos de donos,não somos escravos. Os Portugueses regeitam qualquer tipo de arruaceiros, por isso sabem como votar.
VIVA PORTUGAL

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Não chegou o que rapou e o que rapa com a dita fundação que para nada serve a não ser para nos empobrecer pois ainda há pouco foram para lá uns milhares de euros,ainda quer encher -se mais. Era bom que também tivesse um pouco mais de complexo e de vergonha... Para pedir o boletim médico, insinuando que um determinado candidato é doente, o sr Soares deve ser mesmo complexado !

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! Doctor antimarino plastic surgeon santa monica birth control pill acne Loseweight phentermine childrens shoes Stocking lingerie digital projectors Relief of muscular joint pain caribbean cruises Paxil clinical drug studies football rules Illinois state tax id number data recovery expert Indian gambling casinos national lottery Breast augmentation in jacksonville fl bingo game piece of crap

quarta-feira, abril 25, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!