sexta-feira, dezembro 21, 2007

21 de Dezembro de 69.


Vespasiano torna-se imperador romano no ano dos quatro imperadores.

Vespasiano imperador da Antiga Roma, foi o primeiro da dinastia Flávia, que ocupou o Poder em 69 d.C., logo após o suicídio de Nero (68) e o conturbado Ano dos quatro imperadores (69). Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano. Foi durante o seu reinado, às ordens do seu filho mais velho, Tito, que a revolta judaica do ano 70 foi esmagada, ao que se seguiu a destruição de Jerusalém e a diáspora hebraica pelo Mundo.

Vespasiano, a leste do Forum, iniciou a construção do Coliseu, o maior anfiteatro de Roma, que era o centro de entretenimento. Foi mandado construir em 72 d.C., num terreno pantanoso de um lago onde estava o palácio de Nero, a Domus Aurea. O Coliseu foi construído com blocos de mármore trazidos para Roma por uma estrada de 6m largo, traçada propositadamente para esse fim. Forma, sobre dois eixos de 188 e 156 m, uma oval quase redonda de 550m de circunferência, atingindo uma altura de 57m. Permitia o fácil acesso de 55 mil pessoas pelas suas 80 entradas em arco. Era constituído por quatro pisos, consistindo os três primeiros em três séries de arcadas, originariamente ornadas com estátuas. Tinha no cimo um mastro onde se pendia o uelarium, toldo enorme de lona destinado a proteger o público e os combatentes, quer do sol, quer da chuva. Nos espectáculos nocturnos, suspendia-se sobre a arena um enorme candelabro de bronze. No pódio, amplo terraço, sentavam-se o Imperador e as pessoas que pertenciam às classes ricas superiores. No centro, ficava a arena de 76m x 46m, reservada aos combatentes.

No Coliseu, os Imperadores realizavam espectáculos que em geral começavam com animais, vindos do Oriente e Norte de África (leões, elefantes, hipopótamos, zebras, alces) e depois prosseguiam com gladiadores que combatiam entre si até à morte. Em Roma assistiu-se pela primeira vez a lutas de gladiadores no ano de 246 a.C., no funeral de Marco Bruto onde lutaram três pares de gladiadores. César, em 64 a.C. integrou a luta de gladiadores no funeral da sua filha Júlia. De resto, o ritual funerário enraizou-se de tal modo que as pessoas antes de morrer determinavam, em testamento, os gladiadores que lutariam após a sua morte. Dado o prestigio que este espectáculos alcançaram , o Senado viu-se obrigado a incluir a luta de gladiadores entre os espectáculos públicos no ano de 105 a.C.

No entanto, os excessos rapidamente começaram a surgir, pelo que foi necessário legislar sobre estes combates (leges gladiactoriae). Os jogos de Coliseu eram anunciados com antecedência e na véspera oferecia-se um banquete (cena libera) como se fosse a última consolação aos próximos combatentes. Os espectáculos eram marcados por grande solenidade, pompa e aparato. Começavam com uma grande parada e os gladiadores , descidos dos carros, davam uma volta à arena. Quando passavam diante da tribuna do Imperador, com a mão direita estendida, num gesto de homenagem, dirigiam-lhe a fatídica saudação “Ave imperator, morituri te salutant...”. O Coliseu pode ter recebido o nome duma imensa estátua de bronze dourada – Colosso de Nero – que ficava próxima do anfiteatro.

Fontes: Wikipedia e Forum romanum.

Divulgue o seu blog!