terça-feira, dezembro 20, 2005

Comentário de Marcelo.

"Mário Soares distancia-se claramente de Alegre. A pré-campanha de Alegre, tal como os debates, mostra uma grande falta de conteúdo, também falta de meios, mas falta de conteúdo. Portanto, Alegre fica nos 12, 13% e Soares vai para os 20%. Depois, Cavaco sobe. Reforça a posição de 52,5 para 55,5%, o que, a meu ver, tem lógica. Ele não só esteve muito melhor do que se esperava nos debates, como tem, a meu ver, a melhor estratégia, quer em delineamento quer em execução. (...) Ele segue o seu caminho, diz o que quer dizer, diz até onde quer dizer, não diz mais nem diz menos, os outros é que se reportam à sua estratégia e isso é pagante. Não tem de fazer inflexões nem hesitações. Agora, Manuel Alegre perdeu a cabeça com a sondagem. Quem ler o comunicado nota que houve ali um lapso. Estavam à espera que na sondagem aparecesse uma pergunta sobre como será o resultado se houver uma desistência dos candidatos de esquerda em favor de Soares. Daí o dizer-se que é incrível que Jorge Coelho na quarta-feira venha dizer isso e que por coincidência logo a seguir venha uma sondagem com essa pergunta. Só que, por azar, a sondagem não tinha essa pergunta.

Tinha tido em 12 de Novembro mas não teve agora. Houve um lapso de informação e houve uma reacção antecipada e uma sobre-reacção em relação a um facto que não ocorreu, que foi disfarçado a seguir, dizendo "bom, realmente", mas o que é incrível é que já havia a pergunta em 12 de Novembro, mas não houve nenhum protesto de Alegre em relação a essa sondagem. Só um mês e tal depois, quando sai outra sondagem que lhe é desfavorável, muito diferente da sondagem de 12 de Novembro, é que ele descobre que houve essa pergunta a 12 de Novembro que lhe era desfavorável? Depois, o que ele veio propor, que era um processo e uma queixa à Alta Autoridade para a Comunicação Social contra a Eurosondagem por não isenção, também me parece politicamente tonto. Sempre que um político começa a discutir sondagens e a atacar sondagens é um perdedor. Pedro Santana Lopes caiu nisso contra Sócrates, as pessoas é que já não se lembram
."

O prof. Marcelo toma a seu cargo a tarefa de Coelho. E com a mestria que lhe é conhecida. Já agora, lendo o comunicado:

"Jorge Coelho sugeriu no último programa televisivo “Quadratura do círculo” a desistência dos vários candidatos da esquerda a favor de Mário Soares, invocando sondagens já publicadas ou a publicar «nas próximas semanas» que colocam o ex-Presidente em segundo lugar. A sugestão de Coelho é um tremendo erro político. Uma eventual desistência de quem quer que seja na primeira volta beneficiará sempre a candidatura de Cavaco Silva, pois diminui as possibilidades de escolha dos eleitores e aumenta as probabilidades de uma vitória de Cavaco Silva. O que se teme, acima de tudo, é ficar atrás de Manuel Alegre. E é por isso que se prefere perder tudo logo na primeira volta em vez de tentar, como se devia, conjugar todos os esforços para que haja uma segunda volta.

O argumento de Jorge Coelho não é novo. Já no Expresso de 12 de Novembro, uma sondagem a cargo da Eurosondagem colocava a pergunta da desistência a favor de Soares na primeira volta. A pergunta desvirtua os resultados. A sondagem não punha sequer a hipótese de desistências a favor de outro candidato, embora Manuel Alegre, em todas as sondagens até agora publicadas, seja o candidato que numa segunda volta tem mais apoios para defrontar Cavaco Silva.

A disputa eleitoral tem regras e a principal é a da decência. Manda a decência que as sondagens sejam feitas com total isenção. Nesse sentido, a sintonia entre Jorge Coelho e a pergunta da Eurosondagem é muito preocupante. O facto de o representante da Eurosondagem ser, simultaneamente, dirigente do PS, aumenta a nossa preocupação e a necessidade de uma verificação exaustiva dos critérios de rigor e isenção nas sondagens eleitorais por parte das entidades competentes
. "


Não se encontra a tal referência à pergunta nesta sondagem mas sim como fundamentação à critica efectuada às palavras de Jorge Coelho. Alegre critica sim o facto de Soares ficar em segundo lugar e da tal pergunta sobre possíveis desistência só reflectir o cenário de ser a favor de Soares. Os bastidores da política devem ter a sua piada.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa malha Assur.

terça-feira, dezembro 20, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!