"Manel" versus "Mário"
"Mário Soares acusou Manuel Alegre de não ter experiência executiva para ser Presidente da República, de ligeireza de ideias e de falta de ética por não ter suspendido o seu mandato de deputado do PS. No entanto, logo a seguir, o ex-Presidente da República disse que a candidatura de Manuel Alegre era "confusa" porque ele foi "sempre dirigente do PS" e "agora diz-se suprapartidário e independente".
Na reacção, Manuel Alegre disse que a sua candidatura "é independente e autónoma" e que "é um direito constitucional" apresentar-se nas eleições presidenciais, mesmo sem o apoio do PS. "Também não tenho adversários à esquerda e não fui que convidei Cavaco Silva para jantar em Cortes [Leiria] e disse que ele era um bom candidato" presidencial, respondeu o também vice-presidente da Assembleia da República a um dos ataques de Mário Soares."
Resumindo: troca de acusações azedas alternada com uma perfeita discussão de banalidades que nada têm a ver com o Presidente da República, sempre com a sombra de Cavaco Silva pairou no embate como uma ameaça.
P.S. 1/ "Mário Soares tinha prometido no domingo que não voltaria a falar de Cavaco Silva, mas não passa um dia sem que o faça. E nem precisa que sejam os jornalistas a dar o pretexto - fala de Cavaco por sua iniciativa."
2/ O vazio de ideias de Soares reflecte-se no ataque aos adversários.
3/ O "bon vivant" fartou-se de dar barraca. Uma das suas "gaffes" levou Sousa Tavares a brilhar na pergunta "Se as forças armadas devem ter apenas funções humanitárias, como o Dr. Mário Soares defende, para que precisamos então das FAs?"
20 Comments:
Gaffes que ninguém referiu. Por que será?
Quem não dormirá descansado, se M.Soares for eleito, sou eu! É que ao contrário do que afirma, foi ele que maior instabilidade política e social provocou quando Pres.Rep..Quem não se recorda de insistentemente ameaçava com a dissolução do Parlamento quando Cavaco Silva era 1º.Min., não obstante ter uma maioria absoluta saída das eleições? Aliás Jorge Sampaio aprendeu c/ele: Fez isso mesmo!
Soares continua a revelar falta de conteúdos para qualquer debate. Refugiando-se na retórica vazia, substituindo os entrevistadores. Mas foi muito mal educado e desceu baixo, revelando a sua verdadeira natureza... Como é que nenhum entrevistador ainda não o desmascarou com o facto de ele estar envolvido em dois crimes contra a lei eleitoral, o último dos quais dá direito a 6 anos de cadeia?
A TVI tem estado melhor nos debates. O Dr. Mário Soares estava nervoso, as mãos tremiam e precisavam ser apoiadas à mesa. E também foi muito deselegante quando ao citar o Manuel Alegre, referia-se "Ele", ao contrário de seu opositor. O Mário Soares acha-se o mais inteligente de todos, o único que sabe de tudo. Não sei em quem votar. Tarefa difícil.
O candidato oficial do PS parecia o moderador do debate sempre a interromper Manuel Alegre. Será que não sabe ser educado?? O seu tempo de antena foi no Sec.XX, acorde... estamos no Sec. XXI, já teve os seus bons e maus momentos; é altura de dar o lugar aos mais novos. Parece que está agarrado ao poder.
Deste debate apenas há a realçar a DIGNIDADE de Manuel Alegre, que teve pena de Soares e se portou como um HOMEM DE PALAVRA E DE EDUCAÇÃO. Quanto ao "PATRIARCA P.S.", foi uma dor de alma ver e ouvir argumentos caquéticos e fora de moda, que demonstram bem que o dito cujo só quer o poleiro, para sacar mais uns Euros a acrescentá-los à sua fabulosa fortuna. QUE MAU EXEMPLO PARA OS POLÍTICOS deu o SABICHÃO!
Quero agradecer ao Dr.Soares por no debate ter dito a idade do adversário e ter explicado porque razão os jovens têm dificuldade em arranjar o 1º emprego-falta de experiência. Depois diz que ganhou o debate!!
O Cacique Major Soares foi vencido alegremente!
Sr. Soares, increva-se num Lar e deixe-nos em paz e sossego! Só o tom de voz deste homem deixa-me com os cabelos em pé! Ele pensava que estavamos todos a tremer de medo! POr favor vá para Angola!
Vá lá brincar com as pedrinhas que tanto gosta!
Até agora foi o unico debate que consegui ver. Ambos os intervenientes revelaram pouca profundidade nas respostas. Particularizaram muito pouco os poucos assuntos que debateram. Alegre consegui o quase impossivel, ser mais superficial que Soares. Estranhei a sua falta de agressividade, a sua quase subserviencia. Agora do que eu gostei mais foi dos ares de professor do Soares. Só ele é que sabe o que é ser presidente, só ele é que tem geito prá coisa. O ar ex catedra, o convencimento, o autoritariamos balofo das suas afirmações deram a conhecer um Soares aristocratico, quase rei de Portugal. As constantes tentativas para diminuir Alegre foram grosseiras, insultuosas. Soares confirmou o que eu sempre achei dele, não presta e como pessoa deve deixar muito a desejar
Duas pessoas assim, também anciãs, sentam-se frente ao televisor.Ele pediu uma Fanta de laranja. Ela, o mesmo. Ao estender o braço para pegar no copo ? alto como os dos finos ? o homem abana a mesa e o vidro em fanicos. A bronca pregada por sua mulher, é descomunal: estou farta de dizer que não quero nada gelado.
Que relação poderá haver entre o gelo e o movimento brusco, que acabou como copo partido no chão? Certamente que se se aprofundasse, com esse casal e obtivesse suficientes dados antigos para poder perscrutar os sessenta anos que já vivem juntos, chegar-se-ia a dar-se com a resposta. (O gelo da convivência devidamente dividido em cubos, para o sobrelevar com dignidade).
Ao velhote ficou-lhe um pedaço de laranjada na braguilha das calças. Ao ver a nódoa, sacode-a como se fosse uma manta religiosa, a pontos de seduzir seu membro pouco religioso, guardado no interior dumas ceroulas de pernas largas, amareladas pelo uso, e de flanela.
Está um frio de rachar. A mulher nem se mexeu. Tira, isso sim, um lenço do bolso e assoa-se com estrépito. Genial resposta, sim senhor.
Um dos poderes do Presidente da República é o poder de indultar criminosos na altura do Natal, permitindo-lhes regressar a casa mais cedo e cometer novos crimes.
Acresce que nos últimos anos têm sido indultadas ainda as penas acessórias de expulsão do país, fazendo com que regressem às ruas e cometam novos crimes.
Não vi ou ouvi ainda nenhum candidato presidencial falar deste poder, o que é estranho, atendendo ao recrudescimento da criminalidade e das questões da imigração nos dias de hoje
Afinal, quando forem eleitos, de que forma vão usar os candidatos este poder?
Vão colocar mais criminosos na rua?
Vão continuar a permitir que os imigrantes que cometem crimes permaneçam em Portugal?
É uma questão que certamente gostaria de ver respondida...
Penso que o DR. Soares se contradiz quando acusa os outros candidatos de que «esses não são os poderes do presidente» e depois vem falar da magistratura de influência. Ora se é para exercer influência, é preciso saber o que eles pensam sobre a emigração, a Justiça, a Ota, etc., para saber como vão exercer essa influência. Aliás mesmo dentro dos poderes do presidente, como a promulgação ou veto de diplomas dependem exactamente da sua visão dos problemnas em cada uma das áreas, pelo que é essencial conhecer as suas posições nesta matéria.Senão é para falar sobre quê?
Logo para começar, já que houve uns e umas que criticaram Cavaco Silva pelo mesmo, tivemos um Soares e um Alegre que se cumprimentaram entre si e não cumprimentaram os jornalistas nem os portugueses !!!!
Isto não seria nada de extraordinário se não tivesse havido uma comandita que, em relação a Cavaco, tivesse aqui escrito: " ... Francisco Louçã ... dirigiu aos apresentadores e ao seu adversário, congratulações e votos de boa noite. Só revelou a sua boa educação e a falta de mesma do sr professor!...Mostrou bem a falta de chá do sr. Silva!" (Simplesmente Maria), " O candidato Cavaco Silva cumprimentou os entrevistadores, mas borrifou-se para os Portugueses, se voltou a cometer o mesmo erro, demonstra que para ele não passamos de umas ovelhas que só servem para meter o voto nas urnas. se assim é a falta de educação desse candidato é total." (Daniel), "A educação nunca foi o forte de Cavaco Silva. Nem a que devia ter para com os outros,através de um simples,mas necessário cumprimento,saudando quem a educação o exigia... De facto num e noutro aspecto,a educação não é o forte de Cavaco Silva. A evidência,bem o demonstra!" (Isaias)
Estes mesmos hoje provavelmente estarão muito calados sobre isto ... é o que dá cuspir para o ar !!!
A primeira pergunta dirigida a Soares sobre o que o separa de Alegre é respondida com divagações sobre Cavaco, em resposta a uma pergunta sobre os papéis de PR Soares responde falando de ... Cavaco, outra pergunta sobre o desemprego e Soares fala de ... Cavaco !!!! Mas ainda assim depois ouviremos os lacaios de Soares dizer que a culpa é dos jornalistas e que são os jornalistas que estão sempre a perguntar sobre Cavaco !!!!
Soares cola-se e cola todos os candidatos de esquerda aos partidos politicos e acusa a candidatura de Alegre por ser supra-partidária ... seria de esperar que um ex-PR tivesse já conseguido interiorizar algo da Constituição Portuguesa, nomeadamente o facto de nesta eleição ser suposto estarem homens propostos por cidadãos eleitores e não "assalariados" partidários como ele próprio !!
Soares recorreu novamente ao insulto acusándo Alegre de falta de ética e de ser um rejeitado pelo PS, ao enfatizar por mais que uma vez que Alegre foi rejeitado pretendia somente humilhá-lo !! É esta a essência de Soares !!
Soares ora critica por não haver renovação ora critica Alegre por querer exercer um cargo para o qual não tem experiência ... este torpe terá que explicar como se pode renovar ao mesmo tempo que, no seu entender, quem ainda não foi PR não o pode querer ser !!
Restará ainda perguntar a Soares porque convidou Cavaco para um almoço em que afirmou ser um bom candidato a PR e agora já diz não ter perfil ... ou perguntar porque até agora sempre afirmou que ia ganhar e agora já diz que as coisas estão todas encaminhadas para que Cavaco ganhe ... mas não se pode pedir muito a quem não tem coerência !!!
Para aqueles que achavam que os debates seriam a força impulsionadora de Soares atentem na indiferença com que os seus debates são vistos !!!
O Dr. Soares manda cumprimentos ao revisionista ... perdão ao Sócrates ... enquanto dormita em qualquer ocasião !!!
E isto tudo nos primeiros 15 minutos !!!!
Tenho acompanhado entusiasticamente os debates que têm sido realizados pelas nossas televisões e, como aliás já era esperado, nenhum dos candidatos se consegue explicar... porque será... falta de tempo no debate?... as perguntas têm sido pouco directas?...
Candidato Jerónimo: como ex-operário que foi, era de esperar que defendesse a classe operária (tal como o tem feito)... mas isto basta para se ser presidente da república?!...
Candidato Louçã: Colocou o Professor Cavaco no bolso no debate, porque conhece bem todos os pontos estatísticos do passado e do presente... mas, e o futuro... será que as estatísticas já existem para se poderem fazer análises políticas?... Será que os portugueses querem um presidente de estatísticas?...
Candidato Alegre: Tem algumas boas ideias mas, a meu ver, pouco fundamentadas como a das privatizações... e já agora... não faz ele parte do conjunto de deputados que votam (em maioria) na assembleia da república?... Será que os portugueses querem um presidente em cuja fundamentação das ideias ainda é uma incógnita?
Candidato Soares: O "animal político", o nosso mais conhecido membro político nacional lá fora, o homem que sabe dos "podres" e da "constituição" como ninguém, será ele um bom presidente aos 81 anos? Não tenho dúvidas que em todos os debates sairá vencedor, porque é a pessoa que mais conhece de tudo e como chegar a tudo... mas será a melhor opção para Portugal?...e aos 81 anos?
Candidato Cavaco: O homem que viveu o tempo das "vaquinhas leiteiras", que construiu as estradas que todos adoramos (IP5, IP4, etc), pessoa respeitada dentro e fora do país... ele que tanto sabe do que temos e da forma como sair deste buraco... porque será que não consegue responder directamente às perguntas que lhe fazem? porque é ele "engolido" politicamente pelos seus adversários?... já agora... este senhor conta com 65 anos... e ao candidatar-se fará-o por 5 ou 10 anos... (no caso de ser eleito)não acabará ele 2 mandatos com 75 anos (quase a idade do Dr.Soares)... No entanto, este candidato reune cerca de 50% das intenções de voto (dos cerca de 45 a 60% das pessoas que votam)... valores significativos...
Eu, ainda tenho que pensar muito bem em quem vou votar... mas tenho muitas dificuldades em escolher... será que queremos um presidente pelo nome? pela competência? pela idade? pela aparência? pelo clubismo político?... pensem nisto...
ontem os portugueses ficaram muito satizfeitos com a prestação dos dois candidatos de esquerda,a verdade veio ao de cima, como o azeite....principalmente a prestação do D Mario Só ares....é um espelho da estratégia d esquerda no que toca a ganhar eleições, usar o tempo de antena unicamente para denegredir os adversarios, sem apresentar propostas concretas para o país nestes tempos tão dificeis. Os portugueses é que podem não dormir decansados com uma maioria absoluta ps no parlamento, e com a conivência de um presidente(bochechas) muito dado a tachos e afins.... um grande perigo da instalação de um regime mafioso e totalmente controlado pelos lobys, assim não.... votem em consciência
Quero começar por dizer, que estas eleições vão ser provavelmente das mais confusas que já houve.
Eu quero um Portugal forte e unido. A esquerda está dividida, a direita conta com o Prof. Cavaco como tábua de salvação para apagar a governação ridicula que fez. É isto que se espera de um Presidente da Republica?Tenho apenas 21 anos, e devo acrescentar que a maioria das pessoas dentro da minha idade, nem sequer sabem quais são os poderes do PR. E os candidatos só nos confundem, Apareçe o Cavaco e diz que vai fazer e acontecer em relação às finanças, o Alegre que diz que faz e acontece em relação à posição democrática do País, e vêm Jerónimo de Sousa e Louçã a proteger os direito das mulheres, e depois finalmente vem o Soares que diz que o PR não tem poderes para nada. Então para que serve um Presidente, então porque razão vou votar?Falta uma imagem credivel nos candidatos, onde até agora só Jerónimo de Sousa sou dizer alguma coisa de jeito. Perdeu-se a definição de esquerda e direita.Em vez de se preocuparem a acusarem-se uns aos outros, expliquem por favor para que serve um Presidente da República, e mostrem o que podem fazer para mudar este país sem rumo, com pretendentes que ainda nos querem confundir mais. . . Para mim, Portugueses, temos que exigir mais destes ditos democratas, eles estão é a deitar-nos areia para os olhos, para ver se esquecemos o aumento dos impostos, a justiça precária,falta de segurança, tanto para PSPS GNRS e todas as outras forças de segurança, e até mesmo nós, a gasolina a aumentar e etc . . . Precisamos de politicos competentes e urgentemente. Queria acabar dizendo... Portugal não precisa de novelas a dois, com tempo estipulado e tudo, estes debates são o reflexo, da tristeza, e falta de imaginação dos ditos . . .Politicos . . . Não queremos ter de pagar para um individuo andar a viajar . . . Quero que resolvam os problemas do País e JÁ . . . Tenho dito
Assisti todo o debate, e por vezes, que me desculpe o Sr. Mário Soares, tive vontade de rir, pelo seu comportamento um pouco infantil. Manuel alegre mostrou-se um homem muito educado, pois respeitou de forma ímpar o mais velho, que nada acrescentou, e por vezes mostrava-se surpreso com o novo, com a vontade de mudar, e é a isto que devemos saber escolher. Entre o velho e o já visto, e o novo. E quem tem medo do novo, morreu e se esquceu de se enterrar.
Foi com grande prazer que vi e ouvi Manuel Alegre defender os aspectos sociais que tão descuidados têm sido pelo estado português. Foi com prazer que me revi em todas as suas palavras. É com prazer que vejo nele o desejo de desempenhar um papel mais participativo e interventivo enquanto presidente. É com prazer que votarei nele nas próximas eleições presidenciais. Quando ao outro candidato, mais uma vez foi uma completa decepção. Quanto ao sabor amargo do debate, bom.. amargo realmente só se for por olhar e ouvir Mário Soares, porque notou-se perfeitamente que Manuel Alegre têm os seus ideais e convicções bem presentes nas suas palavras e gestos. Quanto ao facto de Manuel Alegre se ter candidatado para além da escolha do seu partido, fez ele o que devia ter sido feito mais vezes em inúmeras ocasiões.. utilizou a sua liberdade de agir para nos dar uma boa opção de escolha. Sem ele o meu voto seria em branco.
Já todos percebemos que estamos perante o enterro de um dinossauro! Até que enfim, o algodão não engana!
Como os anteriores, este debate mereçeu toda a minha atenção. Com todo o respeito pelo senhor jornalista, devo dizer que não o seguiu com a mesma atenção. É muito esclarecedor nos ataques que o candidato apoiado pela Direcção do PS fez a Manuel Alegre, mas quanto às respostas que este deu curiosamente foi omisso. Provavelmente trata-se de uma estratégia jornalística de abordar o debate, e eu, como não segui essa profissão não entendi. Se assim foi peço desculpa pelo comentário. Quando reproduz que Soares acusa Alegre de não ter mencionado nenhuma proposta, peço-lhe que reveja o debate e indique uma única proposta que ele tenha dado. O objectivo de um artigo desta natureza é reproduzir o que se passou no debate, por forma a que as pessoas que não tiveram oportunidade de ver possam ter uma ideia do que foi falado. E este debate não foi mais que a confirmação que o candidato que melhor está preparado para assunir a PR é Manuel Alegre. A estratégia de Soares neste debate não foi mais do que tentar enervar Manuel Alegre, e este além de ter respondido com grande dignidade às provocações, não perdeu tempo a falar de outros candidatos, a apresentou propostas (é o único dos candidatos com um programa na sua página de internet), sempre com segurança e tranquilidade, sinal de que estava de consciência tranquila, ao contrário de Soares que, além de estar preocupado em atacar Alegre, apenas se preocupou em falar dos relógios do tempo (sinal de nervosismo?), e a ler (e mal) uma declaração final sem pés nem cabeça, que basicamente dizia votem em mim. Ora se não apresentou propostas, não discutiu nenhum assunto, só se for pela experiência que ele tanto fala. Mas isso só não chega
Enviar um comentário
<< Home