quarta-feira, dezembro 28, 2005

Principality of Sealand.

Sealand is a micronation (a self-declared, unrecognised state-like entity) that claims as its territory Roughs Tower as well as territorial waters in a twelve nautical mile radius. Roughs Tower is a former Maunsell Sea Fort located in the North Sea six miles (10 km) off the coast of Suffolk, United Kingdom. Sealand is occupied by the family and associates of Paddy Roy Bates. The population of the facility rarely exceeds five, and its inhabitable area is 550 . Sealand is possibly the world's best-known micronation, and although its claims to sovereignty and legitimacy are not recognized by any traditional States, it is nevertheless sometimes cited in debates as an interesting case study of how various principles of international law can be applied to a disputed territory.



More here.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Extracto do Prefácio de Jacques Delors, antigo Presidente da Comissão Europeia, ao Livro ?Portugal e a Moeda Única? de A. Cavaco Silva, publicado em 1987:

?Cavaco Silva foi Primeiro-Ministro de Portugal de 1985 a 1995. Durante estes anos-chave para a integração europeia ? época no decurso da qual foi votado o Acto Único, acabado de implantar o Mercado Único e foram desenvolvidas as políticas estruturais ? Cavaco Silva contribuiu fortemente para a integração de Portugal na Comunidade Europeia.

O caminho percorrido por Portugal desde a sua entrada na União Europeia é particularmente impressionante ? e a perspectiva de participar na UEM desde o início um sucesso indiscutível para este país cujo percurso desde a sua entrada na Comunidade Europeia é exemplar.

Na altura em que Portugal aderiu à EU, a sua economia estava marcada por importantes desequilíbrios estruturais e pela necessidade imperiosa de modernizar o seu tecido industrial ... Portugal ainda sofria de uma taxa de inflação e de desemprego importantes. O mercado de trabalho era pouco eficaz e, do lado do capital, os mercados financeiros encontravam-se pouco desenvolvidos.

A situação sofreu mudanças incontestáveis desde 1985 ... Além dos seus méritos próprios, Portugal ilustra o êxito das políticas de coesão económica e social postas em prática, no âmbito do Acto Único, pelos ?Pacotes 1 e 2?. Regozijo-me por ter travado com a ajuda de vários países entre os quais Portugal, a batalha por uma solidariedade maior entre as regiões ricas e as regiões menos desenvolvidas.

... Cavaco Silva tem razão ao recordar, neste livro, até que ponto a União Económica e Monetária representava acima de tudo uma promessa para Portugal ? Uma promessa que foi cumprida graças ao seu próprio empenho, à sua preserverança e à sua assiduidade. Podemos felicitar todos os portugueses!?

Ver igualmente as ?Memórias? de Jacques Delors (edição de 2004 da Queztal) onde se relatam referências à especial atenção que lhe mereceram os interesses de Portugal com especial destaque no capítulo relativo às difíceis negociações do Pacote Delors 1 e especialmente os debates que levaram à aprovação do PEDIP:

?Depois da concordância da Srª Thatcher, tinha aproveitado a euforia das duas últimas horas para propôr aos portugueses, nessa altura em situação difícil, um programa de encorajamento e de desenvolvimento industrial de Portugal ... O PEDIP foi aceite e serviu de estímulo a Portugal?.

quarta-feira, dezembro 28, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Manuel, gostava de te ouvir falar assim mas era sempre e não ver-te encolhido quando sabes que o que tens para dizer pode desmascarar os teus camaradas de partido.

quarta-feira, dezembro 28, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!