segunda-feira, dezembro 05, 2005

Violência nas escolas.

"Não é necessário tomar nenhuma medida contra a violência nas escolas porque não há nenhum problema real de insegurança"

Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação.

"Segundo dados do Departamento de Segurança do Ministério da Educação divulgados hoje pelo Diário de Notícias, a violência escolar aumentou no ano passado relativamente ao ano lectivo anterior, tendo- se registado mais de 1.200 agressões. No total, foram contabilizadas 1.232 ofensas à integridade física perpetradas nas escolas e 191 alunos, professores ou funcionários tiveram de receber tratamento hospitalar, na sequência das agressões."

Os estabelecimentos de ensino deixaram de ser os locais consagrados à preparação de homens e mulheres para o futuro. A verdade é que, actualmente, ali são instruídos os futuros inquilinos dos estabelecimento prisionais.

Porque ninguém refere os abandonos escolares devido ao ambiente hostil que os envolve? Pois é. Com a abstenção dos pais, faltam cada vez mais os meios de responsabilização dos alunos.

Contudo o aumento das agressões não oferece nenhum problema real de insegurança. Não oferece porque a ministra já mandou retirar os crucifixos das salas de aula. Logo estão resolvidos todos os problemas.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Senhora Ministra da EN vive em que planeta?...
Policias nas escolas!?!... Isto nem lembraria a Salazar!...
A Escola-policiada é a maior aberraçäo que se pode conceber -- nem no tempo das "purgas" do criminoso Staline!... Pobre Portugal, governado por tais incompetentes!
Se esta Senhora se tivesse atacado, FIRMEMENTE, ao problema da "droga"; se tivesse apelado para a responsabilidade parental, criando normas coercivas, para os responsaveis de educaçäo demissionarios; se tivesse criado uma discipnina de "educaçâo-civica" para alunos e para pais-menos-responsaveis; se tivesse criado meios de se controlar a venda de videos, play-stations, jogos onde a aprendizagem da violencia é gratuita; se tivesse dado aos professores a autoridade ques lhes foi retirada; se, se, se...
Se esta Senhora se dedicasse a outra actividade, de menor responsabilidade...
Pobre Portugal, com tais...!
E preciso que os portuguêses se convençam: é urgente mudar de parceiros-politicos!!! 30 anos, sempre com os mesmos,basta!!! Jà todos vimos no que dà!!!
Viva Portugal-livre!
Lutemos por um Portugal mais Justo e de Menor-desigualdade!!!
Viva Portugal!

segunda-feira, novembro 28, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Diga antes que não sabe como resolver este problema,... não responda pela tangente.

As escolas devem ser lugares de ensino, de estudo, de preparar homens e mulheres para o futuro...e não de futuros inquilinos de Custóias e Venda do Pinheiro.

Se não consegue dê o lugar a outro(a) que consiga.

segunda-feira, novembro 28, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, a violência nas escolas retrata bem o que os adultos fariam instintivamente uns aos outros numa altura de crise e desorientação.
É lamentável a falta de autonomia dos professores, a falta de programas extensos e intensivos (sobretudo de Matemática, Física e Química), a falta de exames nacionais anuais... no fundo faltam meios de responsabilizar os alunos para a sociedade competitiva em que vivemos. E não se diga que a falta de aproveitamento de alguns levaria à sua exclusão social, pois com um horário lectivo abrangente e um bom empenho de todos (professores e alunos) os resultados seriam excelentes!...
Infelizmente a nova reforma do secundário contraria tudo isto, e contribui para a degradação do ensino que se arrasta desde 1995.
Já fui vítima de violência escolar e hoje não sou porque me tornei adulto (mas sinto-a de outras formas!...). É necessário proteger rapidamente os jovens pois há factos recalcados que podem alimentar problemas na idade adulta...

segunda-feira, novembro 28, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Basta uma agressão para ser grave, seja contra alunos funcionários ou professores! Toda a gente assim o entende, menos a "ministra iluminada" que mais uma vez revela o desprezo e desrespeito que tem pelos professores e que quando abre a boca diz asneira, o problema é que as asneiras têm consequências! Se um dia uns alunos a agredirem será uma insignificância física e psicológica! Se for preciso ainda vai tomar um copo com eles! Haja pachorra para suportar tanto desaforro!

segunda-feira, novembro 28, 2005  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... »

quinta-feira, fevereiro 08, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!