17 de Janeiro de 1899.
Nasce em Brooklyn Al Capone. Gangster norte-americano. Alfonso Capone, também conhecido como Scarface («Cara Cortada»), passa à história como representante característico de uma época histórica dos Estados Unidos, caracterizada pelo tráfico de bebidas alcoólicas durante o proibicionismo e a assunção por organizações delituosas de diversas funções (comerciais, policiais, etc.) próprias das instituições públicas. Imigrado de Itália em 1919, instala-se em Chicago, e associa-se com Johnny Torrio. Durante um decénio, ele e o seu bando organizam actividades delituosas (jogo, prostituição, tráfico de álcool e outras drogas...) em grande escala, com que obtêm enormes benefícios. O assassinato, a extorsão e a violência são os seus métodos de trabalho habituais. Compra polícias, vereadores, fiscais, etc. O desastre económico de 1929 contribui para debilitar o seu império. Mas a organização por ele criada funciona tão bem que as autoridades judiciais só podem acusá-lo (em 1931) de fraude fiscal. É condenado a onze anos de prisão. Em 1939 recupera a liberdade e vive retirado em Miami Beach até à sua morte.
2 Comments:
Porque razão continuam a mandar a GNR, a PSP e os Militares para situações de perigo? Se os seus direitos são iguais aos da "Função Pública" em geral, comecem a dividir o mal pelas aldeias... Que tal enviar para estas situações elementos dos outros sectores da Função Pública?
Porque é que todas as forças policiais não fazem uma greve (incluindo aqueles que protegem as casas e pele dos nossos políticos, é claro). Eles, que são os principais culpados desta situação iriam ver o incómodo de estarem uma semana "ao léu", sem a rica protecção diária. É uma vergonha a falta de respeito pela autoridade. Só neste país.
Enviar um comentário
<< Home