Ideias à Bloco de Esquerda.
"O Bloco de Esquerda (BE) propôs no Parlamento a criação de turmas bilingues, a partir do primeiro ciclo do Ensino Básico, para proporcionar aos filhos de imigrantes a possibilidade de aprenderem também na sua língua materna. Segundo o BE, este sistema promove nos jovens os valores da tolerância e da interculturalidade, combatendo igualmente o insucesso e abandono escolar dos alunos imigrantes. "A cultura e a língua materna dos imigrantes têm de estar presentes na vida pública, nomeadamente nas escolas. Só assim será possível que estas crianças sintam a escola como um espaço que também é delas, promovendo a interculturalidade e o sucesso escolar", refere o projecto-lei. "
JN
Ensinar às crianças a língua materna, língua essa que é diferente da oficial do país, facilita a integração? Se calhar é melhor mudar a língua oficial do país.
"O Bloco defende que estas turmas devem ter, no mínimo, 30% de estudantes portugueses, para evitar "a guetização dos alunos imigrantes" e ressalva que o sistema só deverá ser adoptado se houver adesão voluntária por parte das escolas e dos alunos."
Passam os estudantes portugueses a ser guetizados. Novamente o benefício das minorias em detrimento das maiorias.
2 Comments:
O problema vai ser conseguir reunir turmas com mais de 10% de alunos portugueses em certas escolas.
Sé se for para serem assaltados.
Enviar um comentário
<< Home