Desertificação do país.
"A tradicional imagem da escola de aldeia tem os dias contados. Em nome da eficácia do sistema e do sucesso dos alunos, 38 concelhos do Norte e Centro do País devem perder metade das suas escolas do 1.º ciclo, já no final do ano lectivo. Destes, 11 podem mesmo ver encerrar mais de 70% das suas antigas primárias."
DN
"A pouco e pouco vai-se acentuando a desertificação do país. Este governo tem acentuado a pobreza moral e política num país que apresenta um vergonhoso fosso entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres. Os primeiros controlam cerca de 46% do rendimento nacional, isto é, os 20% mais ricos em Portugal dispõem de quase metade do bolo. A outra metade fica para os restantes 80%, e entre esses encontram-se os 20% que vivem num nível de pobreza absoluta.
Neste quadro, em 2005, apesar da crise, continuaram-se a construir grandes fortunas em Portugal, as famílias afortunadas e os grandes grupos financeiros e económicos continuaram a obter enormes margens de lucro. Em contrapartida os micro, pequenos e médios empresários vêem os seus investimentos a andar para trás, e o cidadão que vive do rendimento do seu trabalho, ou da sua pensão, viu emagrecer a sua carteira, e muitos viram-se tratados como números a integrar o elevado e crescente índice de desemprego, lançados à inutilidade forçada como agentes produtivos.
Esta é a política social de um Governo que se diz socialista. Portugal com o salário mínimo mais baixo da Europa e com o salário médio metade abaixo da média europeia é o resultado das políticas dos Governos que se têm alternado entre PS e PSD e que reclamam um lugar no pelotão da frente da União Europeia.
Com estas diminuições salariais, decidiu o Governo, depois do aumento do IVA ou da diminuição da comparticipação nos medicamentos no ano passado, mais uma medida para afastar os portugueses de se constituírem agentes activos da dinamização interna da economia, retirando-lhes poder de compra. Entretanto, o pão aumenta 10%, a electricidade aumenta bem acima dos salários, os transportes no espaço de um ano já encareceram 10%, as portagens aumentam, as taxas de juro aumentam agravando os endividamentos.
Outro dos factores de promoção da pobreza é o despovoamento de uma boa percentagem do território, designadamente no interior do país, que se traduz por um lado no hiper povoamento do litoral e dos grandes centros urbanos e simultaneamente no aumento da capacidade de desertificação dos solos em território nacional.
Eis um forte problema social associado a um dos mais graves problemas ambientais que se tem intensificado ano após ano. Eis também as consequências de políticas que têm sido promovidas por Governos que se alternam e que esgotam a possibilidade de se solucionarem estes problemas, quando adoptam constantemente medidas que os agravam: encerram-se escolas, encerram-se unidades de saúde e outros serviços olhando apenas às estatísticas dos frequentadores, ignorando o potencial de desenvolvimento dessas localidades, diminuindo o investimento público nessas áreas e dotando-as de uma menor capacidade de investimento privado porque deixam de oferecer as mínimas condições de acesso a serviços e a estruturas essenciais.
Esse abandono do mundo rural já contribuiu para que um terço do país incorresse no grave risco de desertificação de solos. Os fogos florestais, a degradação de recursos hídricos, o abandono agrícola, a monocultura do eucalipto são alguns dos factores que bem têm contribuído para o agravamento da desertificação deste país. "
4 Comments:
"Portugal com o salário mínimo mais baixo da Europa e com o salário médio metade abaixo da média europeia é o resultado das políticas dos Governos que se têm alternado entre PS e PSD e que reclamam um lugar no pelotão da frente da União Europeia."
posted by Assur at 13:40 0 comments
----------------------------------Quando o Assur refere que Portugal tem o salário mínimo mais baixo da Europa a que Europa se está a referir? À "velha Europa" ou à União Europeia?
Valha-nos D. Sancho I, o Povoador!
Não poderá vir em reencarnação, para dar umas aulas ao actual 1º Ministro?
Quando o interior estiver completamente deserto, depois queixem-se, que agora ainda ninguém ouve!
La Donna
Very cool design! Useful information. Go on! Keyword withdrawal symptom from effexor qoclick nebraska football Cheap spam filter for win xp antispam tool for hotmail belling appliances buy a used minivan denver Car crashes stories Cod phendimetrazine shipped california medical malpractice side effects paxil drawl
That's a great story. Waiting for more. Goldmine slots v2 2 serial by jht
Enviar um comentário
<< Home