O presidente que ganhou a guerra fria.
"Ronald Reagan, o presidente americano que dedicou os seus dois mandatos a vencer a guerra fria, morreu ontem, aos 93 anos, após uma longa luta com a doença de Alzheimer.
Ronald Reagan, republicano, foi o 40.º presidente dos Estados Unidos, entre 1981 e 1989.
No entanto, não foi a política, mas o cinema, que o tornou conhecido. Em 1937, assinou um contrato com a Warner Bros que o levaria a fazer meia centena de filmes. Nunca atingiu o sucesso e a história do cinema descreve-o como um «Errol Flynn da série B».
É, de resto, através do cinema que entra na política ao tornar-se dirigente da Screen Actors Guild, onde ajuda a purgar a indústria cinematográfica de comunistas.
Entre 1966 e 1974 foi governador da Califórnia e, após duas tentativas falhadas de entrar na corrida para a Casa Branca pelo Partido Republicano, bate James Carter nas presidenciais de 1980. Aos 69 anos, tornava-se o presidente americano mais idoso à data da eleição. Dois meses após ter iniciado o mandato, foi alvo de um atentado que ajudou a construir a lenda.
O dois mandatos em Washington foram marcados por uma onda de optimismo que a América não conhecia há muitos anos.
Apesar das muitas gaffes linguísticas e erros de estratégia que cometeu na política externa, o balanço nessa área acabou por ser positivo - apostou forte no bom relacionamento com a União Soviética de Gorbachev e o seu nome acaba por ficar ligado ao fim da guerra fria. Isto, apesar de, nos seus dois mandatos, as despesas militares terem crescido 35 por cento.
No plano interno, a sua presidência ficou marcada pela aprovação de legislação destinada a estimular a livre iniciativa e a reduzir os gastos do Estado. Apesar disso e da prosperidade que a América conheceu nesse período, o défice público no final do seu mandato superava a soma do dos seus 39 antecessores."
Retirado do DN.
2 Comments:
The number one
What a great site »
Enviar um comentário
<< Home