sábado, abril 10, 2010

10 de Abril de 1970


Paul McCartney anuncia que os Beatles se separaram.

Os Beatles foram uma banda formada em Liverpool, Inglaterra, no final dos anos 50. Na primeira metade da década posterior, obtiveram notoriedade até hoje inédita para uma banda de rock, com o lançamento de uma série de "hit-singles", tais como: "Love me do" em 1962; "She loves you" e "I want to hold your hand" em 1963; "Can't buy me love" e "A hard day's night" em 1964; "Help" e "Yesterday" em 1965. Os "garotos de Liverpool", como eram chamados John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, não apenas arrastaram multidões a estádios lotados para os seus megashows, mas também influenciaram as vestimentas, cortes de cabelo e forma de ser dos jovens daquela geração. Foi esse sucesso estrondoso que inspirou a criação do termo beatlemania. Mas a grande revolução musical causada pelos "Beatles" ainda estava por vir.


Antes de criarem os Beatles, John Lennon, Paul McCartney e George Harrison formavam o grupo Quarrymen. Em 1965, com o lançamento do álbum "Rubber Soul", foi perceptível que a banda havia conquistado a confiança de que precisava para, com uma maior liberdade em estúdio, explorar ao máximo a sua musicalidade. Em 1966, a banda deixaria de tocar ao vivo, devido a decepções quanto aos próprios fãs (especialmente do sexo feminino) que iam aos estádios para vê-los, não para ouvi-los, mas principalmente, porque a evolução da tecnologia de palco não conseguia acompanhar a evolução da tecnologia de estúdio. A frustração era tanta que só voltaram a tocar ao vivo no teto da Apple Records, para promover seu canto do cisne, o disco Get Back, em 1969. O disco nunca foi lançado e, nas mãos do produtor Phil Spector, virou Let it be, lançado em 1970. Mas voltemos à linha do tempo.

Livres das limitações anteriormente impostas pela gravadora e regados a todo tipo de drogas, fossem elas lícitas ou não, os integrantes da banda lançaram em 1966 a genuína obra "Revolver", que logo se tornou um sucesso absoluto de público e crítica. Em 1967 veio o mais memorável álbum da banda, "Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band", um dos discos mais aclamados da história da indústria fonográfica ocidental.

Mesmo sucessos, como o "The Beatles" ("White Album") de 1968 e o "Abbey Road" de 1969, não foram capazes de conter o término da banda em 1970, resultante das brigas internas que vinham ocorrendo havia anos. O álbum Let it be 1970 foi, portanto, póstumo. Para uma história muito mais completa (incluindo fotos) consulte o verbete The Beatles

Wikipedia.

Divulgue o seu blog!