sábado, abril 10, 2010

Foi você que pediu uma unidose?

"Em 2006 José Sócrates fez da unidose o Magalhães da saúde. Seria ela que alteraria, para sempre, a relação dos portugueses com os medicamentos. Estava descoberto o socialismo de poupança. Acreditava-se que Sócrates fizera contas. E que não fora uma ideia que nascera depois de uma maçã ter caído na cabeça do primeiro-ministro. Sócrates acreditava que a unidose curaria o Serviço Nacional de Saúde. Com as poupanças da unidose e com os fechos de centros de saúde por todo o País, pouco faltou para se dizer que a saúde, um dia, daria lucro. Compreendia-se a paixão de Sócrates pela saúde. O mundo político está cada vez mais ligado ao da medicina. Os problemas sociais são hoje tratados como doenças. Só que, como se sabe, os cuidados de saúde são um buraco negro com o poder de atracção suficiente para retirar toda a energia ao Governo. Qual foi então o resultado do Governo ter feito da unidose a salvação das finanças da saúde? Um único. No Ministério da Saúde e no Governo só há uma única estratégia definida para a reforma do sistema: tudo ao monte e fé no destino. Sócrates diz que a unidose faz com que o Estado poupe, o secretário de Estado da Saúde diz que ela vai arrancar, o PEC confirma. Agora Ana Jorge diz que tudo foi um logro e que a unidose fica mais cara para o Estado e para os doentes. A unidose tornou-se a cicuta do Governo. Ou seja, o Governo ficou intoxicado com as suas promessas. Ana Jorge só tem uma saída: comprar comprimidos para a memória. Mas é melhor que compre em caixa, para distribuir por todo o Governo. "

Fernando Sobral

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sabe o que é a unidose?
As asneiras neste caso tem a ver com o facto de falar o PM e ministra e saber se tem pés para andar.
Sobre o fecho de centro de saúde é outra asneira e má informação, fecharam foi os SAPs que a população usa e abusa. Depois com o investimento no INM não há razão para dizer que das 24 às 8 horas, tem de andar 14 KM, a população não tem razão.
Os genéricos de graça para grande amioria da população fazem com que aconteçam redes de tráfico de medicamentos, as pessoas têm de saber que as coisas não são de graça e digo-lhes que qquem mais refila , não são os que precisam, são os que por tudo e por nada fizeram dos SAP, sapões e chegam a ir de manhã a uma consulta à tarde ao Sap ou vice versa, não falo nos doentes, falo em gente que frequenta, porque tem direito e a culpa é dos governos.
Asaúde não é de graça é muito cara e digo mais, quando empunham bandeiras espanholas, deveriam ter levado tanta porrada, porque os espanhóis estão com os mesmos problemas que nós e não são santos, como o alcaide que não pode oferecer uma coisa que não é ele que paga.
A população não tem razão.
Pensa que não há limite para as reformas, nos casos em que não descontaram um tostão quando estavam bem de saúde, não pagavam impostos e agora têm suplentos de reforma que fazem co o totam das reformas de alguns sejam iguais ao total de um indivíduo que tem 40 anos de descontos, em nome de quê?

domingo, abril 11, 2010  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!