sexta-feira, maio 25, 2007

25 de Maio de 1977.


O filme Starwars - Uma nova esperança estréia nos cinemas americanos. A história gira em torno do garoto-fazendeiro Luke Skywalker (Mark Hamill), que descobriu que o robô adquirido pela família recentemente continha uma mensagem da Princesa Leia (Carrie Fisher) implorando pela ajuda de Obi-Wan Kenobi. Luke encontra-se com Bem Kenobi (Alec Guiness), amigo de seu pai, e lhe conta o ocorrido. Descobre, então, que Bem e Obi-Wan são a mesma pessoa. Kenobi deixa Luke a par da batalha que os rebeldes estão travando contra o Império. Conta-lhe também sobre a existência de uma energia espiritual chamada “A Força”. Logo Luke, Kenobi e um mercenário chamado Han Solo (Harrison Ford) juntam forças para resgatar a princesa Leia da Estrela da Morte, uma extraordinária nave de guerra, controlada por Darth Vader (David Prowse, com voz de James Earl Jones).

Foi aqui que tudo começou. Quando George Lucas teve a idéia para Star Wars, teve que mendigar de estúdio em estúdio até que a Fox o acolheu, mas o dinheiro só era suficiente para uma parte da história. Lucas elegeu este "miolo" da história para produzir, e o chamou de Episódio 4 - Uma Nova Esperança.


Interessante é que o filme "empacou" depois de gastos 8 milhões de dólares. Lucas precisava de mais de 3 milhões para completar o projeto. Para isto abriu mão do seu salário de diretor em troca de participação na bilheteria. Sábia Decisão...

Lucas também exigiu os "direitos de merchandising", ou seja, licenciamento de produtos com a marca "Star Wars". Até então ninguém tinha idéia do potencial que isto representava.


Os quase 11 milhões de investimento inicial já viraram 500 milhões de dólares só nas bilheterias dos EUA, isto mesmo, meio BILHÃO de dólares. O licenciamento dos produtos deu muito mais que isto, e só as locações do filme atingiram 1 bilhão de dólares.

Isto fez de George Lucas um homem muito rico, que passou a ter liberdade para tocar seus projetos e completar os outros 2 filmes de sua trilogia original.

Lucas também passou a investir pesadamente nos efeitos especiais, criou a ILM (Industrial Light & Magic), líder no setor. Investiu na melhria do aúdio através da Skywalker sound e investiu na certificação da qualidade de exibição através do THX.


Curiosidades Sobre Star Wars:

» Carrie Fisher pensou em perder peso para interpretar sua personagem, Princesa Léia, mas George Lucas foi contra.

» Os executivos do estúdio mostraram preocupação sobre o fato de Chewbacca não usar calças.

» Harrison Ford não pode, inicialmente, fazer testes para nenhum papel, pois havia estrelado American Graffiti, e Lucas queria apenas rostos novos para os personagens. Mas Harrison Ford foi usado para contracenar com todos que faziam testes, completando as falas. Depois de vê-lo fazer isto à exaustão Lucas decidiu usá-lo no papel de Han Solo.

» Na semana de estréia, menos de 40 salas concordaram em exibir Star Wars. Ao final do ano de estréia a Fox teve um lucro de 70 milhões de dólares!

» Num determinado momento, George Lucas pensou em usar anões nos papéis de Luke Skywalker e seu Tio.

» O filme deveria ter sido lançado no natal de 1976, mas sua estréia foi adiada para 25 de maio de 1977 por atrasos na produção, especialmente os efeitos especiais. O estúdio ficou preocupado com este atraso pois o filme estrearia na mesma semana que "Agarre-me Se Puderes" (Smokey And The Bandit). Star Wars faturou o dobro deste filme na semana de estréia.


Em apenas 3 semanas após a estréia de Star Wars as ações da 20th Century Fox dobraram de preço.

George Lucas queria originalmente que Orson Welles fizesse a voz de Darth Vader, o primeiro personagem a ser criado, mas achou que a voz seria muito reconhecível. Optou pela voz do ator James Earl Jones, que na versão original nem pediu que seu nome aparecesse nos créditos, pois achava que seu trabalho tinha sido pequeno. A partir da Edição Especial seu nome passou a ser creditado.

» A maior parte da "platéia" durante a cena da entrega das medalhas são recortes de fotos em papelão.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! » »

quinta-feira, fevereiro 22, 2007  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Spanish blackjack basic strategy Walnart vacuum cleaners Homestead chairs Modafinil portugal Body specs of a 1931 ford model a http://www.patagoniaprimojacket.info investments incorporating a business in utah air cleaner 1967 pontiac tempest grill bezels http://www.protonix-4.info Kitchens glasgow Staph infection cellulitis Short term disability insurance independent business owner Pay per click services that utilize google dental insurance

terça-feira, abril 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

"Luke encontra-se com Bem Kenobi (Alec Guiness)"
"Descobre, então, que Bem e Obi-Wan são a mesma pessoa"

Bem?! Não será Ben? :)
Palpita-me que foi o corrector de PT a fazer das suas, ou estou enganado? ;)

sexta-feira, maio 25, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!