domingo, maio 09, 2010

9 de Maio de 1945


Göring entrega-se ao 7º Exército Norte-Americano, ocasião em que foi despojado de todas suas condecorações e feito prisioneiro e, para sua surpresa, levado a julgamento no Tribunal Internacional de Nuremberg em 1946.

Durante seu julgamento, Göring (que no cativeiro livrou-se das drogas e perdeu boa parte de seus 126 Kg) conduziu sua própria defesa habilmente e com vigor, freqüentemente superando o conselho de acusação. Com Hitler morto, ele assumiu a personalidade dominante sobre os demais réus - voltara a ser o Göring dos velhos tempos conforme observou um dos juizes aliados : “Cortês, arguto e hábil ele via rapidamente todas as alternativas da situação (...) seu auto controle era notável...”

Contudo, Göring falhou em convencer os juizes que o consideraram culpado de todas as acusações e o condenaram à morte por enforcamento. O Reichsmarshall, entendendo que a forca não era um fim glorioso para um soldado requereu que fosse executado por um pelotão de fuzilamento, o que foi negado. Em 15.10.1946, duas horas antes de sua execução ocorrer, Göring cometeu suicídio em sua cela ao ingerir uma cápsula de cianureto que ele tinha conseguido esconder de seus guardas durante o cativeiro. O seu corpo foi cremado e as suas cinzas atiradas ao vento.

Mais.

Divulgue o seu blog!