Politicamente correcto e a educação.
"O Ministério da Educação (ME) pediu hoje pareceres às comissões nacionais de protecção de dados e de protecção de crianças e jovens por suspeita de irregularidades na reportagem sobre violência escolar transmitida terça-feira na RTP. Em declarações à agência Lusa, fonte do Ministério adiantou que há suspeitas de eventual violação do direito à imagem dos alunos filmados, pelo facto de estes não terem conhecimento de que estavam instaladas câmaras ocultas na escola e também porque os seus pais não autorizaram as gravações."
A democracia tem sistemas de censura que invejam o fascismo. Se repararem, a censura do politicamente é quase perfeita. À semelhança da reportagem dos assaltos da linha de Sintra, a reportagem da RTP sobre a violência nas escolas está a levantar uma onda de censura monumental. Os actores são os “mesmos” e isso facilita a actuação da força censória.
A verdade é que convém esconder a verdade nua e crua e manter os cidadãos deste país na ignorância. Assim se vai escondendo a incompetência governamental. Para mais, como diz Sócrates, os professores existem para servirem (não para ensinarem) os alunos…
Dúvidas:
1/ Vão extinguir os criados?
2/ São os pais destas crianças que a ministra e alguns “intelectuais” querem que avaliem os professores?
27 Comments:
Porposta à srª ministra
Criem nas salas de aula,em todas,ao fundo da sala, um compartimento como os que há nas polícias, onde as vítimas identificam os criminosos,e ponham lá pais,políticos, inspectores,etc.a assistir às aulas e depois sim, falem em avaliação externa às escolas.
Nota:Porquê os vidros? Só assim a aula decorrerá com a "normalidade" habitual.
PS, o seu Governo, que sempre vociferou contra a falta de transparência quando era oposição,está incomodado com a reportagem da RTP sobre o que acontece naquela escola.A excepção, que não é tão excepção como isso,não pode ser vista pelos portugueses. Porquê? Pelos vistos,porque a RTP não pediu autorização aos pais dos meninos mal comportados!Mas alguma vez as estações de televisão pediram licença aos pais para filmarem os meninos que fecham escolas a cadeado? Ou será que a srªMinistra ficou incomodada que os portugueses pensem: como podem os professores ser avaliados pelos pais destes alunos?!Que credibilidade teria esta avaliação? Que capacidade de avaliação têm estes e muitos outros pais para avaliar o que quer que seja, quando são incapazes de avaliar o mal que estão a fazer aos seus filhos?
Por favor! Criem primeiro escolas para educar e formar estes pais.
A lei da rolha impostas pelo ME e pela sua incapaz e incompetente Ministra só nos mostra que o FASCISMO regressou pela mão do DESgoverno do mentiroso do Sócrates! Então agora em plena democracia a C.Soc. já não pode mostrar a verdade a que temos direito e a que todos os dias se assiste nas escolas deste País? Sou prof. na zona C.da Moura/Damaia/Amadora e na escola onde trabalho - todos os dias - há venda de droga, ameaças, facadas, murros, assaltos, vandalismo, assédio sexual - a alunos e professores. Esta é a verdade e quem quiser filmar é só trazer o telemóvel ou câmaras de video e de dentro das suas viaturas (no exterior) observam e filmam a VERDADE que aqui expresso. Não haverá mais censura em Portugal. Não haverá mais FASCISTAS a tapar-nos os olhos e a fechar-nos a boca enquanto (pelo menos) eu fôr vivo Sra. Ministra e apesar das constantes "ameaças" de que sou alvo. Sei da minha competência profissional em prole do bom ensino para as crianças deste "sítio". Jamais me vergarei perante a sua incompetência e incapacidade para dirigir este Ministério! Jamais nos calarão por muitas rolhas que nos coloquem. Com estes métodos FASCISTAS até nos dão ainda mais forças e vontades para vencermos. Porque exigimos da tutela condições de trabalho, equipamentos, autoridade, o povo de Portugal estará SEMPRE com os prof. capazes e competentes e NUNCA com a Sra. Ministra mais o seu séquito de imbecis incapazes e incompetentes que nos xulam aos milhões, os poucos euros que a educação precisa para se reorganizar e afirmar...Cumprimentos.
Força RTP, há que denunciar todos este casos pois não é só acusar os professores e as escolas que coitados já não sabem muitas vezes o que fazer.
Porque não acusam as autarquias, as assistentes sociais? Porque não colocam nas escolas psicólogas, assistentes sociais para os conselhos executivos poderem resolver estes problemas? Já agora, porque não ver as condições em que se encontram as escolas do 1º.ciclo onde muitas vezes a comunicação social não pode entrar porque não a deixam parecendo mais escolas do 3º.mundo? Força RTP, muito mais há a fazer ao nível das nossas escolas e há que o denunciar. Não são os professores os culpados de faltas de instalações, de vedações das escolas, de falta de sanitários, de falta de recreios, de autoritarismo dos autarcas sobre os professores, etc,etc...
Só para terminar nada tenho contra a avaliação dos professores pelos pais pois quem não deve não teme, mas como é que um pai que nunca ai à escola tem elementos suficientes e credíveis para se pronunciar acerca do professor do seu filho?
Pouco vi da dita reportagem, mas o pouco que vi, dá uma revolta enorme, a escola que devia ser o local de civismo e educação, mas o Governo está preocupado pela RTP mostrar aquela reportagem, eu digo mostrem mais, porque não pensem que será só naquela escola, acontece em muitas, um Pai como eu ter um filho numa escola daquelas, no tempo da não democracia, as crianças iam para a escola tinham respeito, eram educadas sabia-se que lá era o local apropriado, para o seu futuro, nem que tivesse que levar um puxão de orelhas, coisa que agora não se pode, não fez mal a ninguém essas coisas. As televisões haviam não só de mostrar estas coisas, como ir mais longe ter mais coragem, mostrar as Pessoas que são, aliás dá para ver bem, é com a entrada desta gente no nosso País, como querem os Governantes que origina tudo isto, aqueles alunos alguma vez serão alguém? mais um grupo para juntar áqueles que matam Polícias,e agridem e são sempre os coitadinhos. O Governo não queria coitados, mas nós que temos os filhos nas Escolas Públicas, já sabíamos destas coisas, mas quem nos desgoverna fica admirado, pois os filhos vão para os colégios privados, o motorista vai levá-los nem imaginam o que se passa nas outras escolas, mas acontece nos locais onde residimos é igual e são sempre os coitadinhos em tudo, a maior parte deles vão para a escola para os pais receber o rendimento mínimo, os Pais ficam em casa bêbados, querem que o Povo não veja estas coisas no tempo do Salazar é que era assim e não haviam estas coisas e já agora Sr. Primeiro Ministro no início do novo ano lectivo, não dê início ao mesmo numa escola de sucesso, comece por esta ou outra que há mais destas e não prepare as coisas vá de surpresa. Já agora lembrei-me de uma coisa há aqui em Lisboa um Colégio famoso da esposa de um ex-Presidente da República, (não digo o nome senão não publicam este meu comentário), também eles protegem muito aqueles alunos que se vê na reportagem e os Pais deles, até houve um caso no Aeroporto aqui alguns anos que até essa Senhora também foi para lá protestar, mas o que eu gostaria de saber quantos alunos filhos de imigrantes pobres andam nesse colégio, resposta nenhum, estamos fartos de moralistas à distância e de conversa, porque o colégio fechava se assim não fosse, assim nós temos que ter os nossos filhos com todo tipo de alunos, ficamos preocupados, porque o Governo em vez de acabar com estas coisas prefer escondê-las, pobre País o nosso.
Não se vê...não se ouve falar...
logo "não existe"!!!
A "prova provada" da incapacidade destes governantes para resolver o problema.
Em vez de tentar "dar condições" às escolas, aos professores e aos pais (responsáveis) não senhor, tenta calar-se a voz dos que nos dão a conhecer verdade "nua e crua" em imagens.
Não foi nada que eu não comentasse quando vi a reportagem:não tarda muito que não esteja alguém a levantar problemas por causa "do direito" de não ver a sua imagem "posta a nu"...
Mas ouve alguém que não conhecendo os factos, conseguiu identificar os energumenos?
Não, certamente não houve, mas vindo "a terreiro" os responsáveis "dão a ideia" de estar atentos aos problemas e a "tentar" resolver as suas causas e efeitos...
Melhor seria que tivessem ficado calados (já que não conseguem fazer)!!!
Só gostava de saber se o dinheiro dos meus impostos anda a sustentar aquele tipo de alunos que no outro dia vi na Televisão, em que faziam o que queriam na sala de aula, que agrediam os professores, que sabotavam as aulas sem os professores os puderem colocar no olho da rua, e outras tropelias mais que todos vimos.
Será que o meu dinheirinho dos meus descontos obrigatórios anda a sustentar este tipo de alunos ?
E quais as medidas da Srª Ministra para acabar com isto ?
O quê que já foi feito, até para poder permitir que outros alunos possam estudar e verem-se livres daqueles corrécios e malandros que prejudicam todos ?
É que a Srª. Ministra é a primeira responsável por atitudes destes alunos que o sistema protege, defende, e nada faz para impedir... ou será que estou errado ?
E agora vir dizer que a TV pública esteve mal ao mostrar a realidade... é algo incompreensível.
Eu naõ acredito que estas pessoas (...) com responsabilidades ao mais alto nível, ainda tentem usar técnicas de tão baixa categoria. Bastava vêr o representante do (des)governo no debate da TV, para nos apercebermos do elevado grau de comprometimento. Saíram-se mal e, como tal, tentam agora usar outros meios para tentar esconder aquilo que é visível para todos, menos para estes curtos de vista. Não sou professor mas, como também não sou político, ainda consigo enxergar a realidade. É altura de se deixarem dos permanentes "jogos de cintura" e resolver - efectivamente! - os problemas. Basta de tanto "nacional porreirismo"...
É o mínimo que se pode dizer disto.. Quando a sra. ministra anda a tentar fazer passar a imagem de que os professores são um bando de calões que nada fazem e que têm que ser imediatamente postos na linha, eis que surgem provas de que os professores afinal até passam das boas no exercício das suas funções..
Importa, portanto, abafar o caso, passar o lápis azul e lavar as mãos como se nada se tivesse passado... Acho que sim, o caminho é mesmo esse..
Tudo vale nesta guerra pessoal da ministra contra os "parasitas"!!
PS: alguém me sabe confirmar ou desmentir o boato de que a ex-mulher de Sócrates era professora, e que tudo isto não passa de uma vingança pessoal em relação à dita cuja??
Mais uma vez sobressaem a prepotência e a incompetência dos nossos políticos. Em vez de procurar solucionar um problema que se arrasta há uns bons anos e que piora cada ano que passa, procuram escamotear a verdade dos factos e continuar a deitar areia para os olhos do povo Português. Reformulações consecutivas de programas educativos e currículos e os rios de dinheiro público que se tem gasto em estudos e projectos educativos têm-se revelado como seria de esperar inúteis! Experimente-se introduzir paulatinamente regras e disciplina na escola e verão se os nossos alunos não mostrarão serem tão bons a Matemática como os demais alunos da Europa. Não se espere que o facilitismo, a abolição de regras de trabalho e a falta de educação nos levem ao nível que estão os nossos congéneres europeus! E não se iludam mas a responsabilidade é de todos: professores, pais, alunos e Estado! Exija-se que os senhores que estão no poder ponham em prática as medidas que efectivamente podem colocar Portugal ao nível dos outros países europeus no domínio da educação. De entre dúzias de medidas educativas a moralização das escolas profissionais, a avaliação científica e pedagógica dos professores antes do iníco da carreira e a introdução de regras de trabalho e medidas disciplinares nas escolas, são apenas algumas que urge serem implementadas.
É perfeitamente incrível como os mentecaptos do ME tentam, de forma descaradamente nojenta (já que nem com subtileza se cuidam), passar a ideia de que aquilo que vimos na reportagem é culpa dos professores, que, com outros professores tal não acontece, nem poderio alguma vez acontecer. Absolutamente peregrino.
Quanto à patética tentativa de recuperação do lápis azul, só me apetece dizer:
"Ai povo, povinho, que ingénuo e engandiço és! Hoje rejubilas pela matança, para que amanhã chores a morte matada"
Que eu saiba, a SIC em nenhuma altura generalizou, ou seja, nunca foi referido que TODAS AS ESCOLAS eram assim.
Pelo contrário, a Ministra não teve pejo nenhum em generalizar, ao dizer BEM CLARO E COM TODOS OS FF's E RR's que «a culpa do insucesso escolar que actualmente existe em Portugal é dos professores».
Sra. Ministra, por favor poupe-nos!
Da sua parte, abrir conflitos com os professores entende-se, pois assim, ao diminui-los e achincalhá-los, poderá querer colocá-los em inferioridade para mais facilmente os dominar.
Mas a Comunicação Social!?... Embora prepotente, pelo menos julgava-a minimamente inteligente. Afinal enganei-me...
Olhe que pode estar a abrir «uma guerra» da qual sairá perdedora pela certa e, quem sabe, que a poderá levar ao seu fim!...
Olhe que acaba de abrir «uma guerra» da qual vai sair perdedora pela certa e, quem sabe, que a poderá levar ao seu fim!...
Como se viu, os professores são vítimas de alguns encarregados de «deseducação», da ministra da «deseducação & sus muchachos», bem como de alguns(muitos) alunos delinquentes.
A ministra quer que todos passem. Veja-se a legislação que ultimamente tem chegado às escolas.
Por isso a realidade é que está mal. Ela, sim, está bem e recomenda-se.
Só precisa de estatísticas, porque o resto...bem, num país de cegos quem tem um olho é rei.
O que eles querem é ter amigos com colégios privados! Abram os olhinhos, seus molengões!!!
Quem havia de dizer que o fascimo chegaria pela mão do PS!!!
Pois, com estas atitudes lá vamos caminhando alegremente para a lei da rolha. Sempre que a comunicação social apresente alguma coisa que não agrade aos "senhores" lá vem uma tentativa de intimidação. Mas será que ainda não perceberam que com os meios de comunicação hoje existentes não se podem ocultar os factos?
É verdadeiramente espantoso!
O que quer fazer este governo? Esconder a verdade?
Nem o Salazar o fazia com tanto descaramento!
Assumam de uma vez por todas que a educação está péssima porque as escolas não têm condições, os professores não têm autoridade, os alunos passam sem saber e por isso se desintereçam, e os pais deste famigerado país não sabem educar os filhos !
O governo em vez de perseguir jornalistas que fazem um trabalho sério deveria procurar resolver o problema de segurança nas escolas.
Há alunos que são verdadeiros marginais.Querem destruir completamente o ensino público para assim poderem despedir professores, fechar escolas e obrigar os pais a recorrer a escolas privadas. Foi para isto que se fez o 25 de Abril?
Parabens aos jornalistas que fizeram a reportagem em causa. Tiveram a coragem de pôr a mão na ferida!
Ora aí está mais alguém que, "EUREKA", descobriu mais uma maneira de acabar com a violência nas escolas, não se deixa mostrar na TV, logo não existe.
Parece-me que já vi este filme noutro tempo, tudo vai bem no "reino da Alice", é só maravilhas, todos dão beijinhos e muitos xicorações uns aos outros, as "madamas" vão todas ao cházinho das cinco com as suas roupinhas de Domingo, os Srs "muito importantes" vão todos os Domingos à missa muito bem vestidinhos e o Povinho na sua adorável singeleza e pobreza (que fica muito bem), estão todos contentinhos e já agora nas escolinhas tudo está bem, no intervalo os alunos, os professores e professoras vão todos para o recreio jogar à "cabra-cega" e são todos muito amiguimhos no fim do dia um beijinho e até amanhã.
Pronto é assim e mais nada, como nada se vê logo, nada acontece.
Não sei porquê mas estou em crer que já aí anda alguém à procura de lápis azuis, depois de há meses atràs se ter falado na criação de uma "PIDE Democrática", realmente só falta os Srs. do lápis azul (censura, para os mais novos).
Dizer que da parte da RTP "houve sonegação de imagens por só se ter mostrado duas turmas e com os mesmos professores" é querer dizer o quê?
Considerar as imagens "descontextualizadas" só por que apenas mostraram estes factos? mas queriam o quê, um programa de 15 dias a mostrar a falta de respeito e indisciplina que reina nas nossas escolas? Realmente só se fosse isso.
Conheço vários professores que estão colocados em vários pontos do País e sendo mais frequente o relato dessas "normalidades" nas zona da "grande" Lisboa, nem por isso me tem deixado de contar casos passados noutras regiões cá do "Paraíso".
Meus Srs., pode ser que me engane, mas muita gente vai acrescentar os seus comentários a esta notícia e se calhar, não vão ser muito agradáveis para a Sra. Ministra.
Para além de revelar uma atitude imponderada (no meu ponto de vista), que só vai acicatar mais os ânimos, melhor seria que não se mexesse no assunto, resolvendo-o através do reforço da disciplina, do que mexer nisto e trazê-lo para a praça pública.
Será que, com tantos "acessores" e "conselheiros" ao serviço do Governo, não haverá alguém disponível para dar conselhos de, como se dirigir ao "Povoléu" sem agitar as ondas?
Não sei porquê, mas inspira-me que com essa falta de jeito não vão chegar ao fim do filme ( o mesmo já tinha dito aos vossos "antepassados", e até acertei, devo ser bruxo).
Depois do que vi na RTP1, creio que na passada 3ª Feira, já nada me espanta. É o País que temos, é o sistema de ensino que nos apresentam, são os futuros homens que vamos vendo.
E ainda essa reles Ministra da Educação diz que a culpa é dos professores!!! Não sou professor, mas tenho professores na família e acho que se um dia visse um selvagem daqueles fazer-lhe algo, esse gajo tinha que se haver comigo (pelo menos a mim, o Ministério não pode levantar um processo disciplinar).
Se um professor se passar da cabeça e der um tabefe num animal daqueles, vêm os maricas dos pais a protestar e a bater, vêm os palhaços dos defensores dos direitos das crianças a berrar por tudo quanto é canto e depois aparecem os amigos do dito cujo a vingarem-se e, no final de tudo, a Escola levanta um processo disciplinar ao pobre do professor(a), para lhe estragar a vida.
Isto não pode continuar assim. A única solução é a da justiça popular e o sistema de "olho por olho, dente por dente". Eu estou pronto. Não me tem movido qualquer tipo de sentimento racista, mas parece-me que tenho que começar a dar razão aos que dizem "Portgual para os portugueses e pretos para África". Todos os nossos problemas começaram com a vinda deles: Proliferação de bairros, nascimento de violência e muito mais.
Partamos deste princípio: os primeiros e principais responsáveis pela EDUCAÇÃO de uma criança, SÃO OS PAIS. A Escola é, a principal responsável pelo fornecimento da cultura, aprendizagem e funcionará como complemento, juntamente com os pais, na educação da criança. Mas ao que assistimos, é precisamente ao divórcio entre os pais e a Escola. E quantas vezes pais atacam professores e Escola porque um castigo é aplicável. Não havendo em casa ambiente saudável, será para a Escola que as crianças transportam toda a sua revolta. E não me venham dizer que são crianças, que não sabem o que fazem, mais isto e mais aquilo. Sabem e tornam a saber. Mas é em casa que tudo tem de começar. E são também os pais a terem de ser responsabilizados pelos actos de violência praticados. Doa a quem doer. E é o momento para as associações disto e daquilo, começarem a preocupar-se um pouco com as vítimas. Sempre relegadas para segundo plano.
preparem-se isto é só o começo, agora com os pais a "mandar" os miúdos vão ter costas quentes. quem faz leis destas de pais a avaliar professores não deve ter a miníma noção da sociedade em que vive ou então sofre graves perturbações mentais. isto no meu tempo dava expulsão, agora quero ver o que vai dar um miúdo com uma arma na mão, é menor, como vai ser. mais a tão apregoada campanha de recolha de armas parece que não deu afinal frutos, se as armas andam aí é porque não as apreenderam e muitas andam ainda em estranhas mãos. será que a recolha foi feita só a quem as tinha por colecção, para caça, mera fantasia de ter uma arma e o governo com medo de uma revolução popular teve necessidade de as apreender?
penso que a ministra da educação devia antes do mais rever novamente toda a reforma na educação e ver que pais libertinos pós ditadura têm e que crianças tem na escola e depois pensar em avaliações a professores.
avaliações sim concordo com isso porque também não quero professores ignorantes ou calões a darem aulas aos meus filhos, mas que sejam avaliados por outros professores ou pessoas com formação adquada a tais avaliações, não são pais sem cultura, sem educação que o podem fazer pois o que eles querem é baby-sister's 24 horas por diae estão-se nas tintas para o conhecimento que nem eles tem.
por este andar vai ter de se instalar meios de detenção electrónicos aos portões das escolas ou então pais com poder económico vão ter de contratar guarda costas para os seus filhos.´porque está a aparecer o fenómeno das armas mas quantos narco-traficantes não rondam os muros das escolas nas maiores descontrações?
isto não é só um problema da ministra da educação é um problema de todo o governo que cada vez mais proteje os problemáticos numa caça desenfreada de votos e apoio partidário sem qualquer escrúpulos de por a privada contra a função pública e vice versa. muito fica por dizer, mas não se esqueçam que todos os regimes mais cedo ou mais tarde acabam por cair e desaparecer e que quem pensa que sabe tudo das duas umas: ou é um deus ou uma besta e os deuses não vivem na terra.
que alguma força desconhecida nos proteja a todos de um futuro muito negro que está a chegar a grande velocidade neste país, governado por quem a única coisa que soube pedir numa campanha eleitoral foi a maioria absoluta que foi o primeiro sinal que não tinha capacidade de governar com oposição e com maioria qualquer um governa até um recém nascido.
Como pudemos ver na reportagem que passou na RTP esta semana, o ensino em Portugal está bem pior do que imaginávamos,e apesar de aquele caso em análise não ser a regra,sabemos que haverá certamente muitos casos de violência nas escolas por esse pais fora, com tendência para aumentar.Fiquei espantado com a atitude e a ligeireza demonstrada pelo sec.estado perante casos de agressões tão graves e o drama em que vive tantos professores,impotentes para lidar com as ditas "criancinhas" que têm mais prazer em fazer mal do que estudar.O sr.sec.estado "sacudiu" as suas responsabilidades e do seu governo para cima das escolas e acima de tudo para cima dos professores.É triste ver a incapacidade e falta de responsabilidade demonstrada.Como disse o psiquiatra Eduardo Sá aquelas "crianças" estão doentes,primeiro é preciso tratá-las.Eu acrescento uma coisa,primeiro é preciso tratar os pais dessas "crianças".
Ainda hoje na escola (leia-se escola primária)da minha filha, 4 miudas foram agredidas (pontapés no peito)por um aluno que tem treze anos e ainda frequenta a escola primária e os professores não puderam fazer nada porque senão caiam-lhes as associações de defesa das crianças a dizer que eram agressões. O que ele fez não é agressão porque é uma criança. Os pais não querem, nem sabem dar educação e depois os professores é que são culpados do insucesso escolar!!! Alguns pais não sabem dar educação a um filho e um professor tem obrigação de educar e ensinar 25.
Também é verdade que há professores que não têm habilitação pedagógica para tal, mas por tudo no mesmo saco não me parece correcto.
Será de Abril 1974 até Abril 2006? Eu acho que sim e dou um exemplo: Hoje na Escola primária da Aldeia de Paio Pires no Concelho de Seixal, um "Menino" Preto com os seus 9 anos bateu em tudo que era criança, que chegou à lamentável situação da propria Directora da escola ter que chamar a G.N.R. para o acalmar. Os Pais dos meninos da escola já estão saturados desta criança e pergunto: Sabe bater, levar navalhas para a escola como foi referido por diversas pessoas, estragar o dia da criança e não pode ser castigado por ser menor? Ele sabe muito bem aquilo que faz e é urgente mão mais pesada pois nesta actual situação, estamos a fazer cada vez mais futuros criminosos.
São os pais destas "crianças" que vão avaliar os professores!!!
Já não há negociações possíveis, a resposta aos insultos e às humilhações só pode ser uma: Greve por tempo ilimitado até à demissão da inquisidora de saias.
Não tarda teremos um telejornal inteiro com o ecrã todo preto onde apenas se ouvirão as vozes dos "coitadinhos". Mas mesmo assim as pessoas vão conseguir perceber de quem se trata pelo sotaque.. A solução será mesmo deixar de dar essas notícias e fazer de conta que o povo é estúpido não é Srª Ministra?!
Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»
Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»
I find some information here.
Enviar um comentário
<< Home