"Media Timming" Socrático.
Depois de muitos meses de especulação nos bastidores políticos e jornalísticos, a notícia não foi propriamente uma novidade. De mais-valia a peso incómodo no governo de Sócrates, Freitas do Amaral, alvo de incontáveis focos de polémica, era um homem "cercado" pela direita e pela esquerda. Com a comunicação social a alimentar muitos destes focos, alguns mesmos inexistentes, Freitas estava condenado e acabou por sair."O primeiro-ministro, José Sócrates, propôs ao Presidente da República a exoneração de Freitas do Amaral do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros e a sua substituição por Luís Amado, até agora ministro da Defesa. Para esta pasta irá Nuno Severiano Teixeira, que foi ministro da Administração Interna de António Guterres (mais aqui). "
Se por vontade próprio ou não, fica a dúvida. Esquecendo os bastidores de S. Bento, o certo é que José Sócrates geriu a demissão com mestria ao comunicar a demissão Freitas na véspera do Portugal-Inglaterra. E efectivamente Gelsenkirchen apagou Freitas da história. Mais um exemplo da mestria de "media timming” deste governo.
11 Comments:
È deplorável e lamentáavel a forma como o Governo a República e o País se dobram aos interesses e caprichos do Sr. Buch. Portugal é ou não um país independente e livre ??? O Governo e Presidente da República trataram de forma vergonhosa o seu Ministro dos Negócios Estrangeiros e de Estado desautorizando-o muitas vezes. Só teve razão em atirar com a porta. Devia era contar tudo para os portugueses saberem quem são esta cambada que está a governar o País. O Sr. 1º Ministro bem pode ter vergonha pelos ministros que nomeou para a Defesa e Negócios Estrangeiros, paus mandados da politica Buch. Afinal somos uma colónia.
Podem dizer o que quizerem mas no meu modesto entender o Doutor Freitas do Amaral pediu demissão porque Portugal vendeu-se aos Americanos nestas questões do Irão. O Irão estava a reclamar a presença portuguesa na mesa das negociações e os Estados Unidos da América do Norte não podiam tolerar nessa mesa alguém que não se vergasse aos seus interesses e fosse capaz de dizer as verdades e ser imparcial. Eu que nunca fui do CDS ou PP dos três Vivas ao Doutor Freitas do Amaral. E assim como eu a grande maioria dos portugueses percebeu nas entrelinhas estas jogadas politicas vergonhosas e inqualificáveis. Estes politicos sem escrupulos que não se importam de mentir para conseguirem rebaixar um povo e destruir uma nação e com ela o seus povo é inqualificável. O Eng. Socrates por limpar as mão à parede pelos ministros que nomeou. Nomeou uns paus mandados dos Americanos.
Oh Sr ex-ministro dos negócios estrangeiros,então
vai ser operado à coluna com esta urgência tõda,
mas desde já lhe digo que tem de fazer uma dietazita,pois engordou muito nestes anos passados
pelo govêrno ,como deputado e ONU...
Tem que emagrecer,por que a sua coluna não lhe
resiste a esse pêso e daí ter que se reformar mais cêdo...
Mas de facto os portugueses tem sofrido muito com
os Fs de futebol,de fado ,de Fátima e de Freitas...
Portugueses sofrem...
Porventura, alguns acharão que o percurso de Freitas do Amaral foi tudo menos concordante com os interesses nacionais. Direi, exactamente o contrário: todo o seu percurso político, apesar de fisicamente se apresentar, no trecho último, mais próximo da "esquerda", do que da "direita" que ele quis ressuscitar, a verdade é que o homem esteve sempre presente e lutou nos momentos difíceis do país. Esteve com Francisco Sá Carneiro, esteve com Cavaco Silva e esteve agora com José Sócrates, sempre como garante essencial da estabilidade governativa e sem deixar que os "seus" se sentíssem órfãos daquilo que se chama exercício do poder. Sem esse exercício - num país em que o absolutismo consegue ser encarado como liquidação daquilo que cheire a oposição! - vai-se assistindo à debandada das fileiras que podem consubstanciar o funcionamento normal da democracia. Admiro, pois, este esforço titânico de Freitas do Amaral, que teve de pagar parte de uma campanha eleitoral com o seu próprio trabalho e que, mesmo assim, continua a ser enxovalhado por uma "direita" que nem sabe bem aquilo que quer para o meu país. A próxima etapa do Professor, assumindo-se como consultor do Governo, é mais uma "chapada de luva branca" perante aqueles que apenas querem comer tudo e não deixar nada... Uma "direita" assim ninguém recomendaria; essa a razão porque Freitas do Amaral resolveu mudar de ares. Fez ele muito bem! Eu faria, exactamente o mesmo, apesar de ter sido "ferido de morte", neste site, com o epíteto de fascista. Resta-me aguardar, sem eutanásia e avessa aos meus valores,a minha morte lenta...Falta pouco tempo!
Portugal cedeu á chantagem americana, ás pressões sionistas.
Freitas do Amaral foi e é um homem inteligente, brilhante e pouco dado a chanatgens e pressões politicas. Disse sempre o k tinha a dizer mesmo não agradando à mafia americano/israelita q domina a Europa e o Mundo.
Sócrates, um bom lacaio amerciano, cujo governo até se tem recusado a cooperar com as instutuições europeias no caso dos voos da CIA, fez o que lhe mandaram: substituir Freitas do Amaral por um qq yesman pro-bushiano.
Mais uma machadada na liberdade europeia.
Freitas do Amaral. estou do seu lado. Não cale a sua voz por mais incómodo que isso seja para a mafia global que nos manipula.
Já não era sem tempo,pouco fez pelos emigrantes.È PENA NÃO SER TODO O GOVERNO A DEMITIR-SE.
Então não estava na cara que o sr. Freitas só estava esperando o melhor momento para se por ao fresco, e nada melhor que este tempo de pré ferias, em que o pessoal se está a borifar para o sr. Freitas e os seus amigos, aliás eu e muitos milhões de portugueses o que estamos á espera é que o pessol acorde, e vejam no que deu a votação no sr.Eng. estou esperançado que a curto prazo todo o pessoal do governo vai dar baixa á caixa e lá terá o sr.Cavaco de convocar novas eleiçoes,...... sim porque no PS ningém vai querer apanhar os cacos.
Gostava de escrever mais, mas como eu sinto que já ningém lê o que se escreve, já não temos cacifo para esta situaçã, nada é credivel, nada val nada, tanto faz falar o sr.Eng. ou outro camarada quaquer, vale o mesmo o pessoal já sabe que é só treta, é só para empatar mais uns TEMPOS.
vou andar por ai, e seja o que deus quiser.
Já começou a debandada e o futuro colapso deste Governo.
Não tenho dúvida alguma que, a falta de capacidade deste "governo" em resolver os assuntos graves do País, irá consecutivamente desgastar o mesmo e levá-lo a um remendar constante do mesmo até à sua queda e substituição.
A Educação, a Saúde, a Justiça, as Reformas, as Rendas, o sector do Trabalho, o funcionalismo público, estão em polvorosa, a criação dos utópicos 150.000 empregos, bem como os fabulosos investimentos estrangeiros que ninguém vê, ainda mais contribuem para a desmoralização e desespero dos Portugueses que se reflectem no aumento constante da emigração de Portugueses para o Estrangeiro.
Quanto a tomarem-se medidas corajosas e radicais contra a corrupção e o compadrio que corroem e destroem o País, nada (pelo menos visível), se tem feito e isso era urgentemente necessário pois não só motivava um maior interesse deste Povo para com o que resta desta Nação como de uma vez por todas, se desmotivava essa raça de parasitas que nos sugam a todos.
Em vez de coisas úteis e concretas, (como não tem capacidade para mais), vem-nos entretendo com inovações de "vão de escada" bem como portais e caixas de correio electrónico, sem que se providenciasse para que a todos isso fosse possível económicamente e como se isso resolvesse os graves problemas económicos de Portugal.
Não digo mal só por dizer mal, mas neste quase ano e meio de (des)governo, nada tenho visto da parte deste governo, que contribua para melhoria e esperança efectiva do nível de vida dos Portugueses, pelo contrário, parece-me que, estão mais interessados em criar condições para os estrangeiros que por cá andam, pondo-nos a nós em 2º lugar ou mesmo em posição de descartáveis.
Este 1º Ministro "Filósofo" (de que não tem nada), nunca foi capaz de ter uma palavra de carinho, esperança e auto-confiança para com o Povo Português, tratando-nos quase como se fossemos uma espécie de servos sendo ele o Senhor plenipotenciário e um excelso "Salvador da Pátria", tomando ares de grande Estadista, esquecendo que, estes para o serem tem de ter o apoio do Povo e não tratá-lo com arrogância como ele faz.
Sem motivação um País não anda para a frente não basta só o poder do dinheiro, somos gente não somos bestas.
Bem sei que os botadores de "salamaleques" de sua "Alteza" me irão criticar, mas então apontem-me obra feita e eu me retratarei.
Corre lá pelo Palácio das Necessidades o «rumor» que esta súbita saída de Freitas do Amaral não teve tanto a ver com a escoliose do Senhor Ministro , mas antes com uma conversa «crispada» que o mesmo teve com o embaixador dos EUA em Portugal...
Tempos conturbados estes,em que um Ministro de Estado de um governo Socialista é «exonerado» por bater o pé ao velho aliado «imperialista,capitalista e burguês»...
Quem ouviu o comunicado lido por um tal Carneiro Jacinto, só pode concluir que o Professor se demitiu por não estar bem da coluna. Ficamos agora a saber que o problema do Professor Amaral é um caso de falta de coluna vertebral.
Finalmente atingiu o objectivo que perseguia há muito - o de estar livre para ingressar no Bloco de Esquerda, iniciando uma nova fase da sua carreira politica.
Boa sorte Professor e foi bom ouvirmos o porta voz Carneiro Jacinto, porque se ele não tivesse falado ainda acreditava. Como falou e deu tantas explicações sobre as vertebras lesadas, ficámos a saber que era tudo mentira.
Junte-se ao Soares que o jovem ainda vai longe.
JÁ NÃO ERA SEM TEMPO A SUA SAÍDA DO GOVERNO. AS COISAS NÃO CAMINHAVAM MUITO BEM COM O SR. SOCRATES. ANTES QUE SEJA TARDE E COMO A PRESIDENCIA DA UE VEM AÍ E TEM QUE SER PREPARADA COM O SR. CAVACO, VAMOS É A SAIR.
SE DE ALGUMA FORMA É O APROVEITAMENTO DA SAÍDA COM COINCIDENCIA COM MOTIVOS DE SAÚDE, AS SUAS MELHORAS, MAS NÃO VOLTE NEM PARA O GOVERNO NEM PARA A POLITICA. JÁ ESTAMOS CHEIOS DE SÍ.
Enviar um comentário
<< Home